Biofísica

Biofísica do som e audição

Biofísica do som e audição

Compartilhar

SanarFlix

2 minhá 593 dias

BIOFÍSICA DO SOM:

  • Definição

O som é uma onda mecânica decorrente da transmissão de energia de partículas em vibração. Em outras palavras, o som é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar.

Por ser uma energia mecânica, o som necessita de um meio material para se propagar, podendo ser líquido, sólido ou gasoso e, dessa forma, não há propagação de ondas sonoras no vácuo. Já a sua produção depende de deformações (vibrações) provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, diafragma do alto-falante, entre outros).

Ao tocar uma corda de violão, por exemplo, o ar adjacente é comprimido, o que cria uma pressão extra nesta região, e isso, por sua vez, faz com que as colunas de ar subsequentes se tornem pressionadas também. Esse processo repete-se continuamente até que o som chegue ao sistema auditivo humano, onde é detectado.

  • Propriedades da onda sonora

A onda sonora é composta de alguns elementos, através dos quais suas propriedades são determinadas. Entre estes elementos estão o vale (ou ventre) e a crista.

O vale é o ponto da onda com menor energia e que corresponde a expansão do ar, em que as partículas estão mais afastadas. Já a crista é o ponto da onda com maior energia e que corresponde a compressão do ar, em que as partículas estão mais próximas.

  • Velocidade de propagação

A velocidade de propagação do som varia de acordo com o meio material em que ocorre, tendo velocidade ascendente a medida que o meio passa de gasoso para líquido e de líquido para sólido. Isso porque em meios mais densos a velocidade de propagação do som é maior do que em meios menos densos. Observe a seguir as velocidades de propagação do ar em diferentes meios materiais:

  1. Borracha – 34 m/s
  2. O2 – 317 m/s
  3. Ar 20ºC – 340 m/s
  4. Água – 1450 m/s
  5. Ferro – 5100 m/s
  6. Granito – 6000 m/s

Ademais, a velocidade do som pode ser calculada pela seguinte fórmula:

V = F . λ

Em que,

V é a velocidade de propagação do som;

F é a frequência da onda sonora;

λ, ou lambda, é o comprimento de onda.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.