Anticoagulante

Você sabe ajustar a dose da Varfarina?

Você sabe ajustar a dose da Varfarina?

Compartilhar

Abordamos no post passado como prescrever os anticoagulantes e trombolíticos. Mas você sabe manejar o seguimento do uso da Varfarina de acordo com o RNI?

Nessa matéria vamos tratar justamente disso! Abaixo você vê excelentes tabelas pra sanar suas dúvidas sobre esse conteúdo!

Manejo do uso da Varfarina

Como vocês viram a prescrição inicial da Varfarina se dá na dose inicial de 5 mg/dia, mantendo o ajuste da dose a fim de manter o RNI na faixa terapêutica (geralmente, entre 2-3), alcançando uma dose diária final que varia entre 2-10 mg/dia.

Primeiro, para entender o porquê desse manejo devemos lembrar seu mecanismo de ação: esse medicamento atua como antagonista da Vitamina K. Alguns fatores de coagulação são dependentes da vitamina K para se tornarem eficazes, estes são: os fatores II, VII, IX, X e as proteínas C e S. O fator II é justamente a protrombina. Portanto, a Varfarina atua alargando o Tempo de Protombina (TP), logo intefere no RNI.

Logo, devemos ajustar a dose seriando o TP/RNI, inicialmente diariamente, para pacientes internados e depois fazendo seguimento semanal (ou conforme indicado), a fim de se evitar sangramentos.

Abaixo vocês podem conferir a tabela de ajuste da dose de acordo com os valores do TP/RNI:

Ajuste da dose de acordo com RNI

Quer acessar mais conteúdos como esse? Conheça o Yellowbook, um guia rápido de condutas e prescrições para a prática médica.

Confira o vídeo:

Compartilhe com seus amigos: