Outros

Saiba o que fazer após primeira etapa do Revalida

Saiba o que fazer após primeira etapa do Revalida

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Revalida

O Revalida é um exame que permite a revalidação do diploma de medicina no Brasil. Essa prova de revalidação é voltada para médicos com diploma conquistado no exterior. O exame possui duas etapas, uma teórica e outra prática. A primeira etapa do Revalida 2022.1 ocorreu nesse último domingo (6 de março).

Se você fez essa prova, leia o texto completo e saiba quais são os próximos passos após a 1ª fase do Revalida.

Acompanhe os resultados no site do Inep

Os participantes precisam ficar atentos às notícias divulgadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No edital da primeira etapa do Revalida 2022.1 constam os períodos de divulgação dos resultados provisórios e definitivos, bem como as datas para solicitar recurso.

A divulgação das versões preliminares do gabarito da prova objetiva e do padrão de resposta da discursiva acontecerá na quarta-feira (9 de março). O período para recurso das versões preliminares começa no mesmo dia e se estende até o dia 14 de março.

Apenas em 11 de abril, será divulgada a versão definitiva a prova objetiva (P1) e o resultado provisório da discursiva (P2). O resultado final da primeira etapa do Revalida sairá dia 6 de abril, que é a soma de pontos entre as provas P1 e P2.

Vale lembrar que, nessa edição, a nota de corte será de 99,6 pontos, equivalente a 66% da pontuação máxima de 150.

Tranquilize-se, ainda tem recurso

Ao conferir o resultado na preliminar no dia 9, lembre-se que essa não é a versão final. Ainda haverão períodos para solicitação de recurso para a prova objetiva e também para a discursiva.

Confira os prazos para recursos e lembre de enviar no prazo estabelecido no edital. Preste bastante atenção, porque os prazos são curtos após a divulgação do resultado preliminar.

O que precisa para solicitar um recurso?

Para solicitar recurso, siga as regras do edital à risca e use referências. Para provar que há um erro na questão, busque embasar seus argumentos com livros de autores com credibilidade e publicações acadêmicas e científicas. Ao colocar a referência bibliográfica, seja específico ao citá-la e atente-se à bibliografia que o Inep utiliza.

Além de fazer a argumentação, busque ir direto ao ponto, de forma clara e objetiva. Lembre-se que não é um espaço para desabafar ou expressar sentimentos.

Para ter um recurso bem fundamento, busque ajuda. Converse com professores que possam te orientar e com outros médicos experientes em participar de processos seletivos.

Você pode usar a nossa comunidade do Revalida no Discord para construir recursos com a própria comunidade! Também divulgamos lá as lives de revisão, cronograma de estudos, cursos e e-books gratuitos. Basta criar uma conta: é gratuito. Faça parte!

Posts relacionados