Qual a diferença entre Glaucoma Agudo e Uveíte Anterior Aguda? | Ligas

Qual a diferença entre Glaucoma Agudo e Uveíte Anterior Aguda? | Ligas

Compartilhar

O que é Glaucoma Agudo?

Glaucoma Agudo, também conhecido como Glaucoma de Ângulo Fechado, define-se como alterações fundoscópicas (comprometimento do nervo óptico) e acometimento do campo visual decorrente da elevação da pressão intraocular (PIO) de início rápido.

A crise de glaucoma geralmente advém do fechamento do ângulo de drenagem do humor aquoso pela midríase. Portanto, o desencadear do glaucoma agudo é mais comum durante a noite.

A apresentação do quadro envolve dor ocular forte, hiperemia ocular, redução da acuidade visual, náuseas e vômitos.

Apesar de incomum, a crise de glaucoma agudo não pode ser ignorada visto as complicações relacionadas, sendo a principal a perda visual rápida e irreversível. Dessa forma, o glaucoma aguda é classificado como emergência oftalmológica.

O que é Uveíte Anterior Aguda?

A Uveíte é, por definição, a inflamação da camada uveal (camada média, vascular) do globo ocular. Tratando-se da Uveíte Anterior, caracteriza-se a íris e o corpo ciliar como estruturas acometidas.

Sua causa é, principalmente, idiopática. Apresentando dor, fotofobia e perda da acuidade visual do olho acometido.

Diferenciando os sintomas

Uma das principais diferenças das manifestações clínicas do Glaucoma Agudo para a Uveíte Anterior é a resposta pupilar à luz e sua apresentação, sendo a pupila de um olho acometido por glaucoma não reativa à luz e midriática, enquanto a pupila de um olho com uveíte apresenta miose e baixa reatividade à luz. Outra forma de diferenciar bem as duas patologias é por meio da aferição da Pressão Intraocular, visto que esta estará elevada em um paciente portador de Glaucoma de Ângulo Fechado em crise. Um aspecto muito importante que deve sempre ser avaliado é a acuidade visual, sendo a perda maior no Glaucoma que na Uveíte Aguda.

Sintomas do Glaucoma Agudo

Glaucoma de Ângulo Fechado

  • Dor ocular forte e aguda (referida como pior dor de cabeça já presenciada pelo paciente)
  • Baixa de acuidade visual acentuada no olho acometido
  • Córnea pode apresentar opacificação
  • Pupila midriática e fixa
  • Ausência de respostas pupilares à luz
  • Pressão Intraocular elevada

Sintomas da Uveíte Anterior Aguda

Uveíte Anterior Aguda

  • Hiperemia no olho acometido
  • Dor moderada
  • Diminuição da acuidade visual moderada (“borramento” na visão)
  • Fotofobia
  • Pupila Miótica
  • Pouca reatividade pupilar à exposição luminosa

Tratamentos

Glaucoma Agudo

O tratamento farmacológico utilizado é focado na redução da pressão intraocular, sendo usados fármacos tópicos atuantes na inibição da secreção de humor aquoso, tais como Betabloqueadores (Maleato de Timolol), alfa2-agonistas (Tartarato de Brimonidina) e inibidores da anidrase carbônica (dorzolamida). O uso de agentes hiperosmóticos sistêmicos pode ser necessário visto a situação de emergência, logo, a administração de manitol e/ou glicerol deve ser levantado quando se está diante de um quadro de crise de glaucoma agudo.

A pressão intraocular deve ser aferida a cada 30 minutos após a administração das drogas.

Uma vez estabilizado o quadro, uma iridectomia periférica deve ser realizada para prevenir futuros episódios. O olho contralateral é submetido ao mesmo procedimento na maioria das vezes.

Uveíte Anterior Aguda

O tratamento é tipicamente clínico, sendo utilizados fármacos tópicos de ação midriática para evitar o surgimento de sinéquias posteriores (aderências da íris no cristalino) e esteroides tópicos. É importante frisar que muitas uveítes tem como causa uma doença reumatológica que pode ainda não ter sido diagnosticada. Dessa forma, faz-se necessária a orientação para uma avaliação reumatológica.

Produzido por:

Liga: Liga Acadêmica de Oftalmologia Clínica e Cirúrgica (LAOCC)

Autores: Jorge Eduardo Ferreira de Lyra Marrocos e Jorllâny Rayana Barros da Silva

Revisor: João Victor

Orientadora: Dra. Anamaria Coutinho Pessoa

Compartilhe com seus amigos:
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.