Livros de Medicina

Por onde estudar Pediatria?

Por onde estudar Pediatria?

Compartilhar

Carreira Médica

6 min há 179 dias

Se você é estudante de Medicina, então está cansado de saber o quão importante é estudar Pediatria. Para quem quer seguir carreira, é fundamental ter uma base sólida desde a graduação. Mas até mesmo para quem não vai fazer residência em Pediatria, ela compõe um dos pilares da formação médica e vai ser extensamente cobrada em qualquer prova de residência ou concurso que você for prestar.

Assim, o estudante de Medicina deve buscar uma fonte confiável, didática e efetiva para estudar Pediatria. Mas quais são essas fontes? Como escolher entre elas?

Então, antes de falar de livros é importante deixar claro alguns erros e acertos comuns na hora de estudar Pediatria. Entretanto, infelizmente ainda existe uma cultura de que aluno bom é aluno que estuda por livro texto antigo e de referência. Esse cenário, muitas vezes, pode gerar um estudo maçante que resulte em pouca absorção do conteúdo.

Então, leve sempre em conta que aluno bom é aluno que aprende. E para aprender, você precisa buscar a fonte que mais vai se adaptar às suas necessidades e formas de aprender. Conheça várias fontes, encontre a sua preferida, incorpore um método de estudo e jogue duro! Essa é a melhor forma com que você pode lidar com seus estudos.

Assim, para facilitar, trouxemos aqui alguns livros para você estudar Pediatria divididos entre os indicados para quem pretende ser Pediatra e os melhores para quem apenas quer estudar para a graduação ou prova de residência.

Livros para a graduação/provas

Estudar Pediatria de Emergência

Durante a graduação, principalmente no Internato, você vai precisar saber as principais urgências e emergências pediátricas, incluindo toda a conduta adequada e os protocolos de atendimento. Portanto, esse Manual pode ser um material valioso para os estudantes.

O livro inclui fluxogramas de atendimento, tabelas, esquemas e explicações de temas como:

  • Atendimento inicial à criança grave
  • Choque
  • PCR
  • Intubação
  • Asma
  • Pneumonias
  • Meningite bacteriana
  • Crise convulsiva
  • Maus tratos e violências sexuais

E vários outros assuntos muito importantes dentro do estudo da Pediatria. Ou seja, é o livro ideal para todos os estudantes que querem ser diferenciados na hora de discutir casos com o preceptor do internato, ou para quem quer garantir um conhecimento sólido para uma prova concorrida de residência.

Clique aqui e garanta o seu Manual de Urgência e Emergência. Disponível também no SanarBooks.

Estudar Pediatria por Casos Clínicos

Todas as áreas da Medicina podem ter o seu aprendizado favorecido ao introduzir casos clínicos à sua rotina de estudos. E isso não é diferente com Pediatria. Assim, uma boa opção para estudantes é o livro Casos Clínicos em Pediatria.

São mais de 50 casos feitos para orientar o leitor ao diagnóstico correto. Todos os casos organizam o assunto da seguinte forma:

  • História Clínica
  • Exame Físico
  • Evolução
  • Questões para orientar a discussão
  • Discussão
  • Diagnósticos diferenciais
  • Objetivos de aprendizado
  • Dicas práticas

Assim, você garante uma forma super didática de aprender na prática do atendimento clínico várias das patologias que acometem as crianças. É um livro recomendado para todos os estudantes, especialmente àqueles que buscam uma nova metodologia de estudo para vencer alguma dificuldade na matéria.

Gostou? Então clique aqui e acesse mais de 50 casos clínicos em Pediatria no SanarBooks! Livro também disponível em versão física.

Livros para estudar Pediatria para ser Pediatra

Yellowbook de Pediatria

Um dos queridinhos da família Yellowbook é o nosso livro de Pediatria. Se você ainda não conhece o Yellow, é uma ótima oportunidade de ter o seu primeiro!

Os livros Yellowbook focam em trazer todos os fluxos e condutas da forma mais rápida, didática e descomplicada para você. A edição de Pediatria concentra mais de 100 fluxogramas para que você possa consultar desde o internato até o dia a dia na Pediatria.

O mais legal desse material é que ele vai te acompanhar durante os vários estágios da sua preparação e carreira, e não vai, por exemplo, ficar guardado na prateleira juntando poeira. Estudar pediatria através dele sempre vai ser uma opção.

Você quer um material completo, organizado, simples e didático para levar sempre na mochila, seja na faculdade, plantão ou pronto socorro? Então clique aqui e garanta o seu Yellowbook de Pediatria.

Tratado de Pediatria da SBP

livro
livro

Para quem vai fazer residência na área, então o Tratado da Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria é uma obra que você com certeza irá ter contato. Ou seja, é o tratado definitivo mais usado pelos pediatras.

A característica mais forte desse livro é que ele não poderia estar mais de acordo com as diretrizes da SBP, uma vez que é elaborado por eles e segue as mais atualizadas orientações e protocolos de atendimento, diagnóstico e tratamento.

Porém, é recomendado que você deixe para estudar por esse livro quando já estiver na residência, uma vez que seu conteúdo é extremamente denso, visto que é o que há de mais completo na área, e seu preço é inacessível para muitos estudantes, custando mais de 500 reais.

Ou seja, apesar de ter uma qualidade ímpar, não é o livro que os estudantes de Medicina aproveitarão tanto assim.


Se interessa por Pediatria e quer saber como é a área de atuação, a residência, mercado de trabalho e tudo mais sobre essa especialidade? Então confira essa publicação do nosso site!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.