O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Os rins produzem a urina e respondem pelas outras funções atribuídas ao sistema urinário. Os ureteres conduzem a urina dos rins para a bexiga urinária, que é um reservatório temporário para a urina. A uretra é uma estrutura que conduz a urina da bexiga urinária para fora do corpo.
A função global do sistema urinário consiste em manter o volume e a composição dos líquidos corporais dentro dos limites normais. Um aspecto desta função é livrar o corpo de produtos residuais que se acumulam como resultado do metabolismo celular e, por causa disso, o sistema urinário é também referido como sistema excretor.
O sistema urinário também mantém o volume líquido adequado, regulando a quantidade de água excretada pela urina. Outros aspectos de suas funções incluem a regulação das concentrações de vários eletrólitos nos líquidos corporais e a manutenção do pH normal no sangue. O sistema urinário controla ainda a produção de células sanguíneas vermelhas pela secreção do hormônio eritropoietina, e também desempenha uma função na manutenção normal da pressão sanguínea pela secreção da enzima renina, que ativa a angiotensina II para aumentar a pressão sanguínea.

Imagem: Componentes do Sistema Urinário. Fonte: Gray’s Anatomia Básica, 2013
RIM:
Os rins são dois órgãos em forma de feijão, marrom-avermelhados, situados no retroperitôneo, na parede posterior do abdome. Eles se situam no tecido conjuntivo extraperitoneal imediatamente lateral à coluna vertebral. Cada rim possui tipicamente 11 cm de comprimento, 6 cm de largura e 3 cm de dimensão anteroposterior (espessura). O peso médio é de 150 g em homens e 135 g em mulheres.
Na posição supina, os rins se estendem desde próximo da vértebra T12, superiormente, à vértebra L3, inferiormente, sendo o rim direito levemente mais inferior que o esquerdo, devido a sua relação com o fígado. Embora eles sejam similares em tamanho e formato, o rim esquerdo é um órgão mais longo e fino do que o rim direito e se situa um pouco mais próximo do plano sagital mediano.
- Relação com outras estruturas
A face anterior do rim direito relaciona-se com várias estruturas, algumas das quais estão separadas do rim por uma camada de peritônio e outras que estão diretamente em contato com o rim: uma pequena parte do polo superior é recoberta pela glândula suprarrenal direita; a parte superior da face anterior está em contato com o fígado, separada dele por uma camada de peritônio; medialmente, a parte descendente do duodeno é retroperitoneal e está em contato com o rim; a parte lateral do polo inferior do rim está diretamente associada a flexura direita do colo.
A parte medial do polo inferior do rim é recoberto por um segmento do intestino delgado intraperitoneal.
A face anterior do rim esquerdo também se relaciona com várias estruturas: uma pequena parte do lado medial do polo superior é recoberta pela glândula suprarrenal esquerda; o restante do polo superior é recoberto pelo estômago e baço intraperitoneais; o pâncreas retroperitoneal cobre a parte média do rim.
A parte lateral da metade inferior do rim é recoberta pela flexura esquerda do colo e pelo início do colo descendente; o lado medial da metade inferior do rim é recoberto pelas partes do jejuno intraperitoneal.
Posteriormente, os rins direito e esquerdo relacionam-se com estruturas similares. Superiormente está o diafragma e, caudalmente a este, na direção de medial para lateral, estão os músculos psoas maior, quadrado lombar e transverso do abdome.

Imagem: Estruturas relacionadas a face posterior de cada rim. Fonte: Gray’s Anatomia Básica, 2013
O polo superior do rim direito é anterior a costela XII, enquanto a mesma região do rim esquerdo é anterior as costelas XI e XII. A cavidade pleural e, especificamente os recessos costodiafragmáticos, se estendem, portanto, posteriormente até os rins. Também passam posteriormente aos rins os vasos e nervos subcostais e os nervos ilio-hipogástrico e ilioinguinal.
- Cápsulas (revestimentos) do rim
Os rins estão envolvidos por um arranjo único de fáscia e gordura. Imediatamente fora da cápsula renal, há um acúmulo de gordura extraperitoneal – a cápsula adiposa ou corpo adiposo perirrenal, que envolve completamente o rim. Envolvendo a cápsula adiposa, há uma condensação membranácea de fáscia extraperitoneal (a fáscia renal). As glândulas suprarrenais também estão fechadas neste compartimento fascial, que geralmente está separado dos rins por um septo fino.