CID: O que é e quando é necessário usá-lo? | Colunistas

CID: O que é e quando é necessário usá-lo? | Colunistas

Índice
Índice
Comunidade Sanarmed
2 min341 days ago

CID: Mais que uma classificação patológica – O que é e quando é necessário usá-lo?

A Classificação Internacional de Doenças (CID) permite uma formalização das enfermidades, por meio de numeração e categorias próprias, além de facilitar o acesso à informação global no cenário médico sobre condições clínicas evidenciadas na prática da Medicina. 

Por meio da CID se observa o panorama das enfermidades na esfera global, nacional e até regional. Integralizada ao sistema de buscas do Sistema Único de Saúde, o DATASUS, é possível traçar medidas preventivas, dar um ‘Up Grade’ nas informações clínicas e relembrar a própria história natural da doença que se quer analisar no consultório médico ou no ambulatório do rodízio de internato.

A CID, tal como sistema da Organização Mundial da Saúde (OMS), passa por atualizações de dados e também recebe sugestões de profissionais da saúde mundialmente. Sua última mudança entrará em vigor no ano de 2022, sendo então a CID-11. Por facilitar o acesso a informação em saúde a nível técnico e científico permeia a vida acadêmica e profissional do jovem médico.

Contudo, por ser conhecida pela maioria dos profissionais clínicos, em certas ocorrências ela passa despercebida ou de certo modo, omitida. A CID é essencial por dar um maior direcionamento da conduta médica podendo, assim, auxiliar na economia de tempo num diagnóstico ágil e imediato. Além de contar dados clínicos e até mesmo de conduta, se torna importante, mas não indispensável, no início da profissão médica.

Acrescentar a CID em atestados, prescrições, análises de casos clínicos é importante por formar uma base de busca à informação sobre a patologia tratada pelo clínico e também para conhecimento de outros profissionais e estudantes da Medicina.


Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Seja aprovado na Residência

Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:

A
Restrição calórica.
B
Aumento da grelina.
C
Aumento de GLP-1 (Glucagon-Like Peptídeo).
D
Melhora da sensibilidade à insulina.
E
Redução da gordura visceral.
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.