A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização.
O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977.
Atualmente, no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) existem 907 instituições que ofertam 6.449 Programas de Residência Médica no Brasil.
A residência é caracterizada pela formação em serviço sob a orientação de médicos especialistas com alta qualificação profissional e e ética. A entrada em um programa de residência médica acontece mediante aprovação em um processo seletivo.
É um período na vida do médico de alta dedicação no desenvolvimento de competências profissionais. Com base na legislação, o médico residente destina 60 horas semanais à aprendizagem em serviço (ou seja, são 2.880 horas de formação).
A carga horária do programa de residência médica é dividida entre atividades teóricas e atividades práticas. O foco maior é na prática profissional.
Vale acrescentar que por lei o residente precisa cumprir 24h de plantão dentro da carga horária semanal. Outros pontos que a legislação garantem são:
- descanso obrigatório de 6 horas após plantão noturno de 12 horas,
- ao menos, um dia de folga semanal,
- trinta dias consecutivos de repouso por ano de atividade.