Clínica Médica

Livro de Clínica Médica: Top 5

Livro de Clínica Médica: Top 5

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Esteja você no ciclo clínico, no internato, nos seus plantões ou na residência, um bom livro de Clínica Médica sempre vai ter alguma serventia pra você. Portanto, é importante saber quais são os materiais mais respeitados na literatura para, então, escolher o melhor pra você.

Mas não é um Top 5 que vai conseguir cravar qual livro é melhor do que outro, até porque cada um tem seus pontos fortes. Assim, essa lista não segue uma ordem específica, apenas exemplifica 5 boas opções para você que busca um livro de Clínica Médica para estudar.

Lembrando que o processo de escolher um livro é bem pessoal, então tenha o cuidado de buscar um livro que se adeque às suas necessidades e que você facilmente se adapte. Afinal, o objetivo final desse estudo é te tornar um médico melhor, então garanta que isso ocorrerá da melhor forma possível.

Então vamos aos livros!

Medicina Interna de Harrison

livro de clínica médica

O livro de Medicina Interna de Harrison é considerado por muitos o que há de mais completo em um livro de Clínica Médica. Isso porque sua concepção se deu, e assim permanece em suas atualizações, a partir da junção de vários especialistas renomados para criar uma única e definitiva obra.

Ou seja, a intenção dos autores desse livro é justamente coloca-lo em um patamar diferenciado, transformando-o em um livro de referência para consultas. E foi exatamente o que essa obra alcançou.

Mas nem tudo são flores com esse livro. Por ser muito completo, os assuntos muitas vezes são densos demais para o que o estudante ou o médico necessitam no momento, seja uma revisão ou uma consulta rápida. E isso também acaba deixando-o muito grande e nada prático de transportar.

Além disso, o preço desse livro extrapola a realidade de um estudante, então normalmente você irá usá-lo pela biblioteca ou em PDF. O investimento só vale a pena em cenários muito específicos, então dê uma boa pesquisada e converse com seus colegas para ver se valeria a pena para você.

Livro de Clínica Médica da Sanar

O Manual de Clinica Médica é, em alguns pontos, bem diferente do livro citado acima. Enquanto que o Harrison é muito denso, esse Manual é simples e descomplicado. Ao invés de ser grande e nada prático, ele ainda é otimizado e muito mais leve. E se o livro de Medicina Interna é muito caro, o Manual de Clínica Médica tem um excelente custo benefício e é bastante acessível para você estudante.

Mas as diferenças param por aí. Porque em termos de grau de referência, confiabilidade do conteúdo, qualidade da explicação e abrangência dos assuntos, o Manual não deixa nada a desejar.

O principal objetivo desse material é proporcionar um conteúdo completo e didático para o dia a dia do estudante. Facilitando as consultas rápidas e as revisões dos assuntos. Ou seja, é muito comum você continuar estudando, por exemplo, pelo PDF do Harrison e ter o Manual de Clínica Médica na sua mochila.

Goldman-Cecil Medicina

livro de clínica médica

O principal concorrente do Harrison pelo posto de maior referência é o Goldman-Cecil. Os dois são extremamente respeitados e possuem tradição atrás do seu nome. São pequenos detalhes que podem fazer você preferir um a outro.

O Cecil, por exemplo, se destaca por ter uma adaptação mais adequada em sua edição brasileira. Ou seja, sua abordagem da epidemiologia e do tratamento vem sempre vinculada ao que se espera encontrar no Brasil.

Embora as diferenças dos pontos positivos sejam pequenas, as dos negativos são menores ainda. Ambos são grandes demais, densos e muito caros. Mas definitivamente são lembrados como o melhor da literatura na clínica médica.

Semiologia por Casos Clínicos

Semiologia por Casos Clínicos é focado em trazer uma visão simples, objetiva e aplicada à prática acerca da Semiologia Médica.

Trata-se de um manual sistemático e didático e seu principal objetivo é trazer os principais pontos da Semiologia Médica baseada em casos clínicos reais. Ele traz 40 capítulos completos com foco na vivência clínica de profissionais com ampla experiência na área. Além disso, a obra aborda as principais manobras e técnicas semiológicas das diversas especialidades médicas e apresenta a abordagem prática e o desenvolvimento do raciocínio clínico, de acordo com os sinais e sintomas encontrados no decorrer do exame clínico.

Clica aqui para conhecer melhor sobre esse livro!

Livro de Clínica Médica da USP

hospital das clínicas usp livro

O Livro de Clínica Médica da USP é a melhor opção para quem busca um material 100% da realidade brasileira. São 7 volumes escritos a partir da experiência de médicos do Hospital das Clínicas. Inteiramente dedicados a destrinchar a Clínica Médica.

Assim, são mais de 6.000 páginas de conteúdo completo e de altíssimo reconhecimento nacional. Porém, sendo tão grande, ele consegue ser o mais caro dessa lista, passando dos 2.000 reais no site da editora.

Ainda sim, é um bom livro de referência na elaboração de seminários e também na preparação para provas de residência, principalmente pensando em residências em SP.