Search
Close this search box.

O que é o ponto de McBurney? | Colunistas

Índice

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo. Geralmente, está associada a um possível diagnóstico de apendicite aguda. Claro que essa precisão não ocorre em todos os casos, mas esse é um dos principais sinais usados até hoje em um quadro suspeito de inflamação do apêndice.

O que é abdome agudo?

O abdome agudo é um diagnóstico sindrômico que tem a dor abdominal como sintoma principal. A cirurgia nem sempre é necessária, a depender da situação geral, pode haver um tratamento clínico inicialmente.

Existem vários tipos de abdome agudo: inflamatório, obstrutivo, hemorrágico, vascular e perfurativo; apendicite aguda, bridas, gravidez tubária, embolia de artéria mesentérica e úlcera perfurada são, respectivamente, as principais causas de cada tipo de abdome agudo citado anteriormente.

O sinal de Blumberg, realizado no ponto de McBurney, é um dos sinais de irritação peritoneal, assim como Rovsing, Dunphy, Lapinski, entre outros que auxiliam no diagnóstico.

Por ser um diagnóstico sindrômico, exames complementares devem ser pedidos. Cada tipo abdome agudo tem uma maior prevalência dependendo do sexo, idade e doenças preexistentes, dessa forma, exames como hemograma completo, exame de urina (EAS – elementos anormais do sedimento), raio x de abdome agudo, amilase e βHCG (para mulheres em idade fértil) são de extrema importância no diagnóstico preciso e na abordagem que deverá ser seguida.

O que é apendicite?

Apendicite é a inflamação de um órgão linfático, localizado no ceco, denominado apêndice. Esse quadro é mais comum em adultos jovens, com idade cerca de 20 a 30 anos, e ocorre devido à obstrução por restos fecais, tumores, pólipos ou algum tipo de infecção local preexistente.

O diagnóstico dessa doença é clínico, o paciente poderá apresentar mal-estar geral, febre, náuseas, êmese, apatia e principalmente a dor abdominal em fossa ilíaca direta, podendo, em alguns casos, ser uma dor abdominal difusa. Ao exame físico abdominal, é feita a manobra de Blumberg, realizada no ponto de McBurney; na maioria dos casos, nesse momento o paciente irá queixar-se de uma dor intensa no local.

É preciso ter cuidado, principalmente com as mulheres em idade fértil e que ainda têm os órgãos reprodutores, já que, no quadrante inferior direito, elas têm outros órgãos que podem acarretar dor nessa região, como problemas nas tubas uterinas, útero e ovários.

O que é peritonite?

Peritonite é uma inflamação ou infecção que acontece de maneira local ou generalizada. As causas podem ser diversas, mas o agravamento final ou não depende do organismo de cada indivíduo.

O grande problema da peritonite é uma possível evolução do quadro, caso não seja encontrada a causa do problema, podendo causar sepse.

Como encontrar anatomicamente esse ponto?

Com o paciente em decúbito dorsal, é feita a análise da anatomia abdominal, localizada entre o umbigo e a crista ilíaca direita. Inicialmente McBurney colocou como medida 1,5 a 2,0 polegadas (3,8 a 5,0 cm) de uma extremidade superior do lado direito do osso pélvico, fazendo uma linha imaginaria até o umbigo.

Porém, nos dias de hoje, após aprofundar mais ainda os estudos, o ponto ficou localizado a 2/3 de distância da cicatriz umbilical em direção a crista ilíaca direita. Mas, mesmo com essa adaptação para facilitar o encontro dele, é importante lembrar que esse ponto nem sempre é preciso, existem variações anatômicas relacionadas com a posição do apêndice vermiforme, podendo ser mais acima ou mais abaixo.

Esse ponto não pode ser considerado como padrão ouro ou um teste possível para diagnóstico de apendicite, mas pode ser usado como uma forma de rastreio de um possível diagnóstico diferencial, associado a outros possíveis sinais e sintomas: elevação de glóbulos brancos, vômitos e diarreia.

Figura 1 https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14644/neto-paixao/sinal-de-blumberg

Conclusão

É muito comum que o ponto de McBurney seja diretamente ligado à apendicite aguda, mas é importante o esclarecimento de que este ponto é o local onde as manobras especiais abdominais são feitas, sinal de Blumberg (descompressão brusca do ponto de McBurney), sinal de Lapinsky (palpação profunda do ponto de McBurney, simultaneamente a elevação do membro inferior direito) e sinal de Dunphy (dor percussão no ponto de McBurney ou ao tossir), que são sugestivos principalmente da apendicite, mas não patognomônicos.

Sempre importante pensar em possíveis diagnósticos diferenciais, e não focar apenas na possibilidade de uma apendicite. Em alguns casos, apenas manifestações clínicas não serão suficientes para o diagnóstico, é preciso pedir exames mais específicos. A análise vai depender de cada caso, levando em consideração, principalmente, sexo e idade do paciente, mas não esquecer de avaliar também se este faz uso de algum medicamento diariamente, se já houve quadro parecido anteriormente, se o tratamento foi cirúrgico e sua procedência.

Autora: Ana Karoline Lima

Instagram: @karolmendeslima_


O texto é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.

Observação: material produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar junto com estudantes de medicina e ligas acadêmicas de todo Brasil. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido. Eventualmente, esses materiais podem passar por atualização.

Novidade: temos colunas sendo produzidas por Experts da Sanar, médicos conceituados em suas áreas de atuação e coordenadores da Sanar Pós.


Referências:

Roteiro-exame-físico-digestório1.pdf (ufjf.br)

Sinal de Blumberg | Ponto dos Concursos

Charles Heber McBurney (1845 – 1913) (nih.gov)

Qual é o ponto de McBurney ? ? – YouTube

Apendicite: sintomas, cirurgia e como identificar | Alta (altadiagnosticos.com.br)

PERITONITE – INFECÇÃO PERITONEAL E SEPSE (sbcp.org.br)

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Artigos relacionados: