Fisiologia

Fisiologia: o que preciso saber sobre os processos vitais do corpo?

Fisiologia: o que preciso saber sobre os processos vitais do corpo?

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Quer mandar bem nas provas de fisiologia? Esse post reúne todas as informações que você precisa para passar na disciplina.

A fisiologia estuda os princípios e mecanismos que norteiam o funcionamento do corpo humano e como esse conjunto de conhecimentos pode ser aplicado nas disfunções orgânicas.

Os conhecimentos adquiridos pelo estudo da fisiologia te acompanharão por toda a carreira médica, pois compreender o que é normal é o primeiro passo para identificar quando algo está errado. É assim que compreendemos as doenças.

Vem com a gente para compreender o que é a fisiologia e porque esse é um dos principais conteúdos no estudo da medicina!

O que é a fisiologia?

A fisiologia é uma área do conhecimento que tem como objetivo explicar todos os fatores físicos e químicos envolvidos na gênese, desenvolvimento e progressão da vida.

A fisiologia se divide em algumas áreas. São algumas delas:

  • Fisiologia humana
  • Fisiologia bacteriana
  • Celular
  • Fisiologia vegetal
  • Entre outras.

Na medicina, estudamos a fisiologia humana, que tem a função de explicar os mecanismos e características presentes no corpo humano que o permitem ser classificado como ser vivo. 

Em múltiplos aspectos, é possível compreender que existem atributos especiais que permitem a existência humana no contexto de um equilíbrio que considera a interação do corpo consigo mesmo e o ambiente que está ao redor.

No estudo da fisiologia humana, as células são os elementos básicos que conferem a vida a um organismo. Cada órgão e tecido é composto por um conglomerado específico dessas células visando a homeostase do organismo.

Quais os principais objetivos de estudo da fisiologia?

O estudo da fisiologia médica permite a compreensão do que é homeostase, pois esse é o conceito mais importante e que tem relação com todos os processos do corpo humano, uma vez que a desregulação da homeostase leva a uma série de condições.

A homeostase de elementos como a glicose, da temperatura corporal, e de sistemas como o cardiovascular, renal, digestório e respiratório são indispensáveis para o funcionamento adequado do corpo humano.

Os sistemas regulares – o nervoso e o endócrino – são essenciais para manter a homeostase dos demais sistemas, pois a regulação de um elemento de um sistema pode acabar desregulando outro e é nesse ponto onde os regulares atuam.

Cada célula do corpo humano desempenha uma função específica dentro do seu contexto. As hemácias, por exemplo, transportam oxigênio dos pulmões para todos os tecidos, e esse é apenas um tipo celular dentre inúmeros que atuam no corpo humano.

Apesar das células terem papéis específicos, elas interagem com outros elementos comuns no corpo como carboidratos, lipídios e proteínas para garantir seu funcionamento, seja pelo ponto de visto químico ou biológico.

Essa capacidade das células se reproduzirem, gerarem e liberar energia e suas interações com outros elementos são estudados em outros campos do conhecimento, mas na fisiologia percebemos essa interação sob ótica integrada.

Como estudar para uma prova de fisiologia?

Fisiologia não é uma matéria “decoreba”. É essencial que se compreendam os processos fisiológicos porque esse conhecimento é de grande valor no entendimento das doenças, ação dos medicamentos e uma série de outros aspectos na medicina.

O conhecimento da fisiologia tem relação muito importante com os conhecimentos de outros componentes curriculares como a biologia, a bioquímica e a patologia, por exemplo. Assim, o domínio dos conteúdos dessas disciplinas é ultra necessário. 

Escolha do livro-texto

A escolha do livro-texto que irá embasar seus estudos é um ponto essencial. Dessa forma, escolha um livro que tenha imagens com legendas e uma linguagem que seja agradável e compreensível para você.

No Brasil, os livros de fisiologia mais utilizados são:

  1. Fisiologia, de Margarida de Mello Aires (costumeiramente conhecido como “Margarida”);
  2. Fisiologia, de Berne e Levy. 
  3. Tratado de Fisiologia Médica, de Guyton & Hall;
  4. Fisiologia Médica de Ganong, de Barrett et al.

Cabe destacar ainda que você pode utilizar esses livros de forma complementar, mas é interessante que você elenque um como principal. Isso pode ajudar na organização dos seus estudos e no seu acesso ao material.

Quais são os assuntos mais cobrados na prova desta disciplina?

Na faculdade de medicina, os assuntos da fisiologia geralmente são cobrados conforme a organização dos sistemas e órgãos. 

Os grandes grupos estudados são:

  • Fisiologia das membranas e do músculo
  • Fisiologia do sistema nervoso (neurofisiologia)
  • Cardíaca e circulação
  • Fisiologia renal
  • Fisiologia do sistema hematológico
  • Respiratória
  • Fisiologia gastrointestinal
  • Fisiologia do sistema endócrino

Organizamos um esquema básico do que é esperado conhecer sobre cada um desses grupos e os temas mais recorrentes em avaliações. Confira abaixo!

Fisiologia das membranas e do músculo

Os principais conteúdos sobre as membranas lipídicas envolvem o processo de transporte de substâncias entre as membranas, seu o potencial de ação e os gradientes iônicos envolvidos nesse processo.

Em relação ao sistema muscular, é preciso conhecer o processo de contração e excitação do músculo esquelético e do músculo liso.

Esses são conteúdos que se correlacionam intimamente com a neurofisiologia.

Sistema nervoso (neurofisiologia)

O estudo do sistema nervoso na fisiologia é um campo muito amplo e, devido a sua importância e complexidade, pode ser abordado inicialmente por uma visão geral dos princípios gerais e da fisiologia sensorial.

Dentro desse grande campo, os órgãos especiais dos sentidos podem ser estudados: a visão, considerando a função receptora e neural da retina, além da neurofisiologia central da visão; a audição; gustação e olfação.

A neurofisiologia motora e integrativa aborda as funções motoras da medula espinhal, do tronco cerebral e cortical, os reflexos espinhais e outras regiões envolvidas na motricidade, seja direta ou indiretamente.

O sistema nervoso autônomo, sua anatomia funcional e reflexos também são estudados.

Fisiologia cardíaca e circulação

O músculo cardíaco, eletrofisiologia do coração e os distúrbios elétricos são os carros chefes da fisiologia cardíaca. 

Esses conhecimentos ajudam na compreensão de situações como arritmias, a interpretação do eletrocardiograma, o ciclo cardíaco e caminha de mãos dadas com a semiologia, especialmente em relação a ausculta das bulhas.

Na circulação, conhecer conceitos como débito, resistência vascular e os mecanismos de controle do fluxo sanguíneo são sempre temas de provas, incluindo as de residência médica.

Fisiologia renal

A fisiologia renal estuda os líquidos corporais e suas relações com os rins. Isso inclui o conhecimento sobre os compartimentos de líquidos corporais, do líquido extracelular e o volume sanguíneo, além da interação entre eles.

O equilíbrio osmótico e processos que envolvem o cálcio, o sódio, o potássio e outros, além dos seus distúrbios como a hiponatremia, a hipernatremia e o edema também são cobrados nesse contexto.

Além disso, a compreensão de todos os processos que envolvem a formação, concentração e diluição da urina, além da regulação ácidobásica são indispensáveis.

Sistema hematológico

Esse é um campo da fisiologia que requer forte associação aos conhecimentos da imunologia, principalmente no entendimento sobre a resistência do corpo à infecção e elementos e as células envolvidas nesse contexto.

Assim, conhecer o papel e atuação das hemácias, leucócitos e o sistema monocítico-macrofágico se torna indispensável.

Esse conhecimento irá proporcionar a compreensão de casos clínicos que envolvam desordem desse sistema como as anemias, alergias e da coagulação sanguínea, por exemplo.

Respiratória

O processo de ventilação pulmonar considerando a mecânica, volume e capacidade pulmonar; como ocorre a circulação nesse sistema; os processos físicos das trocas gasosas; transporte de oxigênio e dióxido de carbono são temas recorrentes em provas.

Além disso, conhecer a regulação da respiração como um todo é também esperado.

Temos uma aula completa sobre Fisiologia Respiratória no nosso canal do youtube!

Fisiologia gastrointestinal

São assuntos recorrentes em avaliações: motilidade, controle nervoso e circulação sanguínea no contexto da função gastrointestinal; propulsão e mistura dos alimentos no trato alimentar e as funções secretoras desse trato.

É preciso conhecer ainda o processo de digestão e o processo absortivo dos alimentos no trato gastrointestinais e os principais distúrbios de cada órgão que compõe esse trato.

Fisiologia do sistema endócrino

Os mecanismos de ação dos hormônios, a secreção, o transporte e a depuração desses elementos tão importantes para homeostase corporal são os principais conteúdos dentro desse sistema.

Contudo, isso envolve compreender o local de síntese e secreção de cada um desses hormônios, entendendo quais deles são adrenocorticais, hipofisários ou da tireoide, por exemplo.

A insulina e o glucagon, o metabolismo de cálcio, fósforo, vitamina D e outros elementos importantes como a calcitonina também precisam ser conhecidos.

Como vimos, o estudo da fisiologia é bem amplo e abrange todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Por isso, algumas faculdades podem abordar esses conteúdos em semestres diferentes ou em paralelo e/ou associado à clínica médica.

Dominar os conceitos e entender os processos é vital para mandar bem nas provas!

Pratique questões de fisiologia

Separamos duas questões que mostram, na prática, o tipo de conhecimento esperado para que um aluno tenha sobre fisiologia médica. 

Questão 1: [Guyton & Hall, 2012] O acoplamento excitação-contração no músculo esquelético envolve todos os eventos seguintes EXCETO um. Qual? 

  1. Hidrólise de ATP
  2. Ligação de Ca++ à calmodulina 
  3. Alteração na conformação do receptor diidropiridínico 
  4. Despolarização do túbulo transverso (túbulo T) da membrana 
  5. Aumento na condutância do Na+ no sarcolema

A resposta correta é a Alternativa B. A ligação do Ca++ acontece, na verdade, com a troponina C, não com a calmodulina.

Questão 2: [Guyton & Hall, 2012] Em um leito vascular muscular, o diâmetro de uma arteríola pré-capilar está aumentado. De qual dos seguintes fatores se espera que ocorra diminuição? 

  1. Taxa de filtração capilar 
  2. Condutância vascular 
  3. Fluxo sanguíneo capilar 
  4. Pressão hidrostática capilar 
  5. Resistência arteriolar

A resposta correta é a Alternativa E. O aumento no diâmetro de uma arteríola pré-capilar diminui a resistência arteriolar, que leva ao aumento da condutância vascular, do fluxo sanguíneo capilar, da pressão hidrostática capilar e da taxa de filtração capilar.

E aí, acertou as questões?

Pensando em te ajudar no treino de questões sobre fisiologia médica e inúmeros outros assuntos, o Sanarflix agora tem um banco de questões para te ajudar a treinar e consolidar seus conhecimentos na medicina!

Quer ter acesso a uma série de conteúdos ricos sobre este tema? Vale a pena você conhecer o SanarFlix, a plataforma de estudo mais completa para a jornada do estudante de medicina!

Referências bibliográficas

  • GUYTON, A.C. e Hall J.E.– Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 13ª ed., 2017. 
  • AIRESMargarida de Mello. Fisiologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 1376 p.

Sugestão de leitura complementar