Carreira em Medicina

Resumo das principais cirurgias oncológicas em adultos | Ligas

Resumo das principais cirurgias oncológicas em adultos | Ligas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

Introdução

            Cirurgia oncológica é uma das subespecialidades da cirurgia voltada para tratamento de um câncer.

            Tem um importante papel no tratamento junto com a quimioterapia e a radioterapia. Uma múltipla abordagem pode ser a melhor indicação para os pacientes no seu tratamento e qualidade de vida.

            Ela pode ser utilizada para diagnóstico, cura, paliativa, reconstrução e profilática. A diagnóstica é feita para ajudar ou confirmar a hipótese diagnostica. O intuito da curativa é retirar totalmente ou o máximo possível do câncer, que vai ajudar na cura do paciente. A paliativa é usada quando se tem o objetivo de diminuir os sintomas ou reduzir o tumor. A de reconstrução, como já diz o nome deseja obter a reconstrução de alguma parte que foi prejudicada pelo tumor. Profilática é usada para uma prevenção de alguma evolução da doença

            Antes do procedimento deve-se ter conhecimento técnico, certificando-se que todas as células tumorais foram retiradas, ou pelo menos, o máximo que for possível e não gere risco de vida.

              Imagem retirada do google imagens.

Princípios da cirurgia oncológica

      Define-se como operação curativa as que não é possível mais observar resquícios do tumor. Uma ressecção R1 são as que microscopicamente ainda consegue-se ver células tumorais. Residual R2 é quando macroscopicamente é possível ver o tumor, mesmo após o procedimento.

            Prognóstico e tratamento vai depender de qual de qual foi a situação. Deve-se levar ao patologista para avaliar tecido ao redor do tumor.

            Quando não for possível a retirada de algum linfonodo endurecido a partir da cirurgia, o indicado é levar para a biopsia.

Principais tipos de cirurgia oncológica

A primeira é a cirurgia a laser, que pode ser usada tanto para procedimentos curativos como para biópsia. São usados principalmente nos tratamentos das mulheres em de câncer de colo de útero, vagina ou vulva enquanto nos homens podem ser usados no câncer de pênis. Em ambos os sexos pode ser utilizado nos canceres de pulmão, de pele, fotocoagulação e desobstrução de traqueia.

A criocirurgia é usada em tratamentos pré cancerígenos através do congelamento das celular cancerígenas por sondas congeladas.

A eletrocirurgia é indicada para canceres de boca e pele, com correntes elétricas.

Cirurgia de Mobs é uma técnica que se retira camada por camada de tecido avaliando cada uma, até que não encontre mais tecido tumoral.

Na cirurgia laparoscópica um fio é introduzido para avaliar a situação. Esse tipo de procedimento pode ser usado em canceres de colo de útero, rim, reto, fígado e próstata.

Na cirurgia toracoscópica são retiradas vários fragmentos de tecido que serão analisados.

Por fim, a cirurgia robótica tem como vantagem diminuir a dor e a hemorragia. Pode ser indicada tratamento de câncer no útero, próstata e cólon.

Câncer de mama

            É o câncer mais comum nas mulheres. A estatística do INCA sobre o câncer de mama em 2020 de casos novos são de 66.280 e em porcentagem 29,7%.

            A maioria das mulheres fará cirurgia de mama como parte do tratamento.

            Existem dois tipos de cirurgia no caso desse câncer, a mastectomia e a cirurgia conservadora de mama. No primeiro caso, há retirada total do tecido mamário enquanto a conservadora mantem da parte da mama que contém o tumor apenas.

            Além da retirada da mama é importante avaliar os linfonodos próximos, fazendo biopsia para estadiamento da doença.

            Após a cirurgia muitas mulheres recorrem a reconstrução da mama que é discutida com seu médico a melhor forma para ambos.

Imagem retirada do google imagens.

Câncer de próstata

É o câncer mais comum entre os homens. A estatística do INCA sobre o câncer de próstata em 2020 em número de casos novos é de 65.840 e em porcentagem de 29,2%.

Assim como o de mama, há diferentes tipos de procedimento cirúrgico. Prostatectomia radical aberta, prostatectomia radical retropúbica, prostatectomia radical perineal e prostatectomia por laparoscopia são os procedimentos.

Câncer de pulmão

            De acordo com estimativas do INCA, de 2020 a 2022 é provável que tenha 30.200 novos casos incluindo ambos os sexos. Foi o câncer mais incidente no mundo em 2018.

Normalmente usa-se no tratamento as três abordagens, quimioterapia, radioterapia e cirurgia, mas vai depender de cada caso específico.

            Os tipos de cirurgia de câncer de pulmão são: segmetectomia, lobectomia e pneumectomia.

Imagem retirada do google imagens.

Câncer de pele

      Estima-se que o câncer de pele será o mais incidente entre 2020 e 2022 segundo INCA. O número de casos novos em câncer de pele não melanoma é estimado em 176.930 incluindo ambos os sexos. Já o melanoma é estimado em 8.450 casos novos para os dois sexos.

            No caso dos melanomas, a cirurgia é o principal tratamento indicado. Há vários tipos de cirurgia incluindo excisão ampla, cirurgia de Mohs e amputação. Avaliar também os linfonodos próximos para estadiamento.

            Da mesma forma, o não melanoma também é indicado a cirurgia.

Autores, revisores e orientadores:

Autor(a) : Nome : Maria Eduarda de Oliveira Rodrigues

Revisor(a): Helen de Parolis Figueiredo @helenfig

Orientador(a): Nome: Marcos Curcio Angelini

Sugestões de leitura complementar