Ciclo ClínicoGinecologia

DESAFIO | Sangramento vaginal


Área do desafio: câncer de colo uterino

MSS, 40 anos, sexo feminino, casada, G4P4A0, procurou o Ambulatório de Ginecologia queixando-se de sangramento vaginal leve há uma semana e dor em baixo ventre. Além disso, a paciente refere dispareunia, odor fétido vaginal. Relata que já apresentou sangramento semelhante há 7 meses associado a líquido branco. Realizou último exame preventivo há 5 anos, que revelou “inflamação”, mas já fez uma “queimagem” (sic). Está em uso de anticoncepcional oral.

Questões para orientação da discussão

1- Diante desse quadro, qual seria a primeira conduta adequada?
2- Caso o laudo do citopatológico seja HSIL (lesão intraepitelial de alto grau) qual seria a conduta adequada no momento?
3- Suponha que a paciente retorne com o resultado da biópsia indicando NIC 2. O que deve ser feito?
4- Quais são os principais subtipos virais do HPV associados a esse tipo de manifestação?

Gabarito

1- Deve-se iniciar a abordagem com o exame especular, para inspeção do canal vaginal e do colo do útero, avaliando também a vulva, região perineal e perianal, além de colher a citologia oncótica.
2- Realizar teste de schiller, colposcopia e biópsia dirigida, com fragmentos encaminhados para análise histopatológica.
3- Cirurgia de alta frequência (CAF) ou conização, com envio do material retirado para análise das margens perilesionais.
4- HPV 16 e 18.

Referências

  • BEREK & NOVAK- Tratado de Ginecologia. Ed. Guanabara Koogan, 14a edic?a?o, 2008.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE – Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero – Rio de janeiro-RJ INCA, 2016.
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar