Ciclo Básico

Livros para calouros de Medicina: Vale a pena investir?

Livros para calouros de Medicina: Vale a pena investir?

Compartilhar

Carreira Médica

6 minhá 51 dias

O primeiro ano de Medicina é um dos anos mais marcantes de toda a sua formação. Além de toda a alegria por ter passado no curso dos sonhos, é o período de adaptação à nova realidade de estudos. Nesse cenário, uma dúvida muito frequente é se vale a pena investir em livros para calouros de Medicina.

Existem vários fatores que você, calouro, deve levar em conta. Então, saiba desde já que não existe resposta certa, e que é a sua realidade que vai determinar se vale a pena ou não investir.

Cada estudante vai ter a sua forma de estudar, a sua condição financeira, a sua afinidade por livros de papel ou por e-books. Ou seja, cada pessoa é diferente e deve estar atenta para suas próprias peculiaridades. O autoconhecimento é fundamental!

Assim, confira abaixo o que você deve considerar antes de tomar a sua decisão final.

Livros para calouros de Medicina são caros?

Nós já discutimos os preços dos livros de Medicina nesse post aqui. Mas de uma forma geral, os livros de Medicina mais conhecidos costumam ser muito caros, bem além da realidade financeira de um estudante.

Especialmente falando de estudantes dos primeiros semestres do curso, não são poucos os calouros que investem muito dinheiro em um livro que julgam que será importante e que acaba sendo um desperdício. Comprar um livro renomado de Anatomia ou Fisiologia, por exemplo, não costuma ser o investimento de maior retorno.

Em média, o material de estudos recomendado pelos professores do Ciclo Básico custam entre 500 e 700 reais cada um. Se o calouro achar que deve comprar um livro de cada matéria, facilmente gasta mais de 2.000 reais com poucos livros. Mas a pior parte ainda é que esses livros não serão tão úteis no restante do curso.

Existem alternativas mais rentáveis de livros para calouros de Medicina, mas vamos tratar delas mais adiante no post.

Cuidado com a complexidade do material

O calouro de Medicina não está estudando para ser microbiologista, está estudando para ser médico. Mas o que isso significa? Significa que existem livros muito complexos que comumente serão referenciados nas suas aulas, e provavelmente não valerá a pena comprá-los.

O livro Biologia Molecular da Célula de Alberts, por exemplo, é o material de referência em quase todas as aulas de BMC para médicos. Entretanto, esse livro é o mesmo que estudantes de biologia irão se debruçar para conhecer cada minúcia da matéria. E esse não é o objetivo do estudante de Medicina.

As matérias do Ciclo Básico precisam servir de base, como o próprio nome do ciclo se propõe. Assim, não há nenhuma intenção de que o estudante se especialize em todos os detalhes das matérias, mas sim pincele os principais conteúdos e tenha uma boa noção da morfologia humana.

Ou seja, o calouro de Medicina estudar por materiais mais resumidos e descomplicados não é um problema. Esse é um tabu que precisa acabar. O objetivo dos seus estudos precisa ser o aprendizado, e não atender a uma expectativa de que você estude por livros grandes e tradicionais.

Então, ao pensar se vale a pena ou não investir em um livro no início da faculdade, tenha sempre em mente qual o grau de complexidade que você busca.

Livros de Medicina físicos ou digitais?

Na faculdade, estudar por e-books é uma realidade muito mais comum do que no Ensino Médio. Muitas vezes o aluno que está acostumado com os livros e módulos impressos pode ter preconceito com estudar pelo computador. Mas existem mais vantagens do que desvantagens em um estudo digital.

Os livros digitais são ótimas alternativas para você ter ao seu dispor vários livros diferentes sobre os mais variados assuntos. Além disso, recursos como fazer anotações, marcar as páginas e adicionar links podem expandir as suas opções de estudo.

Além disso, e-books costumam ser mais baratos, ainda mais quando vendidos em formato de biblioteca, e não individualmente. Com isso, o investimento é mais consciente e acaba valendo a pena.

Se você é dos que tem preconceito com estudar no computador ou no tablet, tente desconstruir, pode ser muito bom para a sua trajetória. Mas se for consolidado que você não se adaptou a esses meios, tudo bem também. O importante é conhecer diferentes métodos de estudo e saber qual o que funciona melhor pra você.

Quais são os melhores livros para calouros de Medicina?

Então, depois de tantas condições, quais livros funcionam melhor para os calouros de Medicina? Nós recomendamos os mais de 100 livros ilimitados disponíveis no SanarBooks.

livros para calouros de medicina

O SanarBooks é a sua biblioteca virtual de Medicina para acessar de onde quiser. Por menos de 1 real por dia, você pode conferir todos os livros que você precisa para ter uma boa trajetória acadêmica e entrar tranquilo na sua carreira médica.

Com livros descomplicados, didáticos, práticos e direcionados para os estudantes, o SanarBooks prioriza o seu efetivo aprendizado. E tudo isso você alcança em uma plataforma digital com todas as suas vantagens. Além disso, o investimento no SanarBooks compensa muito mais do que comprar 1 único livro de referência na área. Afinal, 1 livro de Anatomia custa o mesmo que 1 ano de SanarBooks.

Com os Super Materiais do Books de Anatomia, Fisiologia, BMC, Biofísica, Histologia e outras matérias do Ciclo Básico, o calouro consegue se prepara com um material de qualidade por um investimento barato. Ou seja, é a união do útil com o agradável.

Clique aqui para conhecer melhor o SanarBooks, a revolução dos livros de Medicina!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.