Outros

Posição dos eletrodos no ECG: a forma correta

Posição dos eletrodos no ECG: a forma correta

Compartilhar

Sanar Cursos

4 min há 128 dias

Você sabe qual a posição dos eletrodos correta no eletrocardiograma? Esse exame é um dos mais importantes da prática médica, então é fundamental saber executá-lo e interpretá-lo da forma correta.

Mas se algum eletrodo estiver mal posicionado no ECG, você deve ter um resultado incorreto. Assim, antes de passar para os aspectos mais avançados desse exame, não esqueça do básico. Lembrar dos princípios do ECG e dos referenciais anatômicos para os eletrodos é essencial.

Então confira agora qual a posição dos eletrodos no ECG!

Preparação do paciente

Antes de partir para colocar os eletrodos, é preciso preparar o paciente para o exame. Essa preparação possui algumas etapas:

  • Tricotomia
  • Limpar a região com água e sabão ou álcool
  • Secar com papel toalha ou gaze

A tricotomia deve ser feita nos pacientes que possuem muito pelo na região do tórax. Isso pode ser crucial para a correta fixação dos eletrodos na pele, porque os pelos podem atrapalhar.

Em seguida, deve-se limpar a região com água e sabão ou com álcool para retirar possíveis impurezas e também um pouco da oleosidade e suor da pele. Por fim, é preciso secar com papel toalha ou gaze. Mas nessa última etapa, lembre-se de realizar uma abrasão leve pra finalizar a limpeza. Ou seja, esfregue até ficar um vermelho claro, mas cuidado para não passar do ponto.

Posição dos eletrodos no paciente

O primeiro posicionamento que você deve lembrar é o dos membros. Então, baseando-se na imagem acima, com o esquema de cores mais comuns, existe o seguinte mnemônico:

Do lado esquerdo, do coração, fica a pátria brasileira. O sol fica em cima da grama. Do lado direito, fica o Flamengo, com o vermelho em cima do preto.

Com isso, a posição dos eletrodos fica: amarelo no braço esquerdo, verde na perna esquerda, vermelho no braço direito e preto na perna direita.

Já a posição correta dos eletrodos precordiais segue a seguinte ordem:

  • V1: 4º espaço intercostal, na linha paraesternal direita.
  • V2: 4º espaço intercostal, na linha paraesternal esquerda.
  • V3: Entre V2 e V4.
  • V4: 5º espaço intercostal, na linha médio-clavicular esquerda.
  • V5: 5º espaço intercostal, entre V4 e V6, na linha axilar anterior.
  • V6: 5º espaço intercostal, na linha axilar média.

Esse é o posicionamento padrão dos eletrodos no ECG, podendo haver algumas variações ou eletrodos a mais a depender da intenção do examinador.

Saiba mais sobre ECG!

É muito importante que estudantes de Medicina e médicos possuam um bom conhecimento sobre o ECG. Mas qual a melhor forma de se aprofundar e finalmente entender o exame?

A Sanar tem uma solução pra você! O Sanar ECG!

O melhor curso de ECG que você poderia pedir finalmente chegou! Com a qualidade da Sanar que você já conhece, o Sanar ECG vai fazer você aprender de vez esse exame.

Com aulas didáticas, professores muito especialistas, incluindo o Dr. José Alencar, uma metodologia focada no seu aprendizado e na prática clínica e vários outros benefícios, o curso está disponível em 2 planos diferentes:

  • Sanar ECG: O plano Sanar ECG é ideal para todos os estudantes e médicos que querem dominar os principais aspectos do ECG e saber como laudar no dia a dia médico.
  • Sanar ECG Pro: Já o plano Sanar ECG Pro contém todos os conteúdos do plano anterior e acrescenta aspectos bem avançados, para destrinchar bem o exame. Ideal para especialistas, residentes e aspirantes da cardiologia e eletrofisiologia.

Clique aqui para saber mais sobre e dominar esse exame com o Sanar ECG!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.