Ciclo BásicoCiclo ClínicoCiclos da MedicinaInternatoResidência Médica

Todo médico precisa de uma reserva financeira? | Sanar UP

Você já teve algum imprevisto? Teve que desembolsar muito mais dinheiro do que estava esperando? Chegou a perder o sono por não saber como pagar suas contas?

Esse texto é para você, que está na faculdade, na residência ou já é um especialista! Isso mesmo, entender a importância de construir uma reserva financeira independe do período que você está!

Hoje aqui vamos te explicar o que é a reserva financeira, para que serve, porque começar a construir uma reserva, como fazer isso de forma saudável e quando e com o quê utilizá-la!

O que é uma reserva financeira e para que serve? 

Resumidamente, a reserva financeira é um montante guardado com o exclusivo objetivo de cobrir gastos emergenciais, que não foram previstos no seu orçamento.

Imprevistos acontecem, e, se acontecer, a reserva irá te auxiliar a organizar a sua vida no momento de mais necessidade!

Ah, se você já ouviu falar em “reserva de emergência” ou “fundo de emergência” e está em dúvida sobre qual a diferença entre essas nomenclaturas, vou te explicar agora!

No final das contas, todas essas nomenclaturas têm a mesma definição que a reserva financeira, você pode chamar como você quiser! 😉

Agora que você já sabe o que é a reserva financeira, vamos te explicar para que serve, em que situações você pode utilizá-la!

A reserva vai te salvar no momento que você mais precisa, caso algum imprevisto ocorra e você necessite de uma quantia elevada de dinheiro!

Separamos aqui algumas situações em que a reserva vai te ajudar:

  • Emergências médicas
  • Emergências familiares
  • Reparos da casa e do carro

Todas as situações que você fique impedido de trabalhar, sabemos que no mundo da medicina se você não trabalha também não recebe, o que faz com que a reserva financeira faça mais sentido ainda para vocês!

Porque construir uma reserva financeira?

Agora que você já entendeu o que é e para que serve a reserva, vamos te dar alguns motivos do porquê construir a sua reserva agora!

  1. Estudantes: Você sabe que no final da faculdade existem alguns gastos a mais, dar entrada no seu CRM, abrir uma PJ, contratar uma contabilidade, pagar inscrição das provas de residência, viajar para fazer as provas. É muito importante já ir se preparando!
  2. Dívidas: É possível que você saia da graduação com alguma dívida, seja com a sua família, algum banco ou até com o governo… Início de carreira também é comum gastarmos mais do que devemos e acabarmos devendo a alguém ou algum banco… Tendo uma reserva financeira você já fica mais tranquilo pois sabe que ela poderá te ajudar no aperto!
  3. Pagamentos Irregulares: Todo mundo sabe que muitos lugares atrasam o pagamento dos plantões e isso pode acontecer com você também, principalmente no início da sua carreira! Se isso acontecer, você vai conseguir se manter? Já pensou sobre isso?

Como começar a construir a reserva financeira?

O primeiro passo, e mais importante, é entender a importância da reserva financeira. Depois que você entender para que serve e porque construir, fica mais fácil! Agora é só executar!

Nunca é tarde para começar a controlar seus gastos e começar a construir a sua reserva, então não perca mais tempo e comece agora!

Construímos um guia para te auxiliar nesse momento:

  1. Saiba quanto você ganha e gasta por mês: tenha mapeado toda a sua receita do mês e todos os seus gastos! Tudo fica mais simples quando você sabe exatamente quanto ganha e quando gasta, ajuda a criar uma consciência sobre suas decisões, nem que seja inconsciente. 
  2. Crie metas relacionados aos seus gastos: defina com o que você irá utilizar o seu dinheiro!
    • Divida seus gastos em categorias como: gastos essenciais, lazer e reserva (adapte para a sua realidade)
    • Defina quanto de dinheiro você vai destinar todo mês para cada um deles.
    • Exemplo: Gastos Essenciais – 50%, Lazer – 30% e Reserva – 20%. Essa divisão vai depender muito do seu objetivo, se sua prioridade for criar uma reserva você pode simplesmente aumentar o percentual de reserva para 45% e deixar 5% para lazer, vai depender de você!
  3. A sua reserva financeira tem um valor mínimo sim! É saudável que você tenha dinheiro guardado para te sustentar durante 6 meses. Ou seja, você vai pegar uma média da sua receita e multiplicar por 6, esse vai ser o valor da sua reserva 😀

O importante é que você siga a regra que você definiu, por isso estime e calcule seus gastos antes de se comprometer com uma regra impossível de se manter!

A mensagem final é a seguinte: equilíbrio é tudo! Construa a sua reserva, organize seus gastos e defina seus objetivos. Desta maneira você vai ver que o seu dinheiro pode render muito mais do que você imagina!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar