Carreira em Medicina

Top 10 aplicativos para estudantes de medicina | Colunistas

Top 10 aplicativos para estudantes de medicina | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Stephan Pinheiro Macedo de Souza

1. Medscape

Medscape é uma imensa rede de dados para médicos e estudantes de medicina. Seu ponto forte é a quantidade de doenças listadas e explicadas aprofundadamente, com fácil acesso. Todas as informações são referenciadas de artigos e segmentadas por tópico de interesse: apresentação clínica, achados de exame físico, exames complementares e diagnóstico diferencial – pra cada doença! Estudar por ele é como ler um artigo sobre cada doença, tudo no mesmo lugar. Além disso, o app conta com um Drug interaction checker: basta adicionar as drogas que ele mostra se há interação e como monitorá-la. Com fácil navegabilidade, você tem acesso constante a notícias e artigos médicos mais recentes em forma de feed, além de descrições de procedimentos, calculadoras, etc. A maior parte é livre acesso. Todo conteúdo é inglês e pode ser acessado online ou baixado para o celular.

2. Yellowbook

O Yellowbook é um aplicativo de fluxos e condutas de emergência, feito para ser uma ferramenta de apoio para o médico na hora que ele mais precisa e da forma mais simples e prática possível. Sua proposta é ir além dos clássicos Black Books nos momentos onde não é possível perder nenhum segundo. Conta ainda com bulário bem completo e condutas exibidas de forma de fluxos, tornando-o o mais prático do mercado. Desenvolvido aqui no Brasil, o APP é baseado no best seller de mesmo nome da Editora Sanar. É possível personalizar o Yellowbook para as principais rotinas criando atalhos na página inicial do app.

3. MediCalc

Na linha das calculadoras médicas, o MediCalc é uma das ferramentas mais simples e completas disponíveis de forma totalmente gratuita. Enquanto os aplicativos anteriores são completos por oferecer todos aqueles serviços, nem sempre liberam todas suas funções para o acesso gratuito. É aí que o MediCalc ajuda o estudante. Dividido por áreas, ele fornece calculadoras e scores de todo o tipo: na Nefro, clearance de creatinina; na Cardio, calculadora de fatores de risco coronariano; na Gastro, CHILD e meld; na GO, data provável do parto. E por aí vai! Tem muita coisa pra cada área, numa plataforma muito fácil de usar!

4. E-Anatomy

Com certeza o melhor aplicativo de anatomia disponível, entre estudantes e médicos formados. Só não vem antes na lista por ter a maior parte do conteúdo pago. O app permite navegar por cortes anatômicos e tomográficos (tanto de tomografia quando de ressonância), enquanto mostra com setas os nomes de cada estrutura que aparece nas imagens! Basta rolar o dedo para ver as etiquetas com os nomes. Além disso, cada entrada tem uma breve explicação e é muito fácil correlacionar estruturas anatômicas nos modelos 3D com os exames de imagem. 11 em cada 10 radiologistas recomendam!

5. Figure 1

            No estilo rede social, o Figure 1, ou Fig1, apresenta um inesgotável feed de imagens médicas: raio X, tomo, fundoscopia, achados de exame físico, eletrocardiogramas, etc. Alimentado por usuários no mundo inteiro, sua proposta é compartilhar com o mundo casos raros e interessantes. Sua grande vantagem, com certeza, é a diversidade de imagens e achados disponíveis para você impregnar sua retina, como dizem os patologistas. Uma desvantagem é que qualquer pessoa pode adicionar uma foto e um comentário; portanto, não raro se vê uma imagem com o diagnóstico errado, ou por desconhecimento, ou porque quem postou queria uma ajuda. De qualquer forma, o conteúdo é enriquecedor para quem está aprendendo e desafiador para quem já tem uns anos diagnosticando!

6. GuiaVE

            O GuiaVE é um grande guia de vigilância sanitária. Traz um compêndio sobre vacinação, agravos de notificação obrigatória, informações completas sobre as doenças sanitárias, dentre outros. Com ele você pode conferir como é o esquema vacinal de dezenas de doenças, além de contar com um guia de condutas, como preenchimento de receituário especial, declaração de nascidos vivos, etc. O material todo é propriedade da PEBmed e tem bibliografia reconhecida e atualizada no Brasil e no exterior. É grátis e vale a pena conferir!

7. MedSUS

            Este é bem simples. Uma lista de todos os medicamentos disponíveis no SUS. É praticamente um bulário do que se tem disponível na rede pública de saúde. Muito útil para quem trabalha na rede e quer saber o que está disponível, é excelente para todos os alunos. O app traz indicações de cada medicamento, contraindicações, precauções com o uso e até mesmo interações medicamentosas.

8. UptoDate

            É um aplicativo de fácil acesso a papers e estudos mundiais de sua preferência. Também conta com calculadoras e materiais de educação a pacientes. Algumas universidade e hospitais oferecem acesso gratuito a funcionários, porém o app requer assinatura para uso individual.

9. TNM cancer staging

            Esse aplicativo podia estar em qualquer lugar mais acima nessa lista, mas como tem um uso mais restrito, está em nono lugar. É um grande guia para estadiamento de qualquer tipo de câncer. Funciona em sistema de tabela, mostrando quais características tumorais levam ao T, ao N e ao M, para cada tumor. Muito útil para saber qual o TNM de um tumor que você viu na prática e também para fazer o exercício contrário: um carcinoma epidermoide de pulmão T3N1Mx tem quais características? Fica fácil com este app!

10. CID-10

            Precisa do CID de alguma doença? Ou se deparou com um estranho C.25 e não sabe o que é? Esse aplicativo é pra você. Apesar de alguns dos aplicativos do topo da lista conterem suas próprias tabelas de CID, o aplicativo CID-10 é extremamente eficaz para consultas rápidas. Por ser dedicado somente a esta função, ele não trava e permite a busca tanto por número quanto por nome da doença, facilitando demais essa tediosa tarefa! Também é grátis!

BÔNUS – SanarFlix

Lógico que não poderia deixar de fora o Sanarflix que tem como objetivo ajudar o estudante de medicina de maneira prática, rápida e divertida! A plataforma é um serviço de assinatura e conta com diversas aulas objetivas sobre as mais variadas matérias da graduação, sendo uma ótima alternativa para a complementação dos estudos e entendimento dos conteúdos passados em sala.


Quer ter seus textos publicados aqui no Sanarmed? Clique no botão abaixo e seja um de nossos colunistas!