Anúncio

Avaliação radiológica do trato gastrointestinal | Colunistas

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

1.
Introdução

O estudo do trato gastrointestinal por meio da radiografia era muito utilizado antigamente para confirmação do diagnóstico. Hoje em dia essa técnica de imagem está sendo substituída ou complementada por outras como a endoscopia, ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), ecoendoscopia, ultrassonografia endoscópica (USE) ou ressonância magnética (RM).

Entretanto, essas técnicas como a radiografia de abdome convencional e técnicas contrastadas ainda são responsáveis por um grande número de diagnósticos de imagem. Vale lembrar que o trato gastrointestinal (TGI) é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso, reto e ânus. 

2.
Radiografia simples

É uma técnica de exame bastante utilizada por estar disponível na maioria dos hospitais, por ser simples, rápido e de baixo custo. Para realizar esse exame visando a visualização do TGI, não é necessário nenhum preparo específico e pode ser utilizada várias incidências de acordo com a indicação clínica e de preferência com o paciente em apneia no final da expiração. Caso a radiografia seja usada para pesquisa de cálculos urinários pode ser utilizado laxante e restrição alimentar, para a melhor avaliação.

3.
Radiografia contrastada

Corresponde a uma técnica radiográfica contrastada por Sulfato de Bário
para avaliação do TGI. É importante salientar que o uso de contraste de bário é
contraindicado em casos de suspeita de perfuração de víscera oca, pois esse
pode causar uma peritonite química. 
Nesses casos é indicado a utilização do contraste de iodo. Dentre esses
exames de radiografia contrastada para avaliação do TGI, tem-se o Deglutograma,
Esofagograma, EED, Trânsito intestinal e Enema opaco. 

➤ O Deglutograma ou Videodeglutograma (VDG):

É uma técnica que consiste em avaliar o ato de deglutição por meio da ingestão de uma série de substâncias baritadas. É aconselhado para esse exame que todas as radiografias sejam filmadas para que possa ser visualizado todo o ato de deglutir.

Esofagograma:

Representa a avaliação contrastada apenas do esôfago para avaliação de sua permeabilidade, elasticidade, motilidade, seu contorno e relevo.

EED ou Esôfago, Estômago e Duodeno:

Corresponde a um estudo imagiológico contrastado da parte distal do esôfago, do estômago e também do duodeno. O objetivo desse exame é verificar como está o contorno, relevo da mucosa, elasticidade, calibre, motilidade e se há a presença de alguma lesão.

Trânsito intestinal:

É uma técnica de imagem contrastada para visualização das alças intestinais, do calibre, da motilidade, da elasticidade e da mucosa de todo o intestino delgado. Além disso, esse exame é utilizado bastante para verificar a presença de alguma lesão na víscera. Esse exame geralmente é realizado como uma continuação do EED, sendo feito com o paciente em jejum de 12 horas.  

Enema opaco:

Consiste em uma radiografia contrastada para avaliar a permeabilidade, a elasticidade, a mucosa, o calibre, os contornos do intestino grosso e de suas alças. Além disso, é utilizado também para verificar a progressão retrógrada do contraste, uma vez que o contraste é injetado por via retal.

Esse exame assim como o trânsito intestinal, necessita ser feito com o paciente em jejum de 12 horas e pode ser usada a técnica de duplo contraste. A técnica de duplo contraste corresponde a injeção de contraste baritado junto com ar, justamente para que esse ar realize a distensão da víscera e garanta a melhor visualização.     

4. Imagens

Figura 1 e 2: Radiografia abdominal simples e Deglutograma.

Figura 3 e 4: Esofagograma e
EED.

Figura 5 e 6: Trânsito intestinal e Enema opaco.

Autor: Wesley Vinicius, Estudante de Medicina

Instagram: @wesley.tenoriio

Confira o vídeo:

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books