Índice
Confira nesta publicação o que você precisa saber sobre a subespecialização em ortopedia!
Tem considerado seguir uma carreira em ortopedia ou é ortopedista formado? Se sim, com certeza você já deve ter ouvido por aí que o caminho no momento da subespecialização é focar em articulações específicas, porém não é bem assim. A ortopedia é uma área muito ampla e com várias oportunidades de carreira.
Essa publicação é para você tem como objetivo te deixar mais por dentro das opções de subespecialização nesta área. Ao longo do texto, tem informações sobre cinco subespecializações que não focam em articulações específicas.
Vale ressaltar que todas as subespecializações agregam valor no trabalho do ortopedista, aumentam o rendimento financeiro e expandem sua área de atuação. Aproveite a leitura!
Ortopedia: o que preciso saber sobre a área?
A ortopedia se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões que afetam o sistema musculoesquelético.
Com a prevalência de lesões musculoesqueléticas e doenças relacionadas em todas as faixas etárias, a demanda por serviços ortopédicos é constante. Além disso, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida resultam em uma maior necessidade de cuidados ortopédicos.
Um profissional formado em ortopedia pode atuar em hospitais, clínicas especializadas em ortopedia ou em consultórios privados.
As vantagens de optar por essa especialidade da medicina são muitas, entre elas:
- variedade de casos para atender,
- possibilidade de atuar na prática cirúrgica (de procedimentos minimamente invasivos até cirurgias reconstrutivas complexas), e
- oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar no manejo dos pacientes.
Vale lembrar que para ser especialista em ortopedia é preciso fazer uma residência médica em ortopedia e traumatologia, que tem duração de três anos.
Há também a possibilidade de fazer uma prova de título em ortopedia (desde que o profissional atente às exigências do edital).
Quer aumentar ainda mais o leque de oportunidades de trabalho e as chances de uma boa remuneração? É importante que o ortopedista se planeje para fazer uma especialização.
Subespecialização em ortopedia: aprofundar conhecimentos e ampliar as oportunidades
Fazer uma subespecialização em ortopedia é uma escolha estratégica que traz inúmeros benefícios para a carreira médica.
Ao se especializar em uma subárea da ortopedia, o profissional adquire um nível mais avançado de conhecimento e experiência. Isso o torna ainda mais valorizado no mercado de trabalho e na prestação de cuidados de saúde.
Além disso, uma subespecialização abre portas para os profissionais contribuírem para avanços científicos e técnicos dentro de um campo específico, impactando positivamente a qualidade dos tratamentos e resultados dos pacientes.
Conheça quatro subespecialização em ortopedia para além das articulações
Uma subespecialização em ortopedia permite o aprofundamento dos conhecimentos em uma área específica, proporcionando maior expertise e habilidades aprimoradas.
Como são muitas opções, segue uma resumo sobre quatro subespecializações disponíveis na área. Confira:
Pós em Medicina do Exercício e do Esporte
O ortopedista que é especialista em Medicina do Exercício e do Esporte torna-se apto a promover ou aumentar a capacidade física dos pacientes. Atuar com práticas que estimulem a regeneração celular e dos músculos, bem como na melhora da pressão arterial e frequência cardíaca. Também consegue atuar no atendimento de atletas profissionais e amadores.
Pós em Medicina e Intervenção em Dor
O ortopedista que realiza pós-graduação em medicina da dor ou intervenção em dor, adquire conhecimentos na área de farmacologia e intervenção, tanto para o controle do sintoma dor quanto para prevenção e controle dos eventos adversos e proporciona ao seu paciente a melhor conduta.
Pós em Medicina Regenerativa Musculoesquelética
A pós em Medicina Regenerativa Musculoesquelética eleva e muito as habilidades de um ortopedista. O profissional passa a ter o domínio das ferramentas mais modernas para proporciona aos seus pacientes terapias biológicas que atuam na melhora dos sintomas e tecidos do sistema musculoesquelético.
Pós em Ultrassonografia Musculoesquelética
O especialista torna-se apto a reconhecer os padrões patológicos e de normalidade, diagnosticar lesões e indicar as melhores opções de tratamento.
Onde fazer uma subespecialização em ortopedia?
Gostou das possibilidades? Se interessou por alguma dessas subespecializações? Se sim, esse é o momento em que você se pergunta sobre onde pode fazer essa capacitação.
A resposta é simples no Cetrus, o Centro de Referência de Ensino no Diagnóstico por Imagem. Localizado na capital paulista, o Cetrus conta com várias opções de cursos de pós-graduação para médicos. Todas as capacitações voltadas para aquisição de novas habilidades para os seus atendimentos com o que há de mais avançado no estudo da medicina.
Entre as opções de pós-graduação em medicina voltadas para ortopedistas do Cetrus estão:
- Medicina da Dor
- Medicina Regenerativa Musculoesquelética
- US Musculoesquelético
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos também podem ser do seu interesse:
- Ortopedia e Traumatologia: residência, atuação, mercado de trabalho e mais
- Cetrus: o que é, funcionamento e quais são os cursos oferecidos
- Você domina todos os passos para uma avaliação completa da dor na coluna lombar?
- Como está o mercado de trabalho na medicina?
Veja também: