Residência Médica

Qual é a melhor estratégia na hora de responder a prova de residência?

Qual é a melhor estratégia na hora de responder a prova de residência?

Compartilhar

Estudantes de medicina e médicos se dedicam por anos para realizar a prova de residência. Para responder bem a sua prova, é necessário estar atento a algumas informações. Pensando nisso, a Sanar reuniu as melhores dicas para te ajudar na hora da sua prova!

Dicas valiosas para responder bem a prova de residência

Comece a prova lendo todas as questões

Ao ler toda a sua prova você consegue ter uma noção do tamanho das questões e dos temas que serão cobrados nela. Além disso, você conseguirá pensar sobre o que conhece daqueles assuntos. 

Leia primeiro as alternativas e depois o enunciado 

Essa dica é valiosa para questões que têm um enunciado muito grande. Ao ler primeiro as alternativas, você terá uma noção do que se trata a questão e isso irá te direcionar melhor para a leitura do enunciado.

Ao fazer isso, você saberá exatamente o que procurar no enunciado, grifando as informações importantes para resposta e poupando mais tempo. 

Prova de residência: o que faz a diferença na hora de responder as questões?

Desconfie de expressões definitivas 

A presença de expressões definitivas como “nunca, sempre ou somente”, na maioria das vezes, são sinais de que a alternativa está incorreta.

Se você tiver dúvida entre as alternativas, deixe a questão para o final. Isso ajuda a não comprometer todo o desempenho final.

Fique atento as dicas que o enunciado te dará

É possível que os enunciados das questões tenham “indícios” da resposta correta. Fique atento nas palavras que estão em maior evidência e que voltam a aparecer nas alternativas de resposta.

Se atente com questões que exigem que você marque a alternativa errada. Na hora do nervosismo, é possível que se busque pela resposta correta.

Não revise as questões que você já marcou

A maioria das pessoas que revisam uma questão que já foi respondida tem tendência a trocar a alternativa certa por uma errada. 

O ato de revisar uma questão e trocar as alternativas nos últimos minutos de prova poderá fazer você desperdiçar todo o tempo que dedicou à questão. Se você definiu uma resposta que você já tinha um conhecimento prévio, siga com ela até o fim.

Dica extra para responder bem a prova

Busque fazer com que seu cérebro entregue um maior potencial. Para isso, faça pequenas pausas durante a prova. Tire um tempo entre o passar de cada uma hora de prova para beber uma água, comer algo, isso te fará voltar a prova com uma maior concentração. 

Ao fazer isso, você evitará que o cérebro seja submetido a uma carga horária pesada, fazendo com que ele entregue o seu maior potencial.

Sugestões de leitura complementar

Ainda não sabe como se preparar para a residência? Venha fazer parte do time de alunos da SANAR!

Compartilhe com seus amigos: