Residência Médica

Sou médico, posso mudar de especialidade médica?

Sou médico, posso mudar de especialidade médica?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Pensando em investir em uma transição de carreira? Imagino que a sua cabeça deve estar a mil por hora. Afinal, escolher a primeira especialidade médica já não foi uma tarefa fácil. Além disso, há limitações legais que podem implicar na decisão. 

O mercado de trabalho médico é muito amplo e segue em constante crescimento no Brasil e no mundo. São 55 especialidades e 59 áreas de atuação na medicina filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

SABER MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Para te ajudar a tomar a decisão, a Sanar Residência Médica reuniu alguns pontos a considerar para evitar arrependimentos. 

O que preciso saber para mudar de especialidade média?

Você precisa primeiro focar no autoconhecimento. Refletir qual é o seu momento e também quais são as razões que te fizeram cogitar uma transição de carreira. Assim, você terá certeza de quem não é apenas um rompante de momento. 

Razões mais comuns de cogitar mudar de carreira 

  • Desânimo e desinteresse: começar um novo dia de trabalho é sempre sinônimo de tristeza, sacrifício, angústia e de “não vejo a hora de acabar o expediente”.  

Para esse caso, será que não vale a pena cogitar primeiro trocar de empresa? Uma mudança de ambiente pode te ajudar a se livrar dessas sensações negativas. 

  • Estresse constante e falta de reconhecimento profissional: sente que faz mais do que deveria a todo momento pela organização, pelos seus gestores, pelos colegas de trabalho e pelos pacientes e ninguém reconhece. 

Para isso, será que não vale dividir como você se sente com alguém da sua confiança? Trabalhar seu emocional para que certas situações não acabem minando sua motivação profissional. 

  • Incertezas com o mercado de trabalho: a cada ano aumenta o número de médicos atuam no Brasil, assim como o percentual de especialistas, e em paralelo a isso a tecnologia vem trazendo profundas transformações em todas as profissões. 

Lembre-se que independente da especialidade sempre vão ter desafios, mudanças, concorrência e habilidades a aprender. O fato é o como você vai se colocar diante de tudo isso. É você focar em ser sua melhor versão (por você, para sua própria satisfação pessoal). 

Mudar de especialidade médica exige planejamento 

Após o momento de reflexão e a certeza de que deseja investir em outra especialidade, é preciso se planejar.  Uma mudança na área médica vai exigir muitas, muitas horas de dedicação e estudo para aumentar sua bagagem teórica e prática. 

Com isso em mente, avalie muito bem tudo sobre a nova especialidade desejada. Busque se informar sobre o campo de atuação, a rotina de trabalho, as possibilidades de carreira, os horários e a remuneração. 

Busque se informar sobre qual é a melhor instituição para se capacitar nessa especialidade e as mudanças que precisará fazer na sua vida para entrar em capacitação até o final do curso. 

Quais são os caminhos para transição de carreira?

Você pode fazer uma nova residência médica ou obter o título de especialista.  

  • Residência médica: especialização que demanda uma dedicação de no mínimo 60 horas semanais, por cerca de dois a cinco anos. 

Saber mais sobre como funciona residência médica 

  • Título de especialista: processo seletivo composto por duas etapas de prova e comprovação de experiência prática na especialidade desejada. 

As pós-graduações em medicina podem ajudar a alcançar a bagagem teórica necessária para se sair bem na prova e também para melhorar a atuação médica. 

Saber mais sobre a obtenção do título de especialista 

Perguntas comuns sobre mudança de especialidade 

O médico pode fazer duas residências? 

Depende do tipo de residência que deseja. Segundo a  Resolução nº 2/2005, não é permitido concluir mais de duas residências diferentes, se uma não for pré-requisito para a outra. De forma prática, é possível fazer duas residências distintas, em qualquer instituição ou estado.

É possível fazer transferência de uma residência para outra? 

Não, é possível apenas pedir transferência para mudar de instituição, desde que seja autorizada pela Comissão de Residência Médica (COREME) do estado e tem que receber parecer favorável da comissão do outro estado, se for o caso.

Fazer uma pós-graduação garante que um médico trabalhe como especialista? 

Não. Só pode trabalhar com a nova especialidade médica caso faça residência ou passe pela avaliação de sociedade de especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. 

Sugestões de leitura sobre especialidade médica