Carreira

Tendências: o que vai acontecer com a medicina em 2022?

Tendências: o que vai acontecer com a medicina em 2022?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar

Quer saber o que esperar da medicina em 2022? Seja para quem ainda está estudando, é recém-formado ou já tem tempo de mercado, acompanhar as tendências da área faz toda diferença. É uma chance de se destacar dos demais. Afinal, de acordo com o último estudo da Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2020, o país já tem mais de 500 mil médicos formados.

Para te deixar por dentro das novidades, o Dr. Caio Nunes, que é co-founder e professor da Sanar, e o Dr. Vinícius Destefani, que é coordenador médico da Sanar Residência Médica e especialista em carreira, listaram as principais tendências para 2022.

  1. Preparação para as provas de residência e concorrência
  2. Mudanças na remuneração médica
  3. Processo de transformação digital da medicina
  4. Especialidades médicas em alta para 2022
  5. Marketing e posicionamento do médico online
  6. Empreendedorismo em medicina
  7. Pós-graduação médica uma alternativa cada vez mais procurada

O que esperar da preparação e concorrência para as provas de residência médica?

A concorrência vai aumentar

A concorrência nas provas de residência vai aumentar em 2022. Isso porque o número de faculdades e vagas de medicina vem aumentando significativamente e o de vagas de residência não. Além disso, mais de 80% das pessoas que cursam medicina almejam fazer residência médica.

Outros pontos que contribuem para o aumento da concorrência:

  • Em 2020 tivemos atrasos de formaturas por causa da pandemia. Com isso, parte dessas turmas ficaram com a formatura pendente para 2022.
  • Somente em 2021 cerca de 11.000 médicos formados no exterior prestaram o Revalida. O que eventualmente traz ainda mais futuros concorrentes para as provas de residência.

Fonte: Demografia médica

Unificação das provas vai tornar o processo mais democrático

O movimento recente do ENARE traz uma tendência de centralização / unificação das provas de residência. Com isso, cada vez mais as instituições menores vão aderir as seleções unificadas para terem mais candidatos e não precisarem gerir processos próprios. E mais pessoas vão se inscrever para concorrer a esse conjunto de vagas.

Essa tendência vai diminuir o custo que os candidatos têm para participar das seleções. Vale ressaltar que o Enare deve continuar tendo aumentos consideráveis no número de instituições participantes a cada nova edição.

Cursos preparatórios mais acessíveis

Com a pandemia, os cursos preparatório passaram a oferecer aulas online, principalmente para cursos de duração mais longas (2 ou 3 anos). E os valores ficaram mais acessíveis com essa mudança.

“As pessoas descobriram que não precisam pagar cerca de 30 mil reais para ir em um teatro ver uma vídeo aula de 5 horas. Hoje, temos preparatórios mais baratos e com uma linguagem focada no online”, conta Beatriz Nardoque, aluna da Sanar. Ela foi aprovada no HC-FMUSP, USP-RP, UNIFESP e UNESP.

A maior quantidade de opções de curso, exige uma escolha do preparatório de forma mais criteriosa. Por isso, sugerimos ler esse artigo.

O que esperar da medicina em 2022 no quesito remuneração?

Redução do valor de plantões 

Com a pandemia, tanto os hospitais privados quanto públicos tiveram uma demanda significativa por mais profissionais. O que gerou uma pressão intensa por contratação para unidades de pronto atendimento e terapia intensiva. É pouco provável que isso se repita em 2022.

Devemos esperar por uma volta à “normalidade” de valores de plantões ou até abaixo do que era pré-pandemia. Tem se tornado comum ouvir relatos de médicos(as) sendo demitidos em 2021, que estavam ganhando duas vezes o valor médio praticado.

Essa imagem circulou nas redes sociais como forma de protesto dos profissionais:

Retorno de movimento em atividades ambulatoriais

Os desdobramentos da pandemia da Covid-19 resultaram em uma redução de atividades ambulatoriais de quase 90%. Por exemplo, exames eletivos de imagem e cirurgias ambulatoriais/eletivas foram suspensas. Isso impactou tanto a remuneração dos especialistas quanto no aprendizado dos residentes em serviços públicos.

As atividades já retornaram e a expectativa para 2022 é que se normalize. Com isso, estima-se um retorno de remuneração maior para especialistas de oftalmologia e diagnóstico por imagem.

Processo de transformação digital da medicina

Telemedicina / teleconsulta

É possível que surja uma regulamentação do uso das ferramentas de telessaúde. É importante dizer que essas ferramentas tiveram papel fundamental no combate à pandemia. Houve cerca de 2,5 milhões de teleconsultas no Brasil e esse movimento deve continuar.

Os profissionais de medicina terão que aprender a navegar nesse novo cenário. Vale ressaltar que esse processo não necessariamente elimina visitas pessoais ou reduz a quantidade de consultas presenciais. Essas ferramentas agregam valor ao atendimento.

Especialidades médicas em alta para 2022

Quer fazer residência médica, mas ainda não escolheu sua especialidade? Vale ficar ligada(o) nas especialidades que vão ganhar destaque no ano de 2022 e tendem a continuar em alta. Confira:

Psiquiatria: com a pandemia, houve um aumento significativo de doenças mentais e redução do preconceito a fazer consultas. Além da possibilidade de teleconsultas alavancaram essa especialidade.

Endocrinologia: a obesidade e o sedentarismo foram uma epidemia em paralelo ao COVID. O agravamento de diabetes e doenças relacionadas ao metabolismo trazem essa especialidade para o centro em 2022.

Terapia intensiva: o COVID trouxe a clareza sobre uma necessidade de termos profissionais melhor formados nessa especialidade. A era do recém-formado sem ao menos um treinamento específico para trabalhar em UTI está em cheque. Logo, cada vez mais será exigido pós-graduação ou mesmo residência nessa especialidade.

Medicina de família e comunidade: planos de saúde, startups, empresas de telemedicina entenderam rápido como um médico de família pode ser mais efetivo no cuidado da saúde de uma população, do que ter diversos especialistas.

O cuidado focado na pessoa traz menos custos e previne os problemas mais comuns de forma mais eficiente. Além disso, as empresas precisam cada vez mais desse profissional, sobretudo com conhecimentos de tecnologia. 

Marketing e posicionamento do médico online

Existe uma forte cobrança para que os médicos se façam presentes e ativos nas redes sociais, principalmente no Instagram. Até os estudantes de medicina estão aderindo a esse movimento, que ainda não sabemos se é “modinha” ou se chegou para ficar.

Independente dos próximos passos nesse terreno, fazer marketing de conteúdo para pacientes/colegas e público em geral exige uma extrema responsabilidade. Não é simplesmente sair compartilhando a vida pessoal e profissional caçando engajamento.

Empreendedorismo em medicina 

Outra tendência da medicina para 2022 é investir em empreendedorismo. A barreira de criar cursos ou produtos na internet reduziu muito e esse caminho tem sido muito procurado.

Recentemente, o ex-diretor da USP Giovanni Cerri comentou que ⅓ dos alunos da instituição afirmaram ter interesse em ter a própria Startup.

“A medicina mudou, o mercado mudou e a vontade da nova geração de fazer coisas diferentes aumentou. Mas, é preciso cautela. Empreender tem riscos, desafios enormes, nada é um conto de fadas”, aconselha Caio Nunes, co-founder da Sanar.

Pósgraduação médica como uma alternativa 

A pós-graduação tem sido uma opção cada vez mais buscada pelos profissionais de medicina por alguns motivos em específico. São eles:

  • Alta concorrência das provas de residência
  • Falta de tempo para fazer uma residência
  • Grande número de médicos(as) com mais de uma especialização

“A pós me ajudou muito a ser uma médica melhor, hoje consigo atender com muito mais segurança.” disse Dra. Débora Rett Aluna da Pós da Sanar .

Vale acrescentar que os hospitais estão valorizando cada vez mais essa forma de aperfeiçoamento profissional. Sobretudo nos interiores, onde não têm especialistas. Além disso, em algumas especialidades você pode após preencher requisitos prestar a prova de título.

Posts relacionados

Estude com a Sanar

Vai fazer prova(s) de residência médica? Se sim, não perca tempo e comece a se preparar para o processo seletivo. A Sanar oferece variados cursos de preparação super completos. Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Além disso, oferecemos lives de revisão, banco de questões comentadas, banco de flashcards, simulados, ferramenta de desempenho e muito mais. Clique aqui e venha conhecer nossos cursos. Temos certeza que aqui você encontra opção de curso ideal para conquistar a aprovação.

VENHA FAZER PARTE DO TIME DE ALUNOS DA SANAR