Outros

Como atuar como médico no Canadá

Como atuar como médico no Canadá

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

O Canadá pode ser o destino perfeito para você, médico que pensa em sair do Brasil. Saiba os valores e estágios desse processo!

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cerca de 120 mil brasileiros moravam no Canadá em 2020. Atraídos pela qualidade de vida do país americano, muitos desses brasileiros são médicos(as)!

Pensando nisso, preparamos um texto elucidativo sobre os principais passos para quem busca atuar como médico no Canadá. Vamos nessa?!

Como atuar como médico no exterior?

Atuar como médico em outro país exige dedicação para lidar com todo o processo burocrático. Isso não seria diferente com o Canadá, mas com calma você chega lá.

A primeira dica que poderíamos dar para você é: domine o inglês ou francês! É fundamental que você tenha um bom vocabulário para atuar fora do seu país.

Você se sairá muito melhor nas avaliações se não precisar se preocupar com o idioma, focando apenas em comprovar seus conhecimentos médicos.

Se possível, faça um intercâmbio, pois é  importante conhecer o país e a sua cultura antes de começar o processo de revalidação do seu  diploma. 

O segundo passo é entender o programa que irá revalidar seu diploma médico.

Já pensou em receber uma ajuda financeira todos os meses até se formar? Conheça a Mesada.

Validando seu diploma médico no Canadá

Valores dos processos iniciais

Procure saber se a sua faculdade ou universidade está cadastrada na World Directory of Medical Schools. As etapas posteriores só serão válidas caso ela faça parte desse diretório. 

Posteriormente a isso, você vai precisar realizar um cadastro no site Physicians Apply. Este site fornece as informações essenciais para estudantes e graduados que desejam praticar medicina no Canadá.

É através dele que você vai enviar seus documentos para verificação do certificado médico e se inscrever para os exames do Conselho Médico do Canadá. 

O Conselho será responsável por traduzir alguns dos seus documentos com custo de traduções por páginas de $140 dólares canadenses.

Você pode escolher entre inglês ou francês, já que as duas línguas são faladas no Canadá. Em províncias como o Quebec, o francês é o principal idioma, enquanto em outras, como Ontario, o inglês é o principal idioma.

Vale lembrar que todos os documentos devem ser enviados via correio e que alguns deles precisam ser certificados em cartório.

Quais documentos serão solicitados?

No ato de certificação uma dica é encontrar um advogado que tenha um carimbo em inglês. Caso não ache, você pode fazer isso no Canadá indo em  qualquer Notary Public (equivalente ao cartório).

Documentos como passaporte, comprovação de identidade e certificado de formação serão pedidos pelo Physician Apply. 

A verificação por documento custará algo em torno de $190 dólares canadenses.

Ainda no Physician Apply, você poderá acompanhar todo o processo referente aos seus documentos.

Eles serão enviados para o Brasil e direcionados para o departamento responsável na sua universidade ao final das etapas. O processo normalmente demora em torno de 3 à 4 meses.

Após esse processo, você pode dar solicitar seu ECA (Educational Credential Assessment), a Avaliação de Credenciais Educacionais, para que seu diploma seja equivalente ao diploma de um cidadão canadense.

Segunda etapa para se tonar médico no Canadá

O MCCQE1– Medical Council Of Canada Qualifying Exam 1 avalia seus conhecimentos em medicina. Ele é focado em diagnóstico clínico, sendo dividido da seguinte forma:

  • 210 perguntas de múltipla escolha (175 perguntas pontuadas e 35 perguntas piloto não pontuadas);
  • 38 casos clínicos de tomada de decisão (30 casos pontuados e oito casos piloto) com questões abertas curtas.

O MCCQE1 pode ser realizado em 80 países sem a necessidade de ir ao Canadá, já que é uma prova online. O valor desse exame é em torno de $1.375 dólares canadenses (R$5628,63)

Estágios finais do processo

O NAC –National Assessment Colaboration Exam é um exame prático com duração de um dia. Ele conta com conteúdos de 12 áreas de atuação em medicina e que custa $3.000 dólares canadenses.

Vendo a quantidade de cifras que o texto apresentou, é fundamental que você se organize, não é mesmo?”

Planejamento financeiro, estabilidade emocional e força de vontade são indispensáveis para que você passe por esse processo.

Durante as avaliações teóricas e práticas, é normal que você sinta um nervosismo. Não deixe que isso afete o sucesso de sua prova.

Sugestão de leitura complementar