Outros

Atualização médica: qual a sua importância?

Atualização médica: qual a sua importância?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

De todas as áreas de atuação, a Medicina é uma das que mais exige atualização. Isso porque grandes avanços ocorrem ano a ano, e com isso as diretrizes também evoluem. A atualização médica, portanto, deve ser constante, e cabe a você, médico ou estudante, buscar essa atualização.

A maior parte dos médicos opta por se atualizar através de artigos científicos. A prática de buscar por artigos é realmente necessária, uma vez que as principais inovações surgem por esse veículo. Mas não adianta tentar ler artigos se nem o básico dos novos livros você domina.

Em outras palavras, as vezes tentar se atualizar exclusivamente através de artigos científicos seja dar um passo maior do que a perna. Então é por isso que existe uma ideia a ser desmistificada: a de que médicos não leem livros acadêmicos.

Assim, confira a seguir algumas dicas sobre como garantir a sua atualização médica.

Atualização médica com livros

Já houve um tempo em que os livros de Medicina ficavam desatualizados rapidamente. Essa noção de livro desatualizado perpetuou a ideia de que médicos devem buscar apenas artigos. Porém, é possível encontrar livros mais atualizados aqui na Sanar! Oferecemos ótimos materiais, produzidos por profissionais excelentes, que são renomados no meio acadêmico.

Vale lembrar que quando se fala de atualização médica, não precisa ser sempre alguma inovação. À vista disso, o médico possui o dever de revisar várias vezes ao longo da carreira qualquer conteúdo que seja útil para a sua rotina diária. Isso garante que suas ações tenham amparo técnico.

Portanto, adquirir livros é uma ótima forma de médicos se manterem atualizados e com todos os protocolos fresquinhos. Não perca a oportunidade e confira os nossos livros!

Mantendo-se atualizado através de artigos

Deixando claro que médicos podem (e devem) estudar por livros, você está errado se busca manter-se atualizado através de artigos? Muito pelo contrário, você está errado se não fizer isso.

Livros são a síntese do conteúdo médico adquirido ao longo dos anos e adaptado para a prática, mas nem o mais completo dos livros irá abarcar tudo que está no meio acadêmico.

Portanto, é importante que os médicos estudem através de livros e artigos, para manter sempre o amparo e o saber científico.

Existem vários sites de pesquisa de artigos. As mais conhecidas são a SciElo, o Pubmed, e o UpToDate. Mas o importante não é ler os melhores artigos nos melhores sites, eles são apenas canais. Aqui nesse mesmo site você encontra uma aba de artigos, basta clicar aqui!

Então, dado o grande número de sites e de artigos para você escolher, basta buscar aqueles cujo tema seja mais atraente ou mais útil à sua prática médica. Ou seja, por mais legal que um artigo sobre cirurgia cardíaca possa parecer, um Neuro faria muito mais proveito de outras leituras.

Em suma, você deve estudar para se atualizar nas áreas em que isso te fará um médico melhor. Para isso, se atente às palavras chave, uma boa busca de artigos depende da correta escolha delas.

Por fim, sempre desconfie. Ao ler um fato que te soe estranho, olhe as referências e a revista que publicou o artigo. Assim você vai garantir que estará diante de artigos respeitados e de bom valor científico, afastando-se de um possível conflito de interesse e de artigos com vieses.