Carreira

Tire suas principais dúvidas sobre o CRM

Tire suas principais dúvidas sobre o CRM

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar UP

Tire todas as suas dúvidas sobre como tirar a sua Carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM), Certificado Digital Medico e mais!

Você está quase terminando a sua graduação e ainda não sabe o que precisa para ter a sua Carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM)? Se você ainda tem dúvidas sobre esse processo, nós separamos tudo que você precisa saber antes de tirar o CRM.

Aqui, você vai conferir tudo sobre documentação necessária, prazos e taxas de inscrição!

Só é possível dar entrada no CRM após a colação de grau, mas é importante ter todos os documentos separados – e a grana também – para adiantar o processo!

Quais os documentos necessários para dar entrada no CRM?

Antes de começar, é importante lembrar que essa lista pode ser alterada dependendo do estado em que você for se registrar.

Esses são os documentos necessários mais comuns.

  1. Requerimento: geralmente é disponibilizado no site. 
  2. Diploma original acompanhado de uma cópia simples frente e verso: se você já colou grau e ainda não tem seu diploma, solicite uma declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. 
  3. Cópia dos seguintes documentos: Cédula de Identidade – RG ou CNH; C.P.F.; Título de Eleitor; Documento Militar com prova de regularidade, para homens; Comprovante de Endereço, atual, em nome do médico e com o mesmo endereço declarado no requerimento (preferencialmente conta de Água, Luz ou Telefone);
  4. Foto 3×4 recentes com fundo branco.

Quanto vou precisar pagar?

Temos uma boa notícia para você: quando você solicita o CRM pela primeira vez, ganha 60% de desconto na anuidade!

Mesmo com o desconto, sabemos que, quando a gente soma a anuidade com as taxas de inscrição, o valor não fica tão acessível, né?

Anualmente, os valores podem sofrer alterações. Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações do CFM!

Quando for preencher seu requerimento você deverá apresentar os comprovantes de pagamento das taxas, então fique ligado.

Lembrando que a anuidade de 2022 para os médicos é de R$772,00. Os novos médicos pagam proporcional aos meses que eles vão trabalhar no ano!

O que é o Certificado Digital Médico?

Desde 2021, a partir da Resolução CFM 2296/2021, o Conselho Federal de Medicina emite o Certificado Digital do CFM.

O certificado é exclusivo para médicos e é oferecido gratuitamente pelo Conselho. É importante checar com seu CRM se a atualização já está disponível.

Com a certificação digital, diversos processos feitos fora do mundo físico passaram a ganhar um maior nível de segurança. Ele pode ser utilizado de diversas formas, desde prescrições médicas até em contratos e procurações.

Vamos tirar algumas dúvidas sobre o Certificado?

  1. Qual a validade do documento? – O Certificado, assim como sua carteira do CRM, deverá ser renovado anualmente.
  2. O certificado sempre será gratuito? – Não! Segundo o CFM, as anuidades gratuitas se limitam ao 5º ano de uso.
  3. Acabei de me formar, quando terei o Certificado Digital? – No momento em que você se dirigir ao seu CRM para colher a biometria para a realização de sua Carteira de Identificação Médica (CIM).

E aí, agora já está preparado para tirar esses documentos e iniciar seu primeiro plantão?

Sugestões de leituras complementares