Transtorno de Ansiedade Generalizada: Diagnóstico e principais sintomas.

Índice

O transtorno de ansiedade generalizado (TAG) tem no seu cerne a ansiedade e a preocupação generalizada (em vários domínios). O indivíduo fica tenso, acelerado, termina o dia extremamente cansado, tensão muscular (muito prevalente), irritabilidade (comum em grande parte dos transtornos mentais, não só ansiedade), transtorno do sono (dificuldade para iniciar o sono), dificuldade de concentração, fadiga. Um diagnóstico diferencial importante é a hipomania. As taxas de remissão completa do TAG são muito baixas. Os sintomas geralmente são crônicos, com períodos de remissão e recidiva.

Ansiedade não adaptativa (transtorno)

  • Sintomas centrais (nucleares):
    • Medo e preocupações excessivas.
  • Sintomas associados:
    • Transtorno do sono;
    • Fadiga;
    • Irritabilidade e excitabilidade;
    • Dificuldade de concentração;
    • Tensão muscular;
    • Pode haver sintomas somáticos: sudorese, diarreia, náusea.

“É ansiedade ou depressão?”

Pode existir uma sobreposição do TDM e dos transtornos de ansiedade. Existem 4 sintomas em comum entre o TDM e o TAG:

  • Alteração do sono;
  • Alteração na concentração / memória;
  • Fadiga;
  • Mudanças psicomotoras.
Sobreposição dos sintomas entre o Transtorno depressivo maior e o transtorno de ansiedade generalizada.

Os sintomas centrais são bastante diferentes na ansiedade (medo e / ou preocupações) e na depressão (humor deprimido e / ou perda de interesse). Existem antidepressivos que são bons para ansiedade. Se existem características de ambos os transtornos, devemos utilizá-los. Do ponto de vista terapêutico, pouco importa definir qual dos 2 diagnósticos é o “correto”. O diagnóstico específico é útil para acompanhar a evolução do paciente.

Diagnóstico pelo DSM-V

  1. Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional).
  2. O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.]
  3. A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses). Obs. apenas um item é exigido para crianças.
    1.  Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele
    1.  Fatigabilidade.
    1. Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente.
    1. irritabilidade.
    1. Tensão muscular.
    1. Perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
  4. A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
  5. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica (p. ex., hipertireoidismo).
  6. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental (p. ex., ansiedade ou preocupação) quanto a ter ataques de pânico no transtorno de pânico, avaliação negativa no transtorno de ansiedade social [fobia social], contaminação ou outras obsessões no transtorno obsessivo-compulsivo, separação das figuras de apego no transtorno de ansiedade de separação, lembranças de eventos traumáticos no transtorno de estresse pós-traumático, ganho de peso na anorexia nervosa, queixas físicas no transtorno de sintomas somáticos, percepção de problemas a aparência no transtorno dismórfico corporal, ter uma doença séria no transtorno de ansiedade de doença ou o conteúdo de crenças delirantes na esquizofrenia ou transtorno delirante).

Saiba mais sobre Psiquiatria!

Seu sonho é ser psiquiatra e prestar prova de título? Mas qual a melhor forma de se aprofundar?

Perguntas Frequentes:

1 – Existe correlação de TAG com depressão?

Os sintomas centrais são bastante diferentes na ansiedade (medo e / ou preocupações) e na depressão (humor deprimido e / ou perda de interesse), mas existem sintomas comuns aos 2 quadros, entre eles: alteração de sono, fadiga, alteração em concentração e mudanças psicomotoras.

2 – O que é TAG?

O transtorno de ansiedade generalizado (TAG) tem no seu cerne a ansiedade e a preocupação generalizada (em vários domínios).

3 – Quais são os principais sintomas de TAG?

O indivíduo fica tenso, acelerado, termina o dia extremamente cansado, tensão muscular (muito prevalente), irritabilidade (comum em grande parte dos transtornos mentais, não só ansiedade), transtorno do sono (dificuldade para iniciar o sono), dificuldade de concentração, fadiga.

Compartilhe este artigo:

Pós graduação

Medicina da Dor

Capacitação em diagnóstico e tratamento de dor crônica ou aguda.