Ciclo BásicoCiclo ClínicoInternatoResidência Médica

Vilões que matam seus estudos

Saiba como superar os vilões que matam seus estudos!

No estudo para minhas provas na faculdade, era constante a sensação de que o tempo não era suficiente.

Durante a época do vestibular eu tinha desenvolvido técnicas próprias de estudo que me eram muito úteis. Por algum motivo, dia após dia eu me frustrava em não conseguir aplicá-las no estudo para as provas da faculdade.

O final do semestre ia se aproximando e minha culpa crescia, juntamente com a pilha de livros da escrivaninha.

Não conseguia nem sair com os amigos para aproveitar, sabendo que as provas finais estavam chegando, nem estudar, visto que nunca parecia haver tempo suficiente.

Aulas da faculdade até tarde, arrumar a casa, responder emails, ver WhatsApp, conferir as tarefas para o dia seguinte… a pilha de afazeres era enorme e, quando chegava a hora do estudo, sempre estava cansado demais.

Apesar disso, eu queria participar das atividades de minha faculdade. E assim, comecei a frequentar uma Liga Acadêmica, iniciei um projeto de pesquisa e estava prestes a fazer parte da diretoria do Centro Acadêmico.

Paradoxalmente, comecei a conseguir estudar mais. Comecei a me organizar e ir melhor em provas e me focar em metas de longo prazo.

O primeiro passo para tudo isso, foi identificar os três vilões mais comuns nos meus estudos, que também são frequentes na vida de todo estudante:

Retrabalho

Retrabalho, ou fazer o mesmo trabalho mais de uma vez.

Quando você não está com a vida organizada, na correria do dia-a-dia, é comum fazer diversas vezes o mesmo trabalho, mesmo sem notar.

Você acorda e checa seu email e WhatsApp. Nota que há diversas mensagens novas, algumas com urgência de serem respondidas. No entanto, você já está atrasado para a faculdade (ou trabalho).

Deixa o celular de lado e inicia o seu dia.

À tarde, novas notificações no celular: um novo email de uma amiga que há muito tempo você não conversa. Você lê o email inteiro com todas as novidades que ela tem a te contar. Vê que a resposta iria demorar algum tempo, mas você está no meio da aula. Guarda para depois.

Chegando em casa à noite, separa para responder todas aquelas mensagens e emails. Obviamente, tem que ler tudo novamente para se lembrar dos detalhes e poder responder adequadamente.

Notou como funciona o fluxo?

Quantas vezes você está fazendo a mesma coisa no seu dia? Quanto tempo está perdendo com retrabalho de coisas cotidianas?

Se você não tiver planejado os tempos do seu dia para fazer cada coisa, esse fluxo vai se repetir diariamente.

Distrações rotineiras que atrapalham os estudos

Com as distrações rotineiras de notificações no celular, WhatsApp e Facebook, é comum que você se distraia no meio de seu estudo para responder alguém.

Pode parecer pouco, durante meia hora, ser interrompido uma vez pelo seu celular.

No entanto, você já parou para contar quanto tempo perde toda vez que se distrai?

Quanto tempo passa no celular até voltar ao estudo?

E pior, quanto tempo você demora para voltar o seu raciocínio do mesmo ponto em que havia parado?

Tempo ocioso

“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.” – Cyril Northcote Parkinson

Por mais que isso pareça paradoxal, o fato de você não conseguir estudar tudo que precisa pode ser por excesso de tempo, mais do que falta do mesmo.

É o que acontecia comigo: por mais que eu quisesse estudar para as provas de fim de semestre, elas estavam há um semestre de distância. E sem nenhum outro compromisso até lá.

Quando comecei a ter diversos outros compromissos, a situação mudou: meu tempo era cada vez mais curto, e eu tinha que fazer render sempre que tinha algumas horas livres.

Não tente se enganar

Hoje em dia é comum ser “feio” não estar ocupado.

Dizemos orgulhosos, de boca cheia, que estamos de plantão no fim de semana. Também, sempre que recusamos um convite para sair, fazemos questão de dizer que é porque temos muitos afazeres.

Você normalmente não está tão ocupado quanto parece. Pelo menos não com atividades que gerem resultados positivos para você à longo prazo.

Quando começamos a melhorar nossa organização e produtividade, encontramos brechas e lacunas de tempo que pareciam não existir.

Procure essas lacunas!

Conhece mais algum vilão dos estudos?

Pode entrar em contato via alexandre@medway.com.br que ficarei feliz em te ajudar a vencer esses vilões.

A Medway

A Medway é uma empresa que se preocupa ajudar médicos e estudantes de medicina a alcançarem o sonho da residência médica que desejam. Trabalhamos com foco em passar as vivências e dicas acerca do conhecimento, produtividade e mindset necessários para chegar lá.

Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar