Índice
Localizados no útero, os ovários são duas estruturas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos.
A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio endócrino muito comum nas mulheres, possui como característica a presença de cistos, pequenas bolsas com material líquido, sua etiologia ainda é desconhecida, uma vez que, não se sabe ao certo a localização do defeito primário, uma vez que, o problema pode estar na alteração na liberação de GnRH, redução de FSH, atresia folicular, redução de estrogênios, aumento dos androgênios, aumento da relação LH/FSH, entre outros.
Classificação proposta:
SOP leve: tem como características as menstruações irregulares, com achados de ovários policísticos na ultrassonografia, discreta elevação de androgênio, níveis normais de insulina.
SOP ovulatória: caracterizada por menstruações normais, achados de ovários policísticos na ultrassonografia, elevados níveis de androgênio e de insulina.
Hipernadrogenismo e ovulação crônica: possui menstruações irregulares, ovários normais no ultrassom, elevada concentração de androgênio e insulina. Possui riscos a longo prazo.
SOP grave: também tem como característica a menstruação irregular, com achados de ovários policísticos no ultrassom, elevados níveis de androgênio e insulina.


Sinais e sintomas:
são diversas as manifestações clínicas, o que acaba dificultando seu diagnóstico, geralmente ficam mais evidentes após a puberdade. São elas:
- Amenorreia e oligomenorreia, os quais são consequência da anovulação (não forma corpo lúteo = não produção de progesterona)
- Hirsutismo
- Acne
- Sangramento uterino anormal
- Ganho de peso
- Pode-se ter queda de cabelo
Fatores de risco:
- Histórico familiar
- Adrenarca prematura
- Baixo peso ao nascer
- Interferências endócrinas causadas pelo ambiente
Fatores diagnósticos:
- Mulheres em idade fértil
- Menstruação irregular
- Acne
- Sobrepeso/obesidade
- Hipertensão
- Infertilidade
Para diagnóstico existem vários critérios que podem ser usados, contudo, o mais utilizado é o Critério de Rotterdam, o qual basicamente consiste em se a paciente possuir oligomenorreia e hiperandrogenismo tem diagnóstico para SOP, após, ser feita a exclusão de outras causas como tumores ovarianos e adrenais, hiperplasia adrenal congênita e disfunções na tireoide.
Investigação/Exames:
- Prolactina sérica
- Hormônio estimulante da tireoide sérico
- Tolerância a glicose
- Perfil lipídico em jejum
- 17-hidroxiprogesterona sérica
- Em pacientes com amenorreia deve-se pedir BHCG para exclusão de gravidez
Ovários policísticos e Resistência a insulina
A SOP está ligada ao aumento da produção de androgênios ovarianos e resistência à insulina, com isso, pode-se ter como consequências a longo prazo: diabetes mellitus tipo 2, aumento na concentração dos lipídeos e doença cardiovascular. É importante dizer que, mesmo em pacientes com IMC normal a Diabetes é presente.
Outras disfunções que podem surgir são: dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, infertilidade e neoplasia endometrial.
Tratamento:
O tratamento consiste na melhora dos sintomas, uma vez que, se trata de uma doença crônica. Meninas mais jovens e obesas geralmente tem seus sintomas cessados apenas com perda de peso. Já aquelas as quais estão dentro do peso, necessita-se de controle na produção de hormônios masculinos por meio de medicamentos.
A terapia com metformina pode entrar como um profilático para diabetes.
Vale ressaltar que o método contraceptivo oral pode tratar sintomas, contudo “mascarar” a doença, uma vez que, não se tem como fazer o diagnóstico de SOP enquanto se usa a pilula.
Diagnósticos diferenciais:
- Deficiência de 21-hidroxilase
- Disfunção tireoidiana
- Hiperprolactinemia
Referências
https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/141/aetiology
https://bvsms.saude.gov.br/sindrome-dos-ovarios-policisticos/
https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/141/images-and-videos
Guyton & Hall- Tratado de fisiologia médica- 13° edição- Capítulo 79, páginas 996-997.

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.