Outros

Manual de ECG: Como aprender ECG de vez?

Manual de ECG: Como aprender ECG de vez?

Compartilhar

Carreira Médica

6 minhá 93 dias

O Eletrocardiograma provavelmente é o exame que mais gera tensão entre os estudantes de Medicina. Mas isso se deve muito à forma com que os alunos estão estudando o ECG. Assim, confira aqui 3 dicas sobre como aprender ECG de vez, além de conferir mais sobre o Manual de ECG.

Antes de tudo, é importante deixar claro o seguinte: aprender um assunto novo nunca vai ser receita de bolo. Não é porque o seu colega conseguiu de uma forma que essa será a forma ideal. Porém, algumas dicas podem ser bastante úteis para a maioria dos estudantes, ainda mais quando ditas por especialistas.

Então, ao mesmo tempo que você deve buscar a sua forma ideal de aprender, você pode confiar em materiais como o Manual de ECG, que é o livro mais completo do assunto na língua portuguesa. Clique aqui para acessar o Manual!

1) Não pule o básico | Manual de ECG

Infelizmente, muitos alunos acabam adotando a estratégia de pular direto para tentar identificar alterações no ECG sem saber o básico do exame antes. Dessa forma, eles acabam se atropelando e não fixando direito o que aprendem, pois não entenderam direito o mecanismo de funcionamento.

Então, para realmente aprender ECG, você precisa garantir que domina o básico, especialmente se for estudante. Ou seja, você precisa rever a anatomia e fisiologia cardíaca, entender a Teoria das Derivações e aprender cada um dos segmentos de onda e suas correspondências.

Manual de ECG
Imagem retirada do Manual de ECG. Clique aqui para acessa-lo.

Sem esses conhecimentos consolidados, fica difícil partir para as próximas etapas. Nesse sentido, após dominar o básico do exame, é fundamental começar pelo conhecimento do ECG normal.

Da mesma forma que o Ciclo Básico é estruturado para você primeiro se familiarizar com os sistemas saudáveis, para, então, compreender as suas patologias, é importante conhecer primeiro um eletrocardiograma normal para, então, estudar as suas alterações.

Enfim, a melhor forma de desenvolver um bom conhecimento do ECG é consolidando uma boa noção das bases desse exame.

2) Pratique!

Assim como muitas coisas dentro da Medicina, ECG se aprende na prática! Não adianta estudar apenas a teoria e limitar-se ao mesmo exemplo se você não tentar aplicar esse conhecimento.

Especialmente para os estudantes que já aprenderam ECG na graduação, praticar é fundamental. Assim, você é estimulado a reter cada vez mais esse conhecimento e não vai esquecer tudo no futuro. E ninguém quer chegar no plantão no PS sem lembrar nada de ECG, não é mesmo?

São várias formas de praticar. Olhe em mais de um livro, pesquise exames na internet, procure por um exemplos dentro das alterações que você tem mais dificuldade para fixar… Até pedir para acompanhar o seu professor cardiologista no hospital ta valendo. Mas é muito importante que você busque a sua melhor forma de praticar, ok?

3) Desafie-se! | Desafios em Eletrocardiograma

Nem sempre o exame que você vai se deparar na Emergência vai ser bonitinho como você aprendeu. O que fazer para não se deparar com algo nunca visto antes? Como conhecer tanto o básico do exame quanto alguns dos achados mais raros?

A dica da vez é: desafie-se! Saia da zona de conforto do que foi visto na sua aula e pesquise mais. Para isso, o 101 Desafios em Eletrocardiograma pode te ajudar muito!

Esse livro é a pedida perfeita para todos que buscam um conhecimento mais sólido na eletrocardiografia. Nele, você encontra 101 casos clínicos, cada um acompanhado de uma apresentação clínica e de um ECG. Então, o livro te conduz ao laudo de cada um desses exames de forma sistemática, mirando no aprendizado permanente.

Além disso, os casos são acompanhados de questões para discussão, que desenvolvem o raciocínio clínico, e explanações de conteúdo técnico. Tudo isso para praticar e se desafiar no estudo do ECG. Clique aqui para conferir o livro no SanarBooks! Disponível também em versão física.

Manual de ECG

O Manual de ECG, escrito pelo médico Arritmologista José Nunes de Alencar, é um livro completo, didático, objetivo e atualizado para você aprender ECG de uma vez por todas!

São 32 capítulos divididos nas seguintes seções: Bases do ECG; Arritmias; Avançado; ECG em uma página. Além disso, cada capítulo contém uma fração importante do estudo desse exame, completando uma obra que serve desde acadêmicos de medicina até especialistas em cardiologia!

Definitivamente, o temor pela eletrocardiografia estará limitado apenas aos estudantes que ainda não tem acesso ao Manual de ECG. Gostou? Então clique aqui para garantir o seu! Disponível também no SanarBooks.


Gosta de Cardiologia? Então clique aqui para conferir um post de dicas de interpretação de ECG.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.