Índice
Dominar as suturas é algo importante para todos os médicos. Conheça agora quais são as suturas mais utilizadas na prática médica!
Suturar, no sentindo simples da palavra, significa unir duas partes separadas, juntar, costurar. Assim, na prática médica, as suturas desempenham o papel de unir estruturas, podendo reparar feridas, conter sangramentos ou fechar incisões cirúrgicas.
Então, dominar as principais suturas é muito importante para diversas especialidades. A necessidade de saber suturar vai desde as especialidades cirurgicas à todos que rodam na emergência.
Mas quais são as suturas mais utilizadas? Confira agora 5 pontos que você não pode esquecer!
Tipos de suturas
Existem dois tipos de sutura: as contínuas e as descontínuas. A primeira é quando se passa o fio sem interrupções e a segunda, da ponto é fixado separadamente.
Os tipos de suturas contínuas são:
- Chuelio simples;
- Chileio Ancorado;
- Intradérmico
Os tipos de suturas descontínuas são:
- Ponto simples;
- Ponto simples invertido;
- Donatti ou U vertical;
- Ponto em U horizontal ou Colchoeiro;
- Ponto em X.
Ambas possuem vantagens e desvangens e devem ser escolhidadas à depender da situação de uso. Para mais informações sobre a escolha da sutura, tipo de materiais, quando realizar e não realizar o procedimento, leia nosso texto completo: Suturas: tipos, princípios básicos, objetivos, técnicas, fios.
As suturas mais utilizadas na prática médica
Dentre as oito técnicas e formas de sutura, existem cinco que você não pode deixar de dominar:
- Ponto Simples Descontínuo;
- Sutura em X;
- Chuleio simples;
- Chuleio ancorado;
- Suturas intradérmicas.
Confira abaixo cada uma delas:
Ponto Simples Descontínuo

O ponto simples é a técnica mais utilizada de sutura na prática clínica, por ser a mais rápida, fácil e prática. Assim, essa sutura é muito eficiente para aproximar bem as bordas do corte ou ferida.
Nesse sentido, o principal uso da sutura simples interrompida é na pele. Sua execução é simples: a entrada e saída da agulha deve ser a 5 milímetros da borda do corte, sendo finalizada com um nó instrumental.
De todas as suturas, essa é a mais importante de saber, pois é amplamente utilizada nas emergências, para aproximação das bordas de machucados e pequenos cortes.
Suturas em X

A sutura em X também é descontínua, como se fossem 2 pontos simples, mas com suas alças cruzadas.
São pontos isquemiantes, ou seja, geram muita tensão e podem comprometer a perfusão do tecido suturado. Assim, são pontos muito utilizados quando a intenção é manter a hemostasia.
Então, seu uso é comum para feridas no couro cabeludo, fechamento de músculos e aponeuroses, fechamento de paredes e de outras estruturas sangrantes, mas não diretamente em vasos sanguíneos.
Chuleio simples

O chuleio simples é a sutura contínua mais fácil de ser realizada. Sua execução é muito parecida com a do ponto simples, mas não é interrompida depois de atravessar e sair as bordas, e sim repetida. Ou seja, a finalização da sutura com o nó só é feita ao final de todos os pontos.
O chuleio simples pode ser utilizado em vasos sanguíneos, em tecidos como o das alças intestinais, peritônio, tecido subcutâneo, dentre outros usos.
Os pontos são feitos da mesma forma que na sutura simples descontínua, com entrada e saída da agulha alinhadas. Entretanto, o resultado final irá apresentar linhas oblíquas, decorrente do trajeto da linha entre os pontos.
Chuleio Ancorado

O chuleio ancorado é uma sutura que amplia a capacidade de fechamento do chuleio simples. Mas possui maior capacidade isquemiante e maior tensão aplicada ao ponto.
Consiste em um chuleio simples em que, antes de passar pelo próximo ponto, faz-se uma ancoragem no ponto anterior. Isso é feito passando a agulha por um balão formado pela linha do ponto. Possui grande capacidade de hemostasia.
É uma sutura utilizada no fechamento de paredes, nos pontos em vísceras maciças, no couro cabeludo, no útero após um parto cesárea, dentre outras aplicações. É um ponto extremamente utilizado quando se trata de suturas de longa extensão.
Suturas Intradérmicas

Para os amantes da Cirurgia Plástica, não dá pra deixar de falar das suturas intradérmicas.
Dentre todas as outras suturas, essa é a que possui um melhor resultado estético. Assim, é utilizada para cirurgias estéticas, em suturas em locais da face, em cortes que necessitam de pouca tensão e sem muito afastamento das bordas.
Todo o processo dessa sutura ocorre dentro da derme superficial, com exceção de sua finalização, em um nó de roseta. Assim, ocorre uma aproximação dos tecidos mais harmônica e próxima do padrão anatômico.
Dicas de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica
Para quem gosta das áreas cirúrgicas e de emergência, vão precisar, mais do que os outros médicos, dominar bastante as técnicas operatórias e de sutura.
Pensando em te ajudar, a Sanar produziu dois grandes livros: Guia Prático em Cirurgia Geral e o Cirurgia Plástica para Estudantes de Medicina.
Guia Prático em Cirurgia Geral

É um livro que possui informações cruciais desde a instrumentação cirúrgica ao pós-operatório, o que proporciona a união de experiências de cirurgiões e o academicismo criterioso.
O objetivo da obra é promover uma abordagem mais dinâmica e prática dos Procedimentos Cirúrgicos, além de embasar e compilar assuntos essenciais à prática que não são facilmente encontrados em um só lugar.
O livro é dividido em três grandes partes:
- Princípios Básicos da Cirurgia Geral;
- Principais Temas Teóricos da Cirurgia Geral;
- E Procedimentos Básicos de Cirurgia Geral na Prática.
Não perca tempo e adquira já o seu Guia Prático em Cirurgia Geral.
Cirurgia Plástica para Estudantes de Medicina

O livro Cirurgia Plástica para Estudantes de Medicina tem o objetivo de mostrar as diversas áreas de atuação do Cirurgião Plástico e de direcionar este ensinamento para o Estudante de Medicina.
Ele abrange todas as áreas de atuação do cirurgião plástico, procedimentos e história dessa especialidade. Nele você encontra assuntos importantes como:
- Retalho;
- Causas e Maus resultados;
- Cicatrização;
- Queimaduras;
- Cirurgias diversas;
- e muito mais.
Adquira já o seu livro de Cirurgia Plástica para Estudantes de Medicina e não perca tempo estudante de forma errada!