Carreira em Medicina

Resumo Básico de hérnia de hiato: Causas, sintomas e a cirurgia | Colunistas

Resumo Básico de hérnia de hiato: Causas, sintomas e a cirurgia | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto. O músculo do esfíncter esofágico inferior se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, consequentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato. Há dois tipos de hérnia de hiato: a por deslizamento, que é a mais comum e consiste no deslocamento do esôfago pelo hiato e a paraesofágica, em que a junção entre esôfago e estômago está normal, mas parte do estômago se projeta pelo hiato.

Causas

O diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, tem um orifício por meio do qual passa o esôfago, órgão que começa no pescoço e leva a comida até o estômago. Esse orifício é denominado hiato esofagiano, existem ligamentos que mantêm a parte inferior do esôfago no lugar certo, dentro do abdômen, mas as vezes essas estruturas sofrem um relaxamento ou o hiato se alarga, permitindo que parte do esôfago escape do orifício em direção ao tórax, causando assim a hérnia hiatal.

Sintomas

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são azia, eructações, refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito. É importante ressaltar que azia crônica pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago. A hérnia de hiato pode provocar dor semelhante à dor da angina e ser confundida com os sintomas de infarto, portanto é imprescindível que o paciente procure assistência médica para um diagnóstico preciso.

Saiba mais sobre a Pós-graduação SANAR em Medicina de Emergência

Cirurgia

A cirurgia, que pode ser feita por laparoscopia, só é indicada para casos mais graves, tendo em vista que a hérnia de hiato costuma responder bem ao tratamento clínico. O médico pode prescrever antiácidos que ajudam a controlar os sintomas. Se a hérnia for pequena e assintomática, não é necessário erradicá-la. Mas, quando ela cresce, pode comprometer outros órgãos e a qualidade de vida do paciente. Se for muito volumosa passa a disputar espaço com o coração e alterar o ritmo cardíaco ou, pode prejudicar a irrigação do estômago. Nesses casos, a cirurgia é fundamental, com o objetivo de recolocar a porção que passou pelo orifício na posição original e recompor o hiato. A cirurgia pode ser sugerida também para a reconstrução da anatomia do esfíncter esofágico inferior nos casos de refluxo mais grave. Isso aumenta sua elasticidade e assegura que ácidos e alimentos não subam pelo esôfago.

Algumas recomendações fundamentais para que o paciente melhore sua qualidade de vida são: se estiver acima do peso, buscar emagrecer, usar remédios específicos se o médico os prescrever, evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras, não beber álcool e bebidas gaseificadas, não fumar, não usar roupas e acessórios apertados, evitar ingerir muito líquido durante as refeições, fazer refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras, usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama, não se alimentar próximo ao horário de dormir também é uma medida muito importante.

Posts relacionados:

Confira o vídeo:

Saiba mais sobre o curso gratuito: “Você melhor no plantão!”