Medicina do Esporte

Qual é o papel e rotina de um médico do esporte na Copa do Mundo?

Qual é o papel e rotina de um médico do esporte na Copa do Mundo?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Pós Graduação

O médico do esporte na copa tem um papel essencial para o bom desempenho da seleção. A medicina do esporte, como um todo, é uma excitante especialidade credenciada pelo Conselho Federal de Medicina que envolve:

  • Tratamento de lesões musculoesqueléticas em pessoas ativas, sejam elas atletas de elite ou recreativas
  • Prescrição de exercícios para o manejo de doenças crônicas
  • Avaliação dos sintomas relacionados ao exercício.

As práticas diferem na medida em que assumem cada papel, seja no tipo de esporte ou então pelo impacto do time. A maioria das práticas de especialidades de medicina esportiva inclui uma equipe clínica, incluindo médicos; fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais licenciados; treinadores atléticos certificados; e, em alguns casos, nutricionistas e outros profissionais.

Como funciona a equipe?

Quando se fala em “Departamento Médico” de um clube de futebol, culturalmente o primeiro profissional que vem em mente é o Médico. Mas,
precisamos entender que um Departamento Médico funciona de maneira interdisciplinar. Faz parte da equipe médica também a enfermagem, fisioterapia, nutrição por exemplo. As equipes de hoje gradualmente cresceram para incluir um psicólogo, um fisioterapeuta, um quiroprático e outros profissionais.

Todos possuem uma principal função e objetivo de promover o tripé principal de Performance Esportiva:

  • Prevenção,
  • Tratamento,
  • Reabilitação.

Deveres e responsabilidades do médico do esporte na copa do mundo

No decorrer de seu dia de trabalho, um médico de medicina esportiva é obrigado a realizar uma variedade de deveres e responsabilidades. Estes podem incluir, mas não estão limitados ao seguinte:

  • Diagnosticar lesões físicas em atletas, incluindo fraturas parciais ou totais, entorses e concussões
  • Solicitar exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico preciso
  • Formulando planos de tratamento em atletas com base em diagnósticos
  • Trabalhar com um fisioterapeuta para criar planos de reabilitação para atletas em recuperação
  • Fornecimento de medicamentos aos Atletas sob seus cuidados
  • Tomar decisões de retorno ao jogo para Atletas lesionados em campo
  • Trabalhando junto com um instrutor de fitness para criar regimes de exercícios para atletas
  • Elaboração de planos nutricionais em colaboração com um Nutricionista ou Dietista

O objetivo principal? Restaurar o funcionamento e a capacidade dos pacientes de retomar seu esporte, atividade ou estilo de vida normal por meio de intervenções cirúrgicas, restauradoras e preventivas.

O que significa ser um médico do esporte na copa do mundo?

Os médicos têm muitos papéis. O público pensa principalmente como os médicos que cobrem os jogos. Nas partidas, os médicos do esporte fornecem cuidados médicos contínuos antes, durante e depois de eventos esportivos, mas há muito mais responsabilidades nos bastidores. Também estão envolvidos na prevenção de lesões, seleção da rede de cuidados atléticos e educação dos atletas, treinadores e administradores.

No caso dos médicos se esporte na copa do mundo, além de fornecer tratamento de lesões, eles também podem fornecer orientação e suporte para outros médicos da equipe, treinadores esportivos, técnicos de raio-x e paramédicos que também estão participando dos jogos.

Como é um dia típico na vida de um médico do esporte na copa do mundo?

Todos os médicos do esporte tem suas próprias práticas que exigem a atenção diariamente, então isso não muda muito o que fazer de um dia habitual. O que acaba sendo o principal foco, muitas vezes tem que ajustar os horários de acordo com as partidas. Também pode ser alterado se houver a necessidade de trabalhar em um atleta lesionado em na agenda de escritório já ocupada, ou apenas modificar a agenda de cirurgia para garantir que termine a tempo de chegar ao jogo. É imprevisível por natureza, portanto, ser flexível é importante.

Como é o dia do jogo?

Geralmente a equipe médica e de atletas deve chegar ao local bem antes do horário do jogo para se prepararem. No caso do médico, ele articula junto com o treinador para obter uma atualização sobre jogadores com lesões existentes ou novas lesões que ocorreram naquela semana.

Como médicos de equipe, normalmente se faz necessário assistir o jogo por uma lente diferente da de um espectador comum. Deve estar atento para as lesões ou lesões em potencial, como as lesões ocorreram, etc. Muitas vezes, reconhecer o mecanismo da lesão diz muito sobre estruturas em potencial lesionadas e outros fatores relacionados à lesão em si.

Durante um jogo, também deve-se atentar ao desempenho de atletas previamente lesionados. Após o jogo, verifica-se novamente os jogadores e realiza-se avaliações pós-lesão se necessário.

O médico do esporte na copa faz algum procedimento?

Muitas lesões esportivas podem ser tratadas por meio de procedimentos não cirúrgicos, como fisioterapia, terapia aquática ou medicamentos. No entanto, quando a cirurgia é necessária, os médicos de medicina esportiva podem realizar cirurgias como artroscopia de joelho, meniscectomia (para menisco rompido), epicondilectomia medial (para cotovelo de golfista) e desbridamento de epicondilite lateral (cotovelo de tenista).

Saiba mais sobre Medicina do Esporte!

Quer aprender mais sobre o mundo da Medicina do Esporte? A Sanar tem a proposta perfeita para você! Conheça o Sanar Pós Graduação em Medicina do Esporte!

Perguntas Frequentes

  1. O médico do esporte atua sozinho na copa?

Não, existe toda uma equipe interdisciplinar.

2. Qual a principal atividade de um médico do esporte na copa?

Diagnosticar lesões físicas em atletas.

3. Qual o principal objetivo do médico do esporte na copa?

Restaurar o funcionamento e a capacidade dos pacientes de retomar seu esporte.