Residência Médica

Tudo o que você precisa saber sobre a rotina da residência médica em cada especialidade

Tudo o que você precisa saber sobre a rotina da residência médica em cada especialidade

Compartilhar

Sanar Residência Médica

13 min há 254 dias

Conhecer a rotina da residência médica é fundamental para quem está em busca da especialidade ideal na carreira. Afinal, você sabe como funciona, por dentro, a atuação na especialidade que você está pensando em fazer?

A Sanar Residência Médica conversou com residentes de várias especialidades para que você saiba como é a rotina da residência médica de fato. Confira abaixo:

Rotina da residência médica em Cirurgia Plástica

Com atuação em uma especialidade ampla, era de se esperar que a rotina da residência de Cirurgia Plástica fosse intensa e, principalmente, cheia de possibilidades de aprendizado e atuação. Veja o depoimento de Diego Gonzalez, do R3 do Hospital das Clínicas de Salvador.

Medicina de Emergência

A rotina da residência em Medicina de Emergência, como pode se esperar, é intensa. Além disso, tem o fato de que a especialidade é recente no Brasil. Conversamos com Julia Melo, do 1º ano da residência no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre.

Patologia

Muitos médicos e estudantes de Medicina se interessam em saber um pouco mais da rotina da residência de Patologia, já que é uma área que se tem pouco contato durante a graduação e poucos sabem qual a atuação do patologista. Veja os depoimentos de Bianca Azevedo e Marcelo Luis Pereira, residentes de patologia pela UFBA, e Jamile Barboza, residente na USP de Ribeirão Preto.

Pneumologia

A rotina da residência de Pneumologia envolve muito aprendizado em áreas de atuação diversas e que estão em expansão. Afinal, a especialidade é dedicada ao estudo de doenças das vias respiratórias (incluindo brônquios, traqueia, pulmões e estruturas relacionadas), cada vez mais comuns com o aumento da poluição. Confira o depoimento de Sofia Martin, residente no Hospital das Clínicas da USP.

Radiologia 

A residência de Radiologia  utiliza raio-X, ultrassom, ressonância magnética e uma série de outros métodos para enxergar possíveis problemas no corpo, e é muito interessante para quem está em busca de conhecimentos amplos sobre diferentes áreas. Conversamos com Lara Kertznan, R1 de Radiologia no A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.

Urologia

A palavra-chave na rotina da residência em Urologia é intensidade. Quem ingressar na carreira precisa dedicar-se ao máximo para essa especialidade, que se devota ao estudo e tratamento do trato urinário feminino e masculino e o sistema reprodutor masculino. Veja o depoimento de Fernando Talles, que foi residente no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. 

Ginecologia e Obstetrícia

Muitos médicos querem saber como é a rotina da residência em Ginecologia e Obstetrícia (G&O). Afinal, essa formação traz uma série de desafios que demandam preparo específico para essa residência médica. Descubra mais com os depoimentos de Catharina Braga, do R1 no Hospital Roberto Santos, e Priscilla Pessoa, do R2 no Hospital Albert Einstein. 

Leia também: Alegrias do Internato de Obstetrícia

Endocrinologia e Metabologia

Conhecer a rotina da residência de Endocrinologia e Metabologia é muito importante para quem tem interesse na área. Afinal, são necessários cerca de 10 anos de formação até se tornar um especialista em Endocrinologia. Conversamos com Deborah Nogueira, que está finalizando o R4 no Hospital Geral Roberto Santos em Salvador/BA.

Otorrinolaringologia

Muitos médicos e estudantes de Medicina se interessam em saber um pouco mais da rotina da residência de otorrinolaringologia, já que é uma das residências mais concorridas atualmente. Veja o depoimento de Lucas Macedo, otorrinolaringologista pelo Hospital Irmã Dulce, e de Bruno Tourinho, R1 no INOOA.

Medicina Esportiva

A rotina da residência em Medicina Esportiva é pouco conhecida pela maioria dos estudantes de Medicina. Isso porque se trata de uma especialidade nova e que, por isso, poucos têm contato durante a graduação. Confira o depoimento de Rafaella Braga Sinisgalli, residente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Cirurgia Torácica

Para saber como é a rotina da residência em Cirurgia Torácica, é necessário ler sobre o assunto e ouvir o relato de quem passa já está em treinamento. A Cirurgia Torácica é uma especialidade ainda pouco explorada no Brasil. Conheça a especialidade com os depoimentos de João Marcelo Lopes e Igor Barbosa Ribeiro, residentes no HC-USP.

Medicina Nuclear

Saber como é a rotina da residência em Medicina Nuclear é essencial para quem deseja se especializar. Trata-se de uma especialidade pouco aprofundada nos cursos de graduação do Brasil. Confira o depoimento de Rogério Anton Faria, residente do R2 de Medicina Nuclear pelo A.C Camargo Cancer Center.

Rotina da residência médica em Oftalmologia

Muitos médicos e estudantes de medicina se interessam em saber um pouco mais da rotina da residência de oftalmologia, já que é uma das residências mais concorridas atualmente. A especialidade que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de afecções relacionadas à um dos órgãos mais incríveis do corpo humano. Veja o depoimento de Daniel Filipe Oliveira Rabelo, residente na Universidade Federal da Bahia.

Genética Médica

Conhecer um pouco da rotina do residente de Genética Médica no Brasil pode auxiliar aqueles que anseiam por seguir a especialidade. Confira os depoimentos de Fernanda Santana Oliveira, R2 do CHUPES – Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, e Fabrícia Araújo Ad-Víncola, R3 da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Oncologia Clínica

Quem está na residência de Oncologia tem uma rotina de estudos intensa e muita atuação ambulatorial. Além disso, os profissionais que desejam fazer a especialidade devem se preparar para conhecer casos complexos relacionados ao tratamento clínico de tumores malignos sólidos em adultos. Saiba mais com o depoimento de Camilla Rebouças, R2 pelo IBCC Oncologia.

Cirurgia Geral

Quem quer saber mais sobre a rotina da residência em Cirurgia Geral precisa se informar ao máximo sobre esta especialização, uma das mais procuradas entre as especialidades médicas. Conheça a vida dos residentes Moises Rodrigues, R2 no Hospital Santo Antônio, e Jéssica Aguiar, R1 no Hospital Calixto Midlej Filho.

Leia também: Desafios do Internato de Cirurgia Geral

Reumatologia

A Reumatologia é uma especialidade complexa, que exige amplo conhecimento para diagnóstico e tratamento eficaz. Por isso, a rotina do residente em Reumatologia envolve uma gama de atividades e aprendizados diversos. Saiba mais pelos depoimentos de Janaina Baggio e Carla Baleeiro, ambas residentes no HC-USP.

Gastroenterologia

A residência em Gastroenterologia envolve uma rotina bem puxada. Em primeiro lugar, é preciso fazer dois anos de Clínica Médica antes de especializar-se na área que lida com doenças do aparelho digestivo. Veja os depoimentos de Ana Júlia Cardoso, que terminou a residência no HC-FMUSP, e de Débora Araújo, que finalizou a residência em 2019 no Hospital Geral Roberto Santos. 

Clínica Médica

A Clínica Médica é considerada uma das bases da Medicina, já que habilita seus especialistas a atuarem como Médico Internista. Mas você sabe como é a rotina do residente de Clínica Médica? Confira os depoimentos de Cecília Freire, R1 no Hospital Santo Antônio, OSID, e José Simões, R1 no Hupes. 

Psiquiatria 

Quem considera se tornar Psiquiatra precisa saber como é a rotina do residente de Psiquiatria, afinal essa especialidade médica exige muita preparação para atuar na  prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de transtornos mentais e distúrbios. Conheça as histórias de Maíra Sandes, residente pelo Hospital Juliano Moreira, e Melaine Montenegro, residente pelo Hupes.

Cardiologia

Conhecer a rotina da residência de Cardiologia é muito importante para escolher essa especialidade com segurança. Isso porque é uma residência que exige dedicação e muitos anos de estudo. Saiba mais pelo depoimento de Leonardo Sanches, que foi residente na Santa Casa da Bahia, em Salvador.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Quem deseja saber como é a rotina da residência de Cirurgia do Aparelho Digestivo pode se preparar para muito tempo de estudos. A especialidade é dedicada ao tratamento cirúrgico de patologias do sistema digestivo, como esôfago, estômago, intestino e outros. Conheça a história de Luiza Basílio, que finalizou a especialização em Cirurgia Geral Avançada do Aparelho Digestivo em 2018.

Rotina da residência médica em Cirurgia Vascular

A residência de Cirurgia Vascular tem rotina intensa de estudos e atuação. Após cumprir o requisito de dois anos de residência em Cirurgia Geral, os médicos mergulham especialidade, que estuda as doenças e os tratamentos cirúrgicos para os sistemas arterial, venoso e linfático. Veja o depoimento de Renata Reis, que terminou a especialização em 2019.

Medicina de Família e Comunidade

A rotina da residência de Medicina de Família e Comunidade é abrangente. Isso porque esse profissional presta assistência à saúde continuada e integral, com foco na pessoa, na família e, claro, com orientação à sua comunidade. Saiba mais com os depoimentos de Fabio Nunes, R2 da Escola de Saúde Pública da Bahia, e José Venâncio, R1 da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Ortopedia e Traumatologia

Quando se fala na rotina da residência em Ortopedia e Traumatologia, é importante lembrar que as duas áreas lidam com lesões ósseas e musculares. Porém, enquanto a Ortopedia é dirigida para problemas crônicos e congênitos, a Traumatologia atua de forma mais emergencial. Acesse o depoimento de Bruno Macedo, R3 de Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Subúrbio em Salvador (BA).

Anestesiologia

O profissional anestesiologista tem uma série de funções relacionadas tanto a conhecimentos técnicos quanto médicos. Dessa forma, era de se esperar que a rotina da residência de Anestesiologia fosse cheia o bastante. Veja os depoimentos de Victor Nóbrega, residente do R2 pelo Hospital da Clínicas da USP, e Ticiana Brito, residente do R2 pelo Hospital Sírio-Libanês.

Pediatria

A Pediatria é a uma das especialidades mais procuradas para residência médica e traz uma série de possibilidades de atuação. Por isso, a rotina na residência de Pediatria também reserva desafios e particularidades. Saiba mais com os depoimentos de Caroline Soriano, do R1 do Hospital Martagão Gesteira, e Ana Clara Andrade, do R1 da UFS (Universidade Federal de Sergipe).

Leia também: Desafios do Internato de Pediatria

Dermatologia

A residência em Dermatologia demanda muito tempo de estudo e atuação, afinal, a especialidade que cuida do maior órgão humano, a pele. Acesse os depoimentos de Nandara Cristina Paiva, que concluiu a residência em 2019 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Ivana Diniz Lírio, que finalizou a residência em fevereiro de 2021, no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo.

Nefrologia

A rotina na residência de Nefrologia  envolve muitos estudos, pois sua atuação só acontece após dois anos de residência em Clínica Médica e, em seguida, outros dois anos em Nefrologia propriamente. Veja os depoimentos de Alexandre Vitor de Sá, que foi residente no Hospital das Clínicas de Salvador (BA), e de Sabrina Aroucha, que concluiu a residência em Nefrologia Pediátrica pelo Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP.

Neurologia

A rotina do residente em Neurologia é intensa, afinal, o neurologista é fundamental para a sociedade ao atuar no tratamento de doenças como Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer e outras demências que causam milhares de mortes em todo o mundo. Confira os depoimentos de Blenner Matheus, neurologista formado pelo Hospital Roberto Santos, e Camila Lobo, residente pela Unicamp.  

Infectologia

A rotina da residência em infectologia é intensa, como se espera de uma especialização caracterizada pelo aprendizado em serviço com carga horária de 60 horas semanais. Confira mais detalhes com os depoimentos de Victor Porfírio, residente no Hospital Couto Maia, e Ícaro Nunes, residente no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes).

Prepare-se para a prova de residência: escolha os melhores cursos com a Sanar Residência Médica!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.