Residência Médica

Residência Médica Unicamp: concorrência, assuntos mais cobradas e mais

Residência Médica Unicamp: concorrência, assuntos mais cobradas e mais

Compartilhar

Quer passar na residência médica Unicamp? Esse post é para você. A Sanar reuniu as principais informações sobre os assuntos mais cobrados, como é a concorrência e como foi a prova do último processo seletivo (2021/22). 

Residência Médica UNICAMP 

A Universidade Estadual de Campinas, conhecida como UNICAMP, oferece vagas em 47 programas de residência médica, em 36 áreas de atuação. Há também seis programas de anos adicionais. 

Dentre as especialidades disponíveis estão: 

  • Pediatria
  • Anestesiologia
  • Infectologia
  • Ginecologia e obstetrícia 
  • Cirurgia geral 
  • Radiologia 
  • Mastologia 

Como é o processo seletivo da prova de Residência Unicamp?

O processo seletivo da residência da Unicamp é composto por duas fases. A primeira consiste em duas provas teóricas e a segunda é uma análise curricular. As provas cobram conhecimento nas cinco grandes áreas da medicina. 

A seleção pode ter algumas variações a depender se a pessoa está correndo a uma vaga de programa de acesso direto ou com pré-requisito. 

Acesso direto

A primeira fase (provas) terá peso 90 e a segunda (análise do curriculum vitae) peso 10. As provas da primeira fase são da seguinte forma: 

  • Prova de testes de múltipla escolha (peso 35), com questões relacionadas às áreas básicas. Cirurgia geral, clínica médica,
    obstetrícia e ginecologia, medicina preventiva e social e pediatria.
  • Prova dissertativa (peso 55), com 60 questões de RESPOSTAS CURTAS. Será cobrado o conteúdo programático do curso de medicina relacionado às áreas básicas de cirurgia geral, clínica
    médica, obstetrícia e ginecologia, medicina preventiva e social e pediatria.

Pré-requisito

A primeira fase (provas) terá peso 90 e a segunda (análise do curriculum vitae) peso 10. As provas da primeira fase são da seguinte forma: 

  • Para o programa de cirurgia da mão, a 1° fase terá peso 90. Será constituída de uma prova de testes de múltipla escolha (peso 40), com 50 questões. E uma prova escrita dissertativa (peso 50), com 10 questões. O conteúdo cobrado é relacionado com os programas de pré-requisitos.
  • Para o programa de mastologia, a 1° fase terá peso 90. Será composta por uma prova de testes de múltipla escolha, e 50 questões relacionadas aos programas pré-requisito.

Saber mais detalhes sobre o processo seletivo da residência médica da Unicamp

Como é a concorrência da prova de Residência Médica Unicamp?

No último processo seletivo, a especialidade mais concorrida de acordo com a classificação final dos candidatos de ampla concorrência foi Neurocirurgia.

Em seguida, cirurgia geral, dermatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Relação de inscritos por vaga

Ver a relação das notas de corte dos programas de residência

Assuntos mais cobrados na prova da Unicamp

Os candidatos que pretendem realizar a prova de residência médica da Unicamp devem ficar por dentro dos assuntos que sempre caem no processo seletivo para irem mais preparados no dia da prova e conseguirem a tão sonhada aprovação. 

Como a maioria das provas, os candidatos devem se preparar para estudar conteúdos das cinco grandes áreas da medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Preventiva.

Cirurgia

É preciso estar preparado(a) para responder questionamentos sobre ATLS, abdome agudo, queimadura, cuidados perioperatórios, dissecção da aorta e alterações vasculares e arteriais. 

Clínica médica 

É preciso estar preparado(a) para responder sobre intoxicações exógenas, bradicardia e taquicardia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e síndrome coronariana aguda. 

Ginecologia e Obstetrícia  

É preciso se preparar para responder questões sobre parto, assistência pré-natal, anticoncepção, prematuridade e síndrome hipertensivas na gestação.

Pediatria 

É preciso estar preparado(a) para responder questões sobre emergências pediátricas, gastrocirurgia pediátrica, diarreia, cardiopatias e doenças infecciosas. 

Preventiva  

A prova de preventiva com frequência traz questões sobre os princípios do SUS, conceitos da atenção primária, ética médica e medicina do trabalho. 

Baixe agora seu cronograma de estudos para prova de R1 

Revisão para prova de residência médica Unicamp 

O resultado do processo seletivo depende do número de vagas oferecidas de cada programa. Com base nisso, os que obtiverem maiores pontuações são convocados.

Para entrar no clima, aproveite para assistir a aula de revisão pré-prova. Os professores da Sanar Residência Médica comentaram algumas questões.

Confira: 

Sugestão de leitura complementar 

Compartilhe com seus amigos: