Carreira em Medicina

Vitamina B12: Queda de cabelo relacionada à deficiência e o motivo de suplementá-la | Colunistas

Vitamina B12: Queda de cabelo relacionada à deficiência e o motivo de suplementá-la | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

Ao longo do século XXI, o mundo dos cosméticos vêem evoluindo constantemente desde a qualidade dos seus produtos até os seus benefícios, como redução de frizz, definição ou redução de volume, deixar o cabelo mais liso, brilhoso, sedoso e, principalmente, fortalecido. Dessa forma, em busca dessa perfeição, os homens e as mulheres optam por aqueles que diminuem a queda e combatem a caspa. Uma parcela recorre a receitas caseiras, outras à suplementação vitamínica e as demais a mercadorias profissionais. É importante conhecer a anatomia da pele e de seus anexos, bem como compreender o motivo da alopecia capilar e a composição dos suplementos.

Anatomia

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano e pertence ao sistema tegumentar, assim como as unhas, o cabelo, nervos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos. No âmbito geral, a respeito da sua estrutura, as camadas e as subcamadas são: epiderme avascular (estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal), a derme vascular (derme reticular e a derme papilar) e a hipoderme ou tecido subcutâneo.

Enfatizando o cabelo, ele é bastante irrigado e inervado, o que leva os especialistas na área da dermatologia e da estética a solicitarem tanto alimentação balanceada como também tratamento capilar correto, com a finalidade de repor os nutrientes e os lipídios perdidos devido a alguma exposição excessiva do sol, do mar, da piscina e da poluição, já que esses fatores externos acarretam a fragilidade, a opacidade e o ressecamento dos fios. Acentua-se também a sua composição bioquímica: 65% de queratina (constituída pela união de aminoácidos em cadeia dando resistência, consistência, elasticidade e forma) e 35% de água, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas.

Queda de cabelo

A alopecia, um termo médico para designar a diminuição dos pelos em pequena ou grande quantidade, pode ser ocasionada por mutações genéticas, nutricionais, hormonais, psicológicas (estresse) ou até mesmo físicas, como intolerância a produtos químicos a base de formol e de ácidos, resultando em uma alergia e, possivelmente, mudanças fisiológicas nos demais sistemas.

Conforme o autor Borges afirma no seu livro “Terapêutica em estética: conceitos e técnicas”, o couro cabeludo possui aproximadamente de 100 mil a 150 mil fios, os quais aumentam de tamanho por volta de 10 mm por mês, cuja queda tolerável é de 60 a 100 fios por dia. Por isso que é importante citar essas informações a fim de chamar a atenção das mulheres quanto à utilização não autorizada de cápsulas vitamínicas, porque, ao serem ingeridas em excesso, provocarão o efeito rebote, promovendo distúrbios sistêmicos.

A importância das vitaminas

Como foi falado anteriormente, o cabelo é bastante irrigado e esse suprimento sanguíneo tem a função de transportar nutrientes essenciais aos diversos tecidos do corpo. Entre esses nutrientes, sobressaem as vitaminas, fundamentais ao metabolismo do organismo. Segundo Cândido, elas se dividem em dois grupos: lipossolúveis (solúveis em lipídios representadas pela ADEK (vitaminas A, E, D e K) e as hidrossolúveis (dissolvem em água, por exemplo as do complexo B e a C). Dentre essas do complexo, aponta-se a B12, também conhecida como cobalamina.

Adquirida nas fontes alimentares de proteína animal, tal como em fígado de boi, rins, leite, ovos, peixe, queijo e carnes de músculo, a sua deficiência pode gerar perda de peso, anemiaperniciosa, glossite, alterações neurológicas, formigamento, queimação nos pés, fraqueza nas pernas e também ocasiona queda de cabelo. Tudo isso é decorrente de variações morfológicas nas hemácias (células vermelhas) que ficarão inibidas de nutrir as células do corpo.

Dessa forma, é válido reforçar que nem todas as vitaminas são encontradas em alimentos, algumas são obtidas por meio de atividades microbianas no intestino e outras em suplementos vitamínicos os quais irão suprir de acordo com o biótipo do indivíduo.

Por que e quando usar suplementos vitamínicos?

Depois de realizado o exame físico e clínico do (a) paciente, você poderá utilizar ou não algum fármaco correspondente ao seu estado nutricional. Se porventura a queixa for de queda de cabelo, o solicitante irá indicar comprimido, cápsula ou tônico, cuja função é minimizar esse problema. Vale lembrar que parte da população opta por receitas caseiras a fim de substituir o tratamento específico. Dessas receitas caseiras, as mais comuns são a utilização do aloe vera, chá de alecrim, anis estrelado chinês (pois o japonês é tóxico), canela, amido de milho, água de arroz, gengibre, chá de hibisco, chá de camomila, óleo de coco e óleo de rícino. Cada um possui ativos e propriedades específicas que irão ajudar no crescimento e no fortalecimento do fio. Entretanto, nem todas elas servirão para todos os tipos de cabelo nem atenderão de forma eficiente as necessidades de todos os indivíduos.

Desse modo, é necessário distinguir o cabelo masculino do feminino. As diferenças estão na ação hormonal, na taxa de crescimento, na oleosidade e na espessura. Nos homens o principal hormônio que vai atuar no sistema reprodutor bem como nas suas características físicas e psicológicas é a testosterona, o aumento dos fios capilares é torno de 0, 349 mm por dia, apresentam oleosidade em uma quantidade superior que nas mulheres e os levam a ter mais caspas e por fim, os pelos são grossos. Enquanto nas moças e adultas, destacam – se o estrogênio e a progesterona, o crescimento aproximadamente de 0,34 mm, também possuem cabelo oleoso o qual depende da alimentação, do fator emocional ou dos produtos utilizados.

Esclarecendo melhor sobre as caspas, elas são várias plaquinhas brancas de descamações provenientes de algum tipo de inflamação em uma das camadas no couro cabeludo. Diante disso, resultam em coceira excessiva podendo ferir, manchas vermelhas ou irritação em reação devido o acúmulo de resíduos, por exemplo, cremes de pentear, termoprotetores (leave in) ou condicionadores quando retirados corretamente. Além disso, destaca – se também a periodicidade das lavagens e a temperatura da água. Sendo assim, cabe as mulheres e aos homens procurarem algum especialista na área da dermatologia a fim de “investigar” a presença de alguma patologia antes de consumir algum suplemento vitamínico não autorizado mas também de usar shampoo ou loções anticaspa, pois dependendo do exame clínico de cada indivíduo há um tratamento específico, ou seja, existem linhas capilares voltadas preferencialmente aos cabelos lisos ou alisados, ondulados, cacheados, revitalizados, opacos, raiz oleosa e pontas secas, etc. Os shampoos possuem conteúdo variando desde dos 100% transparente ao leitoso. Por esses motivos, é de suma importância saber identificar qual o tipo de cabelo e a linha de tratamento ideal para que haja equilíbrio de Ph e não haja alterações na estrutura do fio.


O texto é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.

Observação: material produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar junto com estudantes de medicina e ligas acadêmicas de todo Brasil. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido. Eventualmente, esses materiais podem passar por atualização.

Novidade: temos colunas sendo produzidas por Experts da Sanar, médicos conceituados em suas áreas de atuação e coordenadores da Sanar Pós.


Referências bibliográficas:

  1.  Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, Anne M. R. Agur ; tradução Claudia Lúcia Caetano de Araújo. – 8. ed. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.
  2. Bioquímica dos alimentos [recurso eletrônico] / Priscila Souza da Silva ; [revisão técnica: Ana Amélia Machado Duarte, Sandra Maria Pazzini Muttoni]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018.
  3. Cândido, A.C. (s.d). NUTRIÇÃO E FARMACOLOGIA. (2ª ed.). São Paulo, Brasil. Saraiva.
  4. DAMBRIO, L. (06 de julho de 2020). Caspa : o que é, causas, sintomas…Saiba como eliminar, prevenir e tratar a dermatite seborreica. Acesso em 09 de dezembro de 2020, disponível : https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/como-aliviar-a-coceira-no-couro-cabeludo-3-dicas-para-acabar-com-o-problema_a7119/1?scroll.
  5. Estudo da produção de vitamina B12 por bactérias dos gêneros propionibacteriume pseudomonas / Romildo Martins Sampaio. – Campinas, SP; [s.n], 1999.
  6. Milady cosmetologia : cuidados com os cabelos / Catherine M. Frangie … [et al.] ; tradução: EZ2 Translate ; revisão técnica: Geovana Prado Vaz Feitosa. – São Paulo, SP : Cengage, 2016. 518 p. : il. ; 28 cm.
  7. Nutrição avançada e metabolismo humano / Sareen S. Gropper, Jack L. Smith, James L. Groff ; tradução Marleine Cohen ; revisão técnica Daniela Maria Alves Chaud, Irene Coutinho de Macedo. — São Paulo : Cengage Learning, 2011.