Outros

Como estudar medicina de forma rápida e prática

Como estudar medicina de forma rápida e prática

Compartilhar

Carreira Médica

7 min há 310 dias

Você provavelmente já pensou, em meio a tantos resumos e PDF’s, se não tinha uma forma mais fácil de estudar todo o conteúdo das suas aulas de Medicina. Embora muitos estudantes permaneçam estáticos a essa situação, você não precisa se acomodar na sua forma de como estudar medicina.

Ou seja, não é porque outros colegas seguem uma metodologia tradicional de aula, café e virar a noite com resumos que você precisa fazer o mesmo. Na verdade, buscar um novo método de estudar medicina é uma forma de se diferenciar e estar mais preparado para as provas e para toda a sua carreira médica.

Assim, preste muita atenção nessas 3 dicas que podem te ajudar a otimizar o seu tempo e te dar uma nova visão de como estudar medicina.

Crie seus próprios Flashcards

Nós já falamos melhor sobre o Active Recall aqui, mas é sempre bom relembrar que o melhor método de aplicar essa metodologia de estudo é utilizando Flashcards.

Através dessa ferramenta, você gera um mecanismo de repetição com uma graduação de dificuldade. Ou seja, os flashcards com os assuntos que você tem maiores dificuldades devem ser revistos mais vezes, enquanto que os que você domina melhor podem ser mais espaçados.

O Active Recall funciona de uma maneira bem simples. Você anota uma informação e treina constantemente para tentar lembrar dela. Essa técnica é comprovadamente mais eficiente do que apenas ficar lendo e relendo a mesma frase, porque você não exercita corretamente o seu cérebro para armazenar essas informações.

Sendo assim, justamente para já iniciar o processo de absorção do conteúdo, a melhor forma de praticar esse método é criando os seus próprios flashcards. Mas muitos estudantes podem ficar inseguros nesse processo. Então aqui estão algumas dicas de como desenvolvê-los:

  • Flashcards não é resumo. Então não copie o assunto inteiro e priorize o que é importante.
  • Por outro lado, para essa técnica surtir efeitos, não omita informações valiosas sobre o assunto. Tenha consciência na hora de selecionar o que irá para os cartões.
  • Utilize imagens sempre que possível, isso facilita a memorização do assunto. Por isso uma boa ferramenta digital de elaboração de Flashcards, como o Anki, podem facilitar o trabalho.
  • Não deixe a elaboração de Flashcards para depois. Durante a aula ou lendo um livro do assunto, já fique preparado para ir transcrevendo os tópicos mais importantes.

Com isso, você já pode iniciar a sua adaptação para essa metodologia ativa! Porém, lembre-se que é um processo pessoal, que pode ser longo e necessitar de ajustes. Mas não deixe de tentar, especialmente se você pensa que poderia render mais nos seus estudos.

Como estudar Medicina com Casos Clínicos

Se você quiser ler um post exclusivamente dedicado ao estudo por caso clínicos, é só clicar aqui. Mas não dá pra falar de como estudar medicina de forma rápida e prática sem relembrar da importância e da qualidade desse método.

Estudar através de casos clínicos é a melhor forma de aplicar a teoria médica na prática. Assim, você inicia o desenvolvimento do raciocínio clínico (até nas fases iniciais da graduação) e aprimora os seus conhecimentos e habilidades.

Nesse sentido, muitas faculdades e palestrantes em congressos já utilizam casos clínicos como uma forma de contextualizar os assuntos e facilitar a compreensão do conteúdo. Porém, a frequência em que essas instituições os utilizam ainda não é ideal, então você pode buscar casos clínicos em outros lugares.

Se você busca por um bom livro de casos clínicos, aqui vão algumas opções para você:

Mas se você não consegue escolher só um, aqui vai uma notícia boa: você pode ter todos! No SanarBooks, você tem acesso a mais de 300 casos clínicos para estudar durante toda a sua graduação. Além de acesso ilimitado a MUITOS outros livros e materiais de estudo! Então clique aqui para conhecer o SanarBooks!

Use e Abuse de Mapas Mentais

Os Mapas Mentais também são ótimas ferramentas de estudo para medicina. Isso porque eles utilizam de mecanismos visuais para organizar as informações e maximizar as suas chances de absorve-las.

Existem várias formas de estudar por esses meios. Uma bastante recomendada é que você faça os seus próprios flashcards. Mas como nem sempre o estudante de medicina tem tempo pra isso, existem opções mais rápidas e práticas. E já que estamos focando em rapidez e praticidade, aqui vão dicas valiosas pra você.

O livro Mapas Mentais da Medicina é o material mais completo de mapas mentais disponível para estudantes de medicina! São mais de 400 mapas mentais para você destrinchar vários assuntos e aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Além disso, o livro abrange assuntos do início do Ciclo Básico até o fim do Ciclo Clínico. Assim, ele permanece valioso durante toda a sua graduação. Clique aqui para conferir! Disponível também no SanarBooks!

  • SanarMed

Aqui no SanarMed, nós temos uma seção exclusiva para Mapas Mentais. São vários materiais gratuitos, desenvolvidos por ligas parceiras, para você revisar os mais diversos assuntos dentro da medicina. Clique aqui para acessar!

Essa dica já é para quem busca um conteúdo mais específico e quer dominar uma área importantíssima da farmacologia. Aprender como prescrever corretamente cada antibiótico é muito importante para um médico em formação. Por isso, esse livro pode ser de grande valia.

São 60 mapas mentais, cada um acompanhado de um resumo, garantindo um conhecimento simples, prático e rápido sobre cada fármaco abordado. Clique aqui para conferi-lo no SanarBooks! Ou, se preferir, você pode conhecer a sua versão física clicando aqui.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.