Vem dançar! Beneficíos da dança do ventre

Vem dançar! Beneficíos da dança do ventre

Índice
Índice
Editora Sanar
3 min1,105 days ago

 

VEM DANÇAR! – BENEFÍCIOS DA DANÇA DO VENTRE

 

 

 

A dança do ventre teve origem na época do período do Antigo Egito, mas por ser um evento visual, não existem documentos suficientes para comprovar o local exato da sua origem. A dança está relacionada com a música e a cultura árabe, visto que elementos antigos fortes da raiz do Oriente Médio, muito presente em eventos como casamentos, noite de núpcias. Com a expansão por vários países do Oriente Médio, começou a adquirir elementos culturais, mas a essência da sensualidade foi preservada. A difusão para o Ocidente veio basicamente da tradução das histórias de mil e uma noites.

 

Os benefícios desta modalidade seriam: por utilizar muitos músculos causa por consequência a alta queima de calorias, causa aumento da circulação sanguínea e da capacidade respiratória, proporciona a correção da postura, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e melhora o eixo de equilíbrio, estimula a dieta saudável para poder proporcionar um corpo com curvas delicadas, melhora a autoestima, desperta a feminilidade, desenvolvimento da agilidade mental e a concentração, estimula a criatividade, alivia o estresse.

 

Proporciona elevação dos seios, diminui a barriga e deixa ela chapada, arredonda o quadril e os glúteos, tonifica os músculos da coxa e panturrilha, enrijecimento e flexibilidade da musculatura, alivia os sintomas de menopausa, diminui as cólicas menstruais, auxilia no melhoramento das funções dos sistemas digestório e urinário. Os movimentos ondulatórios no abdômen promovem uma massagem nos órgãos internos como o útero, maior irrigação sanguínea na região pélvica, consequentemente proporciona um maior equilíbrio e prazer na atividade sexual, facilitando contrações e dilatações. O trabalho localizado na região do períneo, controlando esfíncteres e prevenindo problemas de incontinência urinária na terceira idade.

 

Para as gestantes é indicado esta modalidade física pelo motivo de ser de baixo impacto, podendo ser executada sem causar prejuízos por apresentar movimentos suaves e sem tensão, proporciona um preparo do organismo para o trabalho de parto, prepara o assoalho pélvico para o momento de expulsão do bebê, promove um auxilio para o funcionamento dos intestinos evitando as constipações, diminui a possibilidade de depressão pós-parto e ansiedade, proporciona a possibilidade para o bebê entre em posição com maior suavidade.

 

 

 

 

 

AUTORAS:

 

 

 

Gabriela Eiras Ortoni

Acadêmica de enfermagem 8º período e integrante da LASM – FESGO

 

gabriela eiras.png

 

 

 

Lorena Gonçalves Leal

Docente do curso de enfermagem e coordenadora da LASM – FESGO

 

pkg_util_img.jpg

 

 

 

Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Seja aprovado na Residência

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:

A
observação clínica.
B
tratamento com tiroxina em doses supressivas.
C
tomografia computadorizada para confirmar multinodularidade.
D
exame citológico de material obtido por punção biópsia aspirativa por agulha fina.
E
radioiodoterapia.
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.