Carreira em Medicina

Resumo sobre o Núcleo Celular e seus principais componentes

Resumo sobre o Núcleo Celular e seus principais componentes

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

O núcleo celular é o responsável pelo controle de todas as atividades celular. É em seu interior que se encontra o genoma, que trata-se da codificação das informações genéticas do DNA.

Sua forma é variável e depende de cada célula, mas em geral, apresenta-se arredondado, e é facilmente corado pela hematoxilina e pelos corantes básicos. Normalmente, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas existem células multinucleadas. 

O núcleo é o principal dirigente da síntese e processamentos dos RNAs, incluindo o RNA mensageiro (mRNA) , RNA ribossomal (rRNA) e RNA transportador (tRNA), que serão exportados para o citoplasma, ontem terão como principal responsabilidade a produção das proteínas. É composto pelo envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.

Componentes do núcleo celular

Envoltório Nuclear

O envoltório nuclear é revestido internamente por uma camada de cromatina e é o responsável por delimitar e separar o núcleo do citoplasma. O envoltório nuclear é impermeável a íons e moléculas. Entretanto, esse revestimento não é 100% íntegro, existindo poros e os complexos de poros, responsáveis pelo transporte de substâncias entre o citoplasma e o núcleo, e vice-versa. 

Núcleo celular com seu envoltório nuclear bem delimitado à coloração.. Fonte: Histologia Básica – Junqueira & Carneiro

Cromatina

A cromatina é formada por filamentos duplos de DNA agregados a proteínas, especialmente histonas, mas também a proteínas não histônicas. A associação do DNA com as histonas dão origem aos nucleossomos. Os nucleossomos, por sua vez, se agruparão em estruturas mais complexas até instituírem os cromossomos. 

 As proteínas não histônicas, por sua vez, desempenharão função estrutural, participando da condensação dos cromossomos, regularão atividade dos genes, ou se diferenciarão em enzimas, como a DNA e RNA polimerase. 

Vale ressaltar que existem dois tipos de cromatina intranuclear: a heterocromatina e a eucromatina. A heterocromatina é bem visível na microscopia óptica, trata-se de uma cromatina inativa, pois a dupla hélice de DNA está tão compactada ao ponto de tornar impossível a transcrição de seus genes. 

Já na eucromatina a dupla hélice se encontra menos condensada, permitindo a transcrição genética. Por esse motivo, é considerada uma cromatina ativa, estando presente em maior proporção nas células em intensa produção proteica. 

Diferença da coloração do núcleo com heterocromatina (seta) e núcleo com eucromatina (ponta de seta). A condensação diferente desses tipos de cromatina resulta na maior ou menor pigmentação ao ser submetido à coloração. Fonte: Histologia Básica – Junqueira & Carneiro 

Nucléolos

Os nucléolos são os responsáveis por produzir os ribossomos, essenciais na síntese de proteínas. Podem existir vários nucléolos numa células, mas, normalmente, estão fundidos, de forma que se apresentam apenas como um ou dois nucléolos. 

Matriz celular

A presença da matriz celular é controversa entre os pesquisadores. Para aqueles que defendem sua existência, a matriz celular seria composta por uma estrutura fibrilar que fornece um arcabouço para apoiar os cromossômicos interfásicos. Também faria parte da sua composição a lâmina nuclear.

Entretanto, alguns negam sua existência pois, exceto a lâmina nuclear, não foi possível isolar outras moléculas que constituem a matriz, afirmando que sua visualização ao microscópio eletrônico pode ser criada pelas técnicas de preparação da lâmina. 

Nucleoplasma

O nucleoplasma refere-se a um soluto com água, íons, aminoácidos, metabólitos e precursores diversos, receptores para hormônios, enzimas para a síntese de RNA e DNA, moléculas de RNA  e outros componentes. Este soluto apresenta-se com característica granulosa e preenche o espaço entre os elementos nucleares citados acima. 

Posts relacionados:

Referências:

Gartner, Leslie P. e Hiatt, James L. Tratado de histologia em cores. 3 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Junqueira, Luiz Carlos e Carneiro, José. Histologia básica. 12 ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2013.