Ciclo Clínico

Livros para revisar medicina: quais devo comprar?

Livros para revisar medicina: quais devo comprar?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Confira dicas de quais livros comprar para revisar medicina com excelência e com preços que cabem no bolso!

Todo estudante de medicina sofre com a montanha de conteúdos que precisa absorver durante a jornada acadêmica. Para sobreviver à rotina de provas, estágios e atividades extracurriculares, é importante contar com instrumentos que facilitem os momentos de revisar os assuntos. 

Os principais parceiros nessa jornada são os livros, porque eles passam por processos rigorosos de revisão e atualização de conteúdos antes da disponibilização para venda. Pensando nisso, esse artigo tem como objetivo te ajudar a saber quais são os livros ideais para revisar medicina. 

Quando preciso revisar assuntos de medicina? 

Do estudante de graduação até o médico especialista, é simplesmente impossível saber todos os conteúdos aprendidos de cabeça. Por isso, é preciso incluir as revisões na rotina.

O processo de revisar assuntos pode ser motivado por diversas razões, entre elas: 

  • preparação para prova da faculdade; 
  • preparação para prova de residência ou concurso; e
  • suporte para tomada de decisão na prática médica. 

As revisões ajudam a manter atualizado e capacitado para os mais diversos cenários de atuação. 

Livros para revisar medicina

Ter bons livros é um ótimo caminho para você revisar medicina com embasamento científico. É nesse momento que surge a dúvida de: “o que torna um livro bom para revisar os assuntos?”. 

Um bom livro de revisão é aquele que traz, de forma sucinta e didática, os aspectos mais importantes de um determinado assunto. Mas, antes de adquirir livros para revisar medicina, é importante considerar outros pontos, são eles:

  • Relevância do conteúdo: verifique que o livro aborda os tópicos específicos que precisa revisar;
  • Atualização: certifique se o livro é a nova edição da obra, se está atualizado e contempla os dados mais recentes;
  • Credibilidade: busque saber se livro foi feito e/ou revisado por especialistas na área;
  • Clareza e boa estruturação: escrita de forma clara e organizada (ter capítulos bem divididos, abordagem lógica dos tópicos, etc);
  • Qualidade das representações visuais: confira se os gráficos, diagramas e ilustrações são claras e de qualidade. 
  • Linguagem acessível: vale focar em livros com uma linguagem fácil de entender. 
  • Exercícios e/ou casos clínicos: pode ser um ótimo “plus” uma parte focada na prática, que contemple exercícios e/ou casos clínicos para trazer a aplicação dos assuntos.  

Quais os melhores livros da Sanar para revisar assuntos de medicina? 

A Sanar acompanha o profissional de medicina em todas as fases da sua carreira. Por isso, comercializa livros de medicina, que contemplam as demandas do estudante ao especialista.

Com a variedade de opções, consultamos nossos clientes e reunimos os livros para revisar a medicina que mais ajudam eles no dia a dia. Confira a lista: 

Coleção Yellowbook

Para aqueles que buscam livros com boa didática e totalmente voltados para a prática, a coleção Yellowbook é a melhor opção. Tem Yellowbook para as necessidades de praticamente todas as especialidades ou ambiente de atuação médica: emergência, ginecologia e obstetrícia, pediatria, etc. 

Além disso, tem também o Yellowbook Como Fazer Todos os Diagnósticos e o de Procedimentos

Os livros contam com fluxogramas, fichas clínicas, dicas e muitas outras ferramentas para dinamizar o momento de revisão de conteúdo. 

[SABER MAIS SOBRE A COLEÇÃO YELLOWBOOK]

Medicine Note 

O Medicine Note, carinhosamente chamado de MedNote, é um livro de bolso. É possível levá-lo que você pode levar para qualquer lugar sem grandes dificuldades. O livro tem anotações e conteúdos importantes em formato resumido, esquematizados e categorizados nas principais áreas da Medicina. 

[SABER MAIS SOBRE O MEDNOTE]

Manual de Clínica Médica

O Manual de Clínica Médica traz tudo que o estudante ou residente precisa saber sobre clínica médica. O livro contém fluxos, gráficos, tabelas e algoritmos com o objetivo de auxiliar o acesso rápido e prático ao conteúdo desejado.

Ao final de cada capítulo, você encontrará um caso clínico, com dicas dos especialistas e exemplos de prescrições.

[SABER MAIS SOBRE O MANUAL]

Hemograma: um guia prático

O livro “Hemograma: um guia prático” tem como objetivo ajudar o leitor na interpretação clínica do hemograma, de maneira rápida e direcionada. Tem valores de referência para consultas rápidas e fluxogramas direcionados do que é mais visto na prática clínica. 

[SABER MAIS SOBRE O GUIA DE HEMOGRAMA]

Vale lembrar que a escolha do livro de medicina ideal para você é aquele que atende às suas necessidades e preferências de estudo. Então, antes de fazer a compra garanta que o livro realmente oferece o que você busca. 

Sugestão de leitura complementar 

Esses artigos podem ser do seu interesse:

Assista também o vídeo com dicas para mandar bem no internato: