Índice
- 1 História da Instituição
- 2 O que preciso saber sobre o processo seletivo?
- 3 O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
- 4 Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência médica UERJ?
- 5 Cronograma do processo seletivo
- 6 Edital de residência médica UERJ 2022: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
- 7 Como foi o último processo seletivo?
- 8 O que esperar da residência médica UERJ
- 9 Referências
Saiu o edital de residência médica UERJ 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito!
A residência médica UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é uma das mais concorridas do país. A instituição oferta diversas oportunidade de especialidades, apresentando um excelente corpo técnico e uma ótima infraestrutura.
O processo seletivo é responsbilidade do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj).
O programa de residência médica acontece em parceiria com à Faculdade de Ciências Médicas e a instituição utilizada pelos residentes para desempenhar as atividades é o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).
História da Instituição
A história da criação da UERJ está relacionada com a criação da Universidade do Destrito Federal (UDF) em 1950, através da promulgação da lei municipal nº 547. Esta instituição ganhou destaque, entre as instituições do Sudeste do país, em pesquisa e extensão, tornando-se referência em ensino superior.
Antes ter seu nome trocado para Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UDF sofreu algumas alterações decorrente de alterações politicas ocorridas. Primeiro passou a se chamar de Universidade do Rio de Janeiro (URJ), em 1958. Posteriormente, quando o Destrito Federal mudou-se para Brasília (1961), foi chamada de Universidade do Estado de Guanabara (UEG). Apenas em 1975 é que passou a ser chamada de UERJ.
A UERJ é a primeira universidade a criar um Ouvidoria própria, sempre muito preocupada com o atendimento ao plúblico. Além disso, foi precursora na implementação do sistema de reserva de vagas para ingresso via vestibular.
A Instituição é destaque na formação superior, produção científica, projetos de extensão e diversos serviços prestados à população. Possuí um corpo docente extremamente capacitado, uma estrutura física de qualidade e muita tecnologia associada, proporcionando ao estudante a melhor experiência.
Unidades de saúde
Além das várias faculdades e institutos que pertem à UERJ, a universidade conta com três unidades de saúde: Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC).
O Hupe tem uma grande importância para a população do Rio de Janeiro. Contém 560 leitos, 16 salas de cirurgia e realiza procedimentos e consultas em mais 60 especialidades médicas. Apesar de não possuir emergência, o hospital realiza procedimentos de alta complexidade, como transplantes de rim e de coração. Ele está ligado com a Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, sendo o local onde os residentes exercem suas práticas.
O PPC é o maior posto da América Latina. Conta com 32 especialidades/serviços médicos e atende em média 50 mil pessoas por mês.
Recentemente, em 2021, foi inaugurado um novo hospital da UERJ, O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC). Este está localizado na cidade de Cabo Frio e no momento conta apenas com atendimentos de Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia e Neurologia. A expectativa é que em 2023 este esteja vinculado à Faculdade de Ciências Médicas para ser um novo campo de prática dos estudantes.
O que preciso saber sobre o processo seletivo?
O processo seletivo público será constituído de etapa única por meio da aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para as especialidades de acesso direto, de pré-requisito R1 e R3 de clínica médica. Já para o os programas de cirurgia da mão, R3 e R4, será uma prova discursiva. As provas serão realizadas no município do Rio de Janeiro.
A duração máxima para a realização de todas as provas será de 5h.
A prova para o programa de acesso direto terão 100 questões, composta de 20 questão dos conteúdos de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. Todas as questões valem 1 ponto cada, totalizando 20 pontos por conteúdo e 100 pontos na prova.
No caso das provas para as especialidades que necessitam de pré-requisito, serão compostas de 50 questões. Todas as questões tem valor de 2 pontos cada, totalizando 100 pontos na prova.
Para os programas de cirurgia de mão, R3 e R4, terão provas discursivas compostas de 4 questões. Cada uma delas tem valor de 25 pontos, totalizando 100 pontos na prova. A exceção é a prova de R3 de clínica médica, que será uma prova objetiva com 50 questões, que valem 2 pontos cada e totalizam 100 pontos ao total.
A prova discursiva
A prova discursiva contará com 04 questões dos seguintes temas:

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
Para as especialidades de acesso direto, as pré-requisito para o R1 e para cirurgia da mão, R3 e R4, o critério de aprovação é 50% da média aritmética das cinco maiores notas, mesmo que estas sejam iguais.
Os candidatos que tem direito ao PROVAB e ao PRMGFC terão acrescimo de pontuação na nota final.
Critérios de desempate
Caso tenha empate, os critérios de desempate para as especialidades de acesso direto são ter obtido maior númoero de pontos no conteúdo de:
- Clínica Médica;
- Cirurgia Geral;
- Pediatria;
- Medicina de Família e Comunidade;
- ter maior idade, considerando-se ano, mês e dia do nascimento;
- Sorteio público para empates persistentes.
No caso das especialidades com pré-requisitos, os critérios de desempate são ter maior idade, considerando-se ano, mês e dia do nascimento e sorteio público para empates persistentes.
Nota de corte
A nota do último aprovado, no processo seletivo de 2021/2022, para as especialidades oferecidas pela UERJ podem ser conferidas nas tabelas abaixo:



Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência médica UERJ?
A Sanar Residência separou para você os principais assuntos cobrados no processo seletivo da UERJ. Confira abaixo:
- Medicina da família e comunidade;
- Vigilância em Saúde;
- Assistência pré-natal;
- Bases da Cirurgia e Procedimentos;
- Atenção primária;
- Pré e Pós operatório;
- Climatério;
- Amenorreia;
- Endometriose;
- Complicações cirúrgicas.
Cronograma do processo seletivo
Os editais foram lançado no dia 01/09/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:
- Período de inscrições: 06/09 a 06/10/2022;
- Taxa de inscrição: R$380,00
- Solicitação de Isenção: 06/09 a 08/09/2022;
- Data da Prova: 15/11/2022;
- Gabarito Preliminar: 15/11/22;
- Recursos contra o gabarito preliminar: 15 a 17/11/2022;
- Divulgação do gabarito oficial: 13/12/2022 (acesso direto + pré-requisito) e 24/01/2023 (cirurgia da mão, R3 e R4);
- Início dos programas: a definir.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site do Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ).
Editais
Contato
- Telefone: (21)2334-0639
Edital de residência médica UERJ 2022: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
Vagas por especialidade de acesso direto

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito


Cirurgia da mão, R3 e R4

Como foi o último processo seletivo?
O processo seletivo de 2021/2022 teve mudança no edital: o processo passou a contar com apenas um única fase, eliminando a fase discursiva.
As provas foram realizadas na Unidade do Maracanã da UERJ e o procel contou com 19 especialidades de acesso direto e 15 especialidades de pré-requisitos. Ao todo foram 224 vagas ofertadas aos 2.484 inscritos.
Experiência aluna Sanar Residência
A médica Nathália Nascimento Gonçalves, que realizou o curso intensivo do Sanar Residência, foi aprovada no 15º lugar em Medicina de Família e Comunidade na UERJ 2022, a segunda especialidade mais concorrida de acesso direto.
“Eu estudei pela Sanar durante dois anos e gostei muito da proposta do curso com vídeos mais curtos e diretos. Um detalhe que me deixou muito animada foi o fato de termos que fazer muitas questões desde o início, isso faz total diferença. Esse incentivo desde a primeira aula para resolução de questões e não só nas vésperas das provas, com um banco de questões ótimo, excelentes profissionais e revisões semanais, isso tudo fez toda diferença”, conta Drª Gonçalves.
Ranking das especialidades mais concorridas
A relação candidato/vaga do processo seletivo de 2021/2022 pode ser conferido nas tabelas abaixo.


O que esperar da residência médica UERJ
A residência médica UERJ é uma excelente oportunidade aos médicos recém-formados. Os estudantes encontram tecnologia de ponta, ensino de qualidade, projetos de extensão, pesquisa e amplos campos de atendimento. Não é atoa que é uma das residência mais concorridas do país.
A instituição oferece acesso uma gama de especialidades, apesar de a maioria ter poucas vagas. O processo seletivo é mais rápido do que as demais, devido ao fato de ter apenas uma fase. A prova costuma ser simples e bem direta.

Posts relacionados:
- Enare 2022/23: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais
- Residência médica HNMD
- Central do Edital 2023: tudo sobre os processos seletivos de residência médica
- Residência médica no HACC (A.C.Camargo Cancer Center)