Carreira em Medicina

Livro de Medicina Baseada em Evidências: vale a pena investir?

Livro de Medicina Baseada em Evidências: vale a pena investir?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Você conhece a Medicina Baseada em Evidências? Essa metodologia de praticar Medicina está se tornando cada vez mais conhecida. Mas você se sente confiante o suficiente para discutir sobre a MBE? As suas práticas são bem embasadas? E será que um livro de Medicina Baseada em Evidências iria te ajudar?

Se você possui alguma dessas dúvidas, então presta atenção porque vamos discutir sobre como um livro de MBE pode te ajudar a compreender esse tema.

Eu preciso de um livro para estudar Medicina Baseada em Evidências?

A primeira pergunta a ser respondida é bem básica: qual a necessidade de um livro de MBE? É muito crucial para estudar sobre o tema?

Não, você não precisa necessariamente de um livro de MBE. Com a quantidade de conteúdo disponível na internet, é possível encontrar (aplicando um bom filtro) conteúdos confiáveis e elucidativos sobre o tema.

Entretanto, um livro de Medicina Baseada em Evidências vai facilitar muito o processo. Afinal, todo o passo a passo já está dado e mastigado para você entender de vez a filosofia por trás da MBE, e todos os seus métodos e práticas.

Ou seja, é um atalho muito útil que já filtra todas as informações não confiáveis e te entrega um material pronto para análise e compreensão. Além disso, um bom livro de MBE é muito mais completo do que um estudo fragmentado e feito por conta própria.

Assim, é importante destacar que não é imprescindível que se adquira um livro para estudar MBE, mas que auxiliaria muito no estudo do tema. Da mesma forma que a MBE preza por fontes confiáveis, é importante que você obtenha um material de qualidade e feito por especialistas.

Confira esse post sobre desenhos de estudo científico dentro da Medicina!

Quando um livro de MBE seria mais útil?

Para estudantes de Medicina, é bem comum a dúvida de em qual período começar a estudar MBE. A resposta é bem simples: o mais cedo possível. A Medicina Baseada em Evidências não exige muito conhecimento médico prévio, e começar a estimular o seu raciocínio baseado em evidências e aprender a ler e interpretar artigos científicos pode ser feito em qualquer momento do curso.

Então, se está pensando sobre isso, não ache que está cedo demais para estudar o assunto!

No caso de médicos já formados, a situação é semelhante. A sua faculdade não teve um devido preparo sobre MBE? Você sente um déficit no assunto? Então procure estudar o mais cedo possível. Nunca é tarde para se iniciar na MBE, você sempre poderá começar a estudar o assunto, mas é interessante já conhecer seus princípios durante a sua carreira.

Assim, para quem se interessa sobre o tema e que ter uma prática mais baseada em evidências, não há motivo para hesitar, um livro de MBE já seria útil para você no momento.

Em qual livro de Medicina Baseada em evidências investir?

Apesar de estar em ascensão, a MBE não é tão difundida no Brasil. Vários pesquisadores são reconhecidos nacionalmente no debate do tema, mas ainda falta infiltração dentro das escolas médicas.

Assim, não são muitos os livros de Medicina Baseada em Evidências disponíveis no mercado. Mas justamente para auxiliar na popularização dessa prática, e tornar a MBE acessível, prática e de fácil entendimento, surgiu o Manual de Medicina Baseada em Evidências.

Escrito pelo Dr. José de Alencar, autor do Manual de ECG, o livro segue uma proposta muito simples e importante: popularizar a MBE. Para isso, ele é direcionado para vários públicos, tanto médicos e estudantes de Medicina quanto jornalistas ou um público leigo. E isso está em concordância com os princípios da MBE, que preza pela difusão do conhecimento.

Assim, o livro é dividido em duas partes. A primeira chama-se Fundamentos, e explica a base da MBE e da pesquisa científica. Nessa seção, você é conduzido para o aprendizado definitivo de como ler e interpretar um artigo.

Em seguida, vem a seção de Especialidades Baseadas em Evidências. Ela plica a MBE na prática e traz vários exemplos de pesquisas e resultados de grande importância clínica. Assim, você também já é ambientado na aplicação prática e cotidiana da Medicina Baseada em Evidências.

Clique aqui e conheça o Manual de Medicina Baseada em Evidências!

E fique ligado, porque mais novidades da Sanar em MBE estão por vir…