Carreira em Medicina

Como fazer seu Marketing Médico

Como fazer seu Marketing Médico

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

O consumidor está cada vez mais atento e exigente. Apesar do boca a boca já ser uma estratégia extremamente usada no meio da saúde, uma oportunidade de fidelizá-los ainda mais é investir no seu Marketing Médico.

Além de garantir um maior número de consultas, você vai poder ajudar e atingir mais pessoas pelo Marketing. A longo prazo, isso pode te colocar como uma referência em conteúdo e desenvolver um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Passo a Passo do Marketing

Primeiro, é essencial ter um rumo. Produzir conteúdo é fundamental, se atentar a sua qualidade também, mas você precisa de um objetivo. Assim, você pode saber se seu esforço está te aproximando ou não dele.

Agora, monte uma estratégia e vamos a prática! Defina se precisa da ajuda de um profissional de comunicação, quantas postagens devem ser feitas, quais as melhores redes para investir… Basicamente, crie um plano e faça suas atividades.

E, para garantir que está no caminho certo, não se esqueça de acompanhar suas métricas. Seu objetivo é conseguir mais clientes? Se instaurar como referência? Pense em métricas que mais se associam com seus objetivos e as acompanhe.

Marketing de Conteúdo

De modo geral, temos algumas opções que você pode seguir para produzir seus conteúdos. Uma delas, e uma das mais usadas atualmente, é o Marketing de Conteúdo.

Com ela você vai produzir um conteúdo relevante para seu público. Essa é uma boa forma de criar um relacionamento e desenvolver sua autoridade no assunto.

Mas atenção: o conteúdo precisa ser relevante e adaptado para seu público alvo! Afinal, a forma como você vai conversar com seus colegas médicos não é a mesma que você usa com seus pacientes.

Então, se seu objetivo for se posicionar como autoridade entre médicos, seu tom e assuntos vão ser diferentes dos que você vai aplicar se quiser ajudar seus pacientes no seu dia-a-dia.

Todos os objetivos e estratégias são válidos – e você é a pessoa ideal para escolher o mais adequado!

Limitações do Marketing Médico

Diferente de outras profissões, o Marketing do Médico é regulado pelo Conselho Federal de Medicina. Assim, há uma limitação para o que pode ser feito e dito.

Não é errado se preocupar com sua imagem, mas é essencial entender a regulamentação. Para isso, você pode conferir a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica.

Para te ajudar, listamos algumas das proibições:

  • Utilizar fotos de pacientes em materiais de divulgação, mesmo com a autorização;
  • Anunciar uma especialidade que você não possui ou não é reconhecida pelo CFM;
  • Oferecer garantia de sucesso em um tratamento ou equipamento;
  • Divulgar informações que gerem pânico na população, mesmo que tenham alguma comprovação;
  • Utilizar termos como “o melhor”, “o mais capacitado” ou similares;
  • Participar em anúncios ou realizar propagandas de marcas comerciais;
  • Desenvolver uma estratégia que foque em descontos ou colocar a promoção/preço baixo como um diferencial.

Buscando uma forma de se manter capacitado? Conheça nossos livros!