Outros

3 investimentos seguros para médicos

3 investimentos seguros para médicos

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar UP

Vamos te dar a resposta de 3 investimentos seguros para médicos, mas antes precisamos falar de dois pontos importantes que costumam nos paralisar na hora de começar a investir: medo de perder dinheiro e onde investir.

Mas não se preocupe, nós vamos listar aqui algumas opções seguras e rentáveis para você começar no mundo dos investimentos!

Investimentos seguros para médicos: CDBs

Emprestando dinheiro para um banco

Esses investimentos certamente estarão disponíveis no seu banco ou corretora. Os produtos mais comuns são os CDBs com liquidez diária (D+0) que rendem 100% do CDI, ou seja, o seu dinheiro está sempre disponível em horário comercial e rendendo mais que a poupança. 

Agora, se você tem possibilidade de deixar o seu dinheiro “preso” por um tempo, opte por CDBs pós-fixados atrelados à inflação (IPCA) ou que rendem mais que 100% do CDI. Eles vão te proteger da inflação nesse atual ciclo econômico! Lembre também de verificar o prazo de vencimento e avaliar se você pode realmente deixar o seu dinheiro “preso” durante todo esse tempo. Aqui, quanto maior for o tempo de vencimento do CDB, maior deve ser a rentabilidade oferecida pelo banco.

Dica extra: evite CDBs com mais de 4 anos de vencimento, pois o ciclo da taxa de juros pode sofrer fortes alterações em  mais de um mandato eleitoral de presidente no Brasil.

2 – Investimentos seguro para médicos: LCI e LCA

Emprestando dinheiro para setores imobiliário e agronegócio

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são duas boas opções para quem pode deixar o dinheiro “preso” por mais tempo também. Aqui, a grande vantagem é que esses investimentos são isentos de Imposto de Renda (IR). Logo, acabam sendo mais vantajosos em termos de rentabilidade. Vamos de exemplo?

Quem rende mais? Um CDB com 125% do CDI ou uma LCI com 110% do CDI?

A rentabilidade do CDB, após descontar a menor alíquota de IR (15%), será de 106% do CDI, ou seja, ele rende menos que a LCI de 110% por causa do imposto de renda descontado na fonte. Percebe como o IR pode impactar os seus investimentos no curto prazo? Imagine no longo prazo! Então, não se esqueça de conferir os impostos que incidem sobre os seus rendimentos e leve isso em consideração na hora de escolher os seus investimentos.

PS: Os CDBs, as LCIs e LCAs são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, se o banco que você investiu até 250 mil quebrar, após alguns meses o FGC vai te devolver esse dinheiro. Então, se o banco quebrar, o seu dinheiro ainda está seguro! Um ponto de atenção: se você tinha 400 mil investido em um mesmo banco e ele quebrou, você só recebe 250 mil.

Precisando de uma grana para começar a sua carreira sem perrengue financeiro? Conheça o Sanar Up Empréstimo.

3 – Investimentos seguro para médicos: Títulos Públicos

Se você cresceu ouvindo que a poupança é o lugar mais seguro para colocar o seu dindim, sinto te informar que mentiram para vocês. Os títulos públicos são mais seguros que a poupança. Os especialistas falam que se o governo quebrar, o seu banco certamente já quebrou antes. E onde você pode comprar Títulos Públicos? Pelo app ou site do Tesouro Direto, no seu banco ou corretora.

Dentre as opções disponibilizadas pelo Tesouro Direto, o mais parecido com a poupança é o Tesouro Selic, nele você pode acessar o seu dinheiro a qualquer momento durante o horário comercial, e o seu dindim também vai render mais que a poupança!

Agora, se você quer investir com um horizonte de tempo longo (15, 20, 25 anos) pensando na sua aposentadoria, a melhor opção é o Título IPCA+ SEM juros semestrais. Pois aqui o seu dindim é corrigido pela inflação ao longo do tempo, protegendo o seu poder de compra.

Dica extra: conta rendimento

A conta rendimento está disponível em “bancos” digitais, busque os mais conhecidos e que te ofereçam rentabilidade de pelo menos 100% do CDI. Nessa modalidade, você não precisa se preocupar com o vencimento, seu dinheiro estará disponível a qualquer momento e seguro. Ela é uma alternativa similar ao Tesouro Selic, então é só escolher o mais prático para você.

Quer entender um pouco mais sobre por onde começar a investir o seu dinheiro, e como se organizar para alcançar os seus objetivos financeiros? É só seguir a nossa página do Instagram: Guarda o Troco.