Medicina da Família e Comunidade

Vacina da covid-19: o que pessoas com doenças de tireoide devem saber. | Colunistas

Vacina da covid-19: o que pessoas com doenças de tireoide devem saber. | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Natália Paniágua Andrade

Tudo que você precisa saber sobre a relação da vacina da covid com tireoide!

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), através do seu Departamento de Tireoide, se posicionou em relação à vacinação contra o novo Coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com doenças da tireoide.

Pessoas com doenças da tireoide se encaixam no grupo prioritário para a vacinação?

São algumas doenças relacionadas à tireoide:

  • Hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo;
  • Doenças autoimunes tireoidianas (Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves);
  • Nódulos tireoidianos.

A resposta para a pergunta é não. Até o momento não existem evidências que tais doenças da tireoide aumentem o risco de morbidade ou mortalidade pela infecção do Coronavírus.

Uma exceção é o caso de pacientes com câncer avançado de tireoide e que estejam em quimioterapia, porém, esses pacientes em tratamento ou em planejamento devem evitar a vacina quando os glóbulos brancos estão no ponto mais baixo e, portanto, é melhor administrar a vacina duas semanas antes ou duas semanas após a infusão, ou mesmo entre os ciclos da terapia.

Qual a opinião de outros especialistas?

A Dra. Gecilmara Salviato Pileggi, coordenadora da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da Sociedade Brasileira de Reumatologia também opina sobre o assunto: “se o sistema imune está parcialmente comprometido — como é o caso das pessoas com doenças autoimunes —, as doses vão gerar uma resposta efetiva, adequada e duradoura?

Essa é uma questão que exige mesmo cautela. Além da preocupação com a efetividade da resposta às vacinas, a segurança tem que ser priorizada.  As pesquisas devem observar a ocorrência de possíveis eventos adversos entre indivíduos com doenças autoimunes especificamente, assim como vêm fazendo com a população em geral.

Nesse grupo de pacientes, também é preciso considerar a atividade da doença de base e quanto ela sofre alterações frente à imunização.

É de conhecimento público que as diferentes vacinas testadas contra a Covid-19 não têm em sua formulação componentes vivos atenuados.

É uma boa notícia para os pacientes que estão em tratamento contra doenças autoimunes, porque, em geral, este tratamento envolve medicamentos imunossupressores e, mesmo quando os componentes estão enfraquecidos para entrar na formulação de uma vacina, eventualmente podem disparar a doença infecciosa que se propõe a defender em pessoas imunossuprimidas.

Ter cautela também não significa que é preciso criar vacinas específicas para os imunossuprimidos. No entanto, o acompanhamento médico é essencial para avaliar o grau de atividade da doença e se é a hora de aplicar uma dose qualquer.

Esse processo não significa que pessoas com doenças autoimunes e outras condições similares não poderão ser vacinadas contra a Covid-19. As vacinas são, sem dúvida alguma, o instrumento mais eficaz para combater a pandemia.”

Contraindicações: Vacina da Covid-19 versus doença da tireoide

Segundo a SBEM, até o momento as contraindicações são as mesmas aplicadas para a população geral.

“As vacinas COVID-19 atualmente disponíveis só são contraindicadas para pessoas com histórico de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) após dose anterior ou a qualquer componente da fórmula.”, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações. No presente momento, as recomendações são para se evitar vacinar pacientes com menos de 18 anos de idade, gestantes e aqueles com hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula vacinal.

Não existem estudos que demonstrem impacto na evolução da doença autoimune tireoidiana após a vacinação contra o novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

Conclusão

É possível evidenciar que a imunização é recomendada e segura na maioria dos casos, além de cuidados diários que são exigidos:

  • Usar máscaras que cubram o nariz e a boca. Não as manipular pela parte da frente — sempre colocar e retirar pela alça. Trocar a cada três horas ou quando ficar úmida. No caso de máscaras de tecido, lavá-las adequadamente após o uso. Máscaras descartáveis não devem ser reaproveitadas.
  • Manter distanciamento social de ao menos 1,5 m.
  • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão (por 20 segundos) ou álcool 70%.
  • Não tocar seus olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos.
  • Evitar aglomerações.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir com um lenço de papel ou com a parte interna do cotovelo. Em seguida, lavar as mãos.
  • Manter os ambientes arejados e ventilados.
  • Pessoas com COVID-19 devem permanecer isoladas por dez dias ou mais, a critério médico.
  • Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência, como mesas, maçanetas, interruptores, bancadas, puxadores, mesas, telefones, teclados, torneiras e pias. Caso estejam sujas, limpá-las com detergente ou sabão e água antes da desinfecção.
  • Usar luvas, reutilizáveis ou descartáveis, para a aplicação de produtos de limpeza e de desinfecção. Seguir as instruções do fabricante.

Para além dos cuidados, quem não se vacina coloca sua saúde em risco e também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para o aumento da circulação da doença.

Autora: Natália Paniágua de Andrade

Instagram: @natipaniagua_

O texto é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.

Observação: esse material foi produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido.

_

Referências

Doenças da tireoide e vacinação da covid-19. https://www.endocrino.org.br/noticias/doencas-da-tireoide-e-vacinacao-da-covid-19/

Covid-19. https://sbim.org.br/covid-19

Perguntas e respostas: vacina para Covid-19 e pacientes com câncer. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vacinas/13470/1204/ 

Veja Saúde: Cuidados com as vacinas para Covid-19 em pacientes com doenças autoimunes. https://www.reumatologia.org.br/clipping/veja-saude-cuidados-com-as-vacinas-para-covid-19-em-pacientes-com-doencas-autoimunes/