Carreira em Medicina

Saiba tudo sobre a Prova de Título de Dermatologia – TED | Especialistas

Saiba tudo sobre a Prova de Título de Dermatologia – TED | Especialistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

Se você completou a sua formação em dermatologia ou ainda está se formando e quer saber como obter o seu sonhado título de especialista, esse é o seu lugar! É hora de você saber como funciona tudo isso e a prova de título de dermatologia.

Dermatologia é umas das graduações médicas mais buscadas no Brasil e conta apenas com cerca de 280 vagas de residência médica disponíveis por ano. É uma das especialidades que, todos os anos, configura posição nos primeiros lugares entre as residências médicas mais concorridas nos processos seletivos do país.

No entanto, a residência médica não é único modo de entrar na carreira de dermatologista. Isso porque, além dos programas de residência, existem as especializações ou estágios em Dermatologia. Estes cursos, muitas vezes ministrados nas mesmas instituições e hospitais-escola das residências médicas, possuem processo seletivo próprio e, portanto, regras da próprias instituição para ingresso, e, caracteristicamente, não contemplam o médico-aluno com bolsa de residência, já que não ocorre repasse de verba para esta via Ministério da Educação/Saúde ou Governo do Estado.

De qualquer forma, estas duas vias para se tornar dermatologista possuem credenciamento pela Associação de classe dos dermatologistas, a chamada Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que rege o funcionamento dos cursos com suas normas, estabelecendo critérios normativos para a graduação, como carga horária e conteúdo didático específico. Tanto residentes quanto especializandos/estagiários são diplomados como oriundos de cursos credenciados pela Sociedade.

E a SBD, assim como outras associações de classe médica, por ser vinculada com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM) e, por eles ser considerada como órgão representante dos dermatologistas brasileiros, possui a prerrogativa de direcionar os formandos de ambos os cursos, caso assim queiram, sob um único título de especialista, processo este que ocorre através da aplicação de um exame anual, chamado Prova do Título de Especialista em Dermatologia, ou “Prova do TED”.

Existe, no entanto, uma terceira via de onde vem alunos aptos a prestar a Prova do TED. Estes são os alunos egressos de cursos de pós-graduação lato sensu em dermatologia, ou seja, cursos com validade acadêmica certificada pelo Ministério da Educação (MEC), mas que não possuem, ou ainda estão em vias de possuir, credenciamento pela SBD.  

Como os médicos oriundos de programas sem credenciamento atual pela SBD não poderiam se inscrever por meio de apresentação de diploma, a eles são solicitados uma outra documentação para a inscrição na prova, uma que demonstre, no caso, atividades profissionais na área de dermatologia por um determinado número de anos, atividades estas que podem ser, por exemplo, em hospitais ou mesmo em clínicas particulares.

Estes 3 grupos descritos (estudantes egressos dos cursos de Residência Médica, Especializações/Estágios e Pós-graduações), formam, agora sim, a grande maioria dos alunos que pleiteiam, todos os anos, o direto de prestar a prova de título de dermatologia , e com a aprovação nesta, se intitularem especialistas em Dermatologia. E esta prova, como eles costumam saber, é considerada de nível difícil.

A aplicação desta prova é tradicionalmente dividida em 2 fases, uma de conhecimentos gerais, em forma de 80 questões com múltipla escolha e uma teórico-prática, através de conhecimentos testados por identificação de imagens clínicas e histológicas. A taxa de aprovação, da primeira para a segunda fase, é que costuma ter menor taxa de aprovação, com apenas 40% dos alunos prestantes, em média, sendo aprovados para a segunda fase. O valor da inscrição atualmente é de RS 1.100,00 reais e, todos os anos, mais de mil candidatos se inscrevem na mesma, que geralmente é aplicada na cidade de São Paulo.

Segundo dados recentes do censo de 2018, realizado Associação Médica Brasileira (AMB), existem 8.317 dermatologistas titulados em território nacional, o que demonstra o alto nível da prova necessária para se tornar um deles.

E você, está se preparando para este desafio? Responda nosso questionário e seja o(a) primeiro(a) a receber informações sobre a prova de TED 2021!

Confira o vídeo: