Ciclos da Medicina

Covid 19: Relação entre a Síndrome do Intestino Irritável e a saúde mental na pandemia | Colunistas

Covid 19: Relação entre a Síndrome do Intestino Irritável e a saúde mental na pandemia | Colunistas

Compartilhar

Vinícius Sussuarana Rocha

4 minhá 11 dias

Introdução  

Ao levarmos em consideração o atual cenário global, marcado por uma importante crise na saúde pública, temos a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) mostrando que suas consequências estão muito além das afecções pulmonares e apresentam uma relação valiosa com o aumento de casos de transtorno mentais comuns que acabam predispondo quadros cada vez mais frequentes da Síndrome do Intestino Irritável (SII). 

Influência do isolamento e quarentena 

A síndrome do intestino irritável (SII) afeta entre 10-15% da população, sendo mais prevalente no sexo feminino e é um distúrbio funcional relativamente comum, mas que vem ganhando uma maior atenção nos últimos meses devido às queixas frequentes de dor abdominal, diarreia e/ou constipação que ao serem investigadas por exames de laboratório e de imagem não chegam a uma causa justificável. Nesse sentido, ressalta-se a importância de uma boa anamnese, com uma história detalhada que vai demonstrar que essas queixas apresentam uma predisposição com episódios de estresse emocional e ansiedade.

Um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e publicado em junho de 2020, corrobora a essa análise uma vez que demonstra que medidas utilizadas na contenção do avanço do vírus como a quarentena e o isolamento estão relacionados com o aparecimento de transtornos mentais comuns, caracterizados por estresse emocional, irritabilidade, fadiga, insônia e estados de ansiedade. 

Atuação do eixo cérebro-intestino

O sistema serotonérgico exerce uma função bem conhecida sobre a homeostase orgânica, executando um papel importante sobre a modulação da motilidade gastrintestinal, regulação da emoção e processos do controle comportamental, por exemplo. 

A maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida no trato gastrointestinal pelas células enteroendócrinas ou enterocromafins, no intestino, e pelos neurônios serotoninérgicos do Sistema Nervoso Entérico (SNE). Um importante neurotransmissor envolvido na interação entre o SNE e o Sistema Nervoso Central (SNC) é a serotonina (5-HT), que atua na ativação e condução da informação ao SNC que responde com estímulo para a realização dos movimentos gastrointestinais.

Alterações nessa via causam variações mútuas nesses sistemas. Essa situação descrita, em que os níveis de serotonina estão alterados, é encontrada tanto na Síndrome do Intestino Irritável quanto em episódios depressivos. 

Conclusão 

É de conhecimento geral que a Síndrome do Intestino Irritável não é uma doença de saúde mental. Entretanto, situações de estresse emocional, estado de ansiedade e episódios depressivos são fatores que induzem o quadro clínico da SII, afirmação corroborada pelas evidências da ligação entre o eixo cérebro-intestino alterados e o crescente número de casos verificados neste último ano. 

Além do medo de contrair a doença, essa pandemia vem refletindo uma sensação constante de insegurança que perpassa a capacidade de enfrentamento da população acometida e atesta que o Sars-Cov-2 encaminha mais consequências à nossa saúde do que poderíamos imaginar. 

Autor: Vinícius Sussuarana Rocha, discente do curso de Medicina. 

Instagram: @vsussuaranar_ 

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto

Gostou do artigo? Quer ter o seu artigo no Sanarmed também? Clique no botão abaixo e participe

Referências 

  1. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100507&tlng=pt

  • O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental –

https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2532

  • Síndrome do Intestino Irritável –

https://www.sanarmed.com/sindrome-do-intestino-irritavel-colunistas

  • Influência da resposta individual ao estresse e das comorbidades psiquiátricas na síndrome do intestino irritável –

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832011000200007

  • O Eixo Intestino-Cérebro e o papel da serotonina –

https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/download/5156/2982

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.