Saúde mental em tempos de coronavírus

Saúde mental em tempos de coronavírus

Compartilhar

Sanar Saúde

5 min137 days ago

O anúncio dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus gerou diversas mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas em quarentena, cidadãos preocupados por não poderem ficar em casa, funcionários trabalhando em home office, escolas, universidades e comércios fechados.

Diante de tal cenário, para além da saúde física, é necessário dar-se uma atenção especial também para a saúde mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de estresse, o que, consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.

Ligação entre saúde mental e sistema imunológico

A Psiconeuroimunologia é o campo científico que dedica-se a estudar as ligações entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico. A hipótese base deste modelo é que estressores psicossociais diminuem a eficiência do sistema imunológico, aumentando significativamente, portanto, a capacidade da pessoa adquirir sintomas médicos (risco de uma doença).

 Dessa maneira, diante de uma ameaça biológica, a imunocompetência (capacidade do sistema imunológico proteger o corpo), estará relacionada com fatores psicossociais que afetam o sistema imunológico, entre eles: os estados emocionais e o tipo e a intensidade de estresse que a pessoa está a enfrentar.

Diversos estudos feitos nesta área apontam que os níveis de estresse e a presença de humor deprimido, afetam a resposta do sistema imunológico visto que podem impactar na produção de anticorpos, por exemplo.

É sabido que, frente a uma pandemia e/ou isolamento social, sentimentos de impotência e desesperança, ansiedade, humor deprimido e estresse podem ser frequentes.

Falando especificamente das medidas de proteção contra a COVID -19, pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem ter seus sintomas agravados. Desse modo, como proteger sua saúde mental diante deste contexto caótico?

Confira conteúdos voltados para profissionais da saúde!!

Dicas de como preservar a saúde mental

A OMS, governos e entidades profissionais divulgaram uma série de recomendações acerca de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia, reunimos aqui algumas delas:

Cuidado com o consumo de informações

Reduza a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busque informações apenas de fontes fidedignas, evite boatos ou informações erradas, e dê passos práticos para preparar os seus planos, proteger-se e a sua família.

Estabeleça uma rotina

Tente ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, crie novas. Tente incluir momentos de relaxamento nela, incorporando coisas que você gosta, como ler um livro, assistir séries e etc.

Se conecte com as pessoas

A conexão com amigos e familiares é fundamental, por isso, tire momentos do seu dia para conversar com eles, utilize a tecnologia a seu favor, você pode manter a proximidade digital! Falar com pessoas próximas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão durante esse período.

Saúde e bem estar

Faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco.

Dicas especiais para os profissionais de saúde

O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. Para aliviar a tensão deste período de crise, é essencial que você se cuide. Faça pausas e descanse entre os seus turnos de trabalho!

Tente manter uma dieta saudável, praticar exercícios e ficar em contato com as famílias e amigos. Caso os seus familiares e amigos estejam evitando contato muito próximo com você por receio de se contaminar, conversar com colegas pode funcionar como um ótimo apoio social.

Recado para todos os cidadãos: se a sua angústia persistir por várias semanas, entre em contato com um profissional de saúde mental.

Confira conteúdos voltados para profissionais da saúde!!
Compartilhe com seus amigos:
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.