Índice
Confira nesta publicação orientações de qual é a melhor forma de estudar medicina através de fluxos e mapas mentais!
Metodologia de estudo é um tema recorrente nas rodas de conversa de estudantes de medicina. Afinal, é importante buscar sempre novas técnicas e ferramentas para absorver melhor os conteúdos da graduação.
Duas metodologias muito indicadas são os estudos por mapas mentais e fluxogramas. Essas ferramentas podem aumentar a retenção do conteúdo e facilitar o seu entendimento, mas elas precisam ser bem utilizadas para que você tire o melhor delas.
Quer saber como fazer um mapa mental para revisar assuntos? Dicas sobre fluxogramas? É só continuar lendo este texto!
Como estudar Medicina por mapas mentais?
Mapa mental consiste em criar conexões entre tópicos de um determinado assunto. Traz informações objetivas para facilitar a construção de uma linha de raciocínio do conteúdo.
O que isso significa na prática? Significa que ao estudar por mapas mentais você compartimentaliza o conteúdo na sua cabeça através de termos chave. Assim, ao consultar rapidamente o mapa você consegue lembrar mais facilmente do conteúdo estudado.
Então, como estudar corretamente por mapas mentais e aproveitar dessa fixação do conteúdo? Primeiramente, é preciso distinguir o estudo construindo um mapa ou com um mapa já existente.
Exemplo de mapa mental

Dica de como usar mapa mental
Para quem está tendo contato com um assunto pela primeira vez, o ideal é criar o seu próprio mapa mental. A dica é estudar o conteúdo no livro e fazer o seu mapa.
Leia também: como criar mapas mentais
Para quem quer apenas uma ferramenta de revisão rápida, é possível estudar por um mapa mental pronto. Isso porque os tópicos usados no mapa já vão te ajudar a relembrar do conteúdo.
Você pode adquirir um livro de mapas mentais, a Sanar tem opções ideias de livros e está lançando o livro Mapas Mentais da Medicina 2° edição.
[Conferir os livros de medicina da Sanar]Como estudar medicina por fluxogramas?
O fluxograma é uma ferramenta de consulta. Você não irá aprender muito do conteúdo estudando por eles, apenas a conduta prática a ser tomada. Para estudar por eles, a principal dica é ter estudando com antecedência.
Essa é melhor ferramenta para os estudantes de medicina que estão no internato e vão ser muito úteis no dia a dia.
O que fazer ao se deparar com um fluxograma?
Quando você se deparar com um fluxograma, é importante delimitar:
- qual o assunto está sendo tratado,
- para qual ambiente médico ele é aplicado e
- quais os profissionais envolvidos na conduta.
Além disso, você precisa ver se ele está atualizado, para não praticar uma conduta desatualizada.
Por fim, é importante que você revise, treine e pratique o máximo possível cada fluxo. Porque só assim você irá tê-los de forma instintiva na sua prática médica.
Estudar medicina: quais livros têm fluxogramas?
A melhor coleção para ter todos os fluxogramas que você precisa para estudar Medicina são os livros da coleção Yellowbook da Sanar.
Com cada um dos livros Yellow, você tem acesso a fluxos e condutas que vão te auxiliar nas mais diversas áreas da Medicina. Estudar Medicina por fluxogramas vai virar rotina, e você será um médico bem preparado para lidar com qualquer situação.
Conheça alguns dos livros da Sanar da coleção Yellowbook:
- Como Fazer Todos os Diagnósticos
- Yellowbook Fluxos e Condutas: Emergências (3ª Edição)
- Fluxos e Condutas no ambulatório
