Livros de Medicina

Como estudar Medicina com fluxos e mapas mentais?

Como estudar Medicina com fluxos e mapas mentais?

Compartilhar

Carreira Médica

6 min há 151 dias

Um tema recorrente dentre os estudantes de Medicina é metodologia de estudo. Ou seja, os estudantes sempre estão buscando e conhecendo técnicas e ferramentas para estudar Medicina da melhor forma possível.

Dentre essas diferentes metodologias, está o estudo por mapas mentais e o estudo por fluxogramas. Essas importantes ferramentas podem aumentar a retenção do conteúdo e facilitar o seu entendimento. Mas elas precisam ser bem utilizadas para que você tire o melhor delas.

Você já teve que fazer um mapa mental para uma avaliação e sente que não aprendeu? Tem acesso a vários fluxogramas e não sabe como aproveita-los corretamente? Então esse texto é pra você, presta atenção nessas dicas.

Como estudar Medicina por mapas mentais?

O que é um mapa mental? Essa ferramenta consiste em criar conexões entre tópicos de um determinado assunto. Trazendo, assim, informações objetivas para facilitar a construção de uma linha de raciocínio do conteúdo.

Mas o que isso significa na prática? Significa que ao estudar por mapas mentais você compartimentaliza o conteúdo na sua cabeça através de termos chave. Assim, ao consultar rapidamente o mapa você consegue lembrar mais facilmente do conteúdo estudado.

Então, como estudar corretamente por mapas mentais e aproveitar dessa fixação do conteúdo? Primeiramente, é preciso distinguir o estudo construindo um mapa ou com um mapa já existente.

Para quem está tendo contato com um assunto pela primeira vez, o ideal é criar o seu próprio mapa. Assim, você estuda o conteúdo pelo livro e então vai fazendo o seu mapa mental com os principais termos do assunto. Nós já falamos muito sobre como criar um mapa mental nesse outro post.

Mas para assuntos já estudados, você pode optar por mapas mentais como uma excelente ferramenta de revisão. Porque os tópicos do mapa fazem com que você se esforce para lembrar de todo o conteúdo, mas com uma boa dica. Assim você pode exercitar o active recall, metodologia bem conhecida, e otimizar o conhecimento adquirido.

Você pode acessar mais de 400 mapas mentais com o livro Mapas Mentais da Medicina!

Ideal para estudantes de todas as fases do curso, esse livro é uma ótima opção para quem quer estudar medicina por mapas mentais. Clique aqui e conheça esse incrível material de revisão. Disponível também na nossa biblioteca online de Medicina, o SanarBooks, junto com mais de 100 livros ilimitados.

Como estudar Medicina por fluxogramas?

Você já viu um fluxo de conduta como esse acima? Como agir diante dele?

O primeiro passo para estudar Medicina por fluxogramas é ter estudado o conteúdo antes. Fluxos são ferramentas de consulta. Ou seja, você não irá aprender muito do conteúdo estudando por eles, apenas a conduta prática a ser tomada.

Entretanto, isso não os torna menos importantes para os seus estudos. Principalmente para o internato, é importante ter internalizado os fluxos de conduta, e tê-los a mão é muito útil.

Quando você se deparar com um fluxograma, é importante delimitar qual o assunto está sendo tratado, para qual ambiente médico ele é aplicado e quais os profissionais envolvidos na conduta. Além disso, você precisa ver se ele está atualizado, para não praticar uma conduta desatualizada.

Por fim, é importante que você revise, treine e pratique o máximo possível cada fluxo. Porque só assim você irá tê-los de forma instintiva na sua prática médica.

A melhor coleção para ter todos os fluxogramas que você precisa para estudar Medicina é o Yellowbook!

Com cada um dos livros Yellow, você tem acesso a fluxos e condutas que vão te auxiliar nas mais diversas áreas da Medicina. Assim, estudar Medicina por fluxogramas vai virar rotina, e você será um médico bem preparado para lidar com qualquer situação.

Então não perca tempo e comece agora a estudar Medicina por fluxogramas. Clique aqui e conheça mais sobre os livros Yellowbook.

Tenha o melhor material de Medicina!

Se você é um estudante que se preocupa em estar bem preparado, você precisa garantir vários materiais de excelência. Mas com tantos livros complexos e caros, é difícil montar uma coleção de livros físicos que seja suficiente e com um preço praticável.

Assim, para auxiliar todo e qualquer estudante de Medicina, surgiu o SanarBooks!

Essa biblioteca virtual de Medicina possui mais de 100 livros ilimitados para você estudar! Assim, durante todo o curso, você garante um material de qualidade, feito para estudantes e pagando menos de 1 real por dia!

Ou seja, durante 1 ano você paga menos do que você pagaria em um único livro “catedrático” de Medicina. Existe custo benefício melhor?

Então clique aqui e conheça a revolução dos livros de Medicina!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.