Internato

Como é a rotina na atenção básica?

Como é a rotina na atenção básica?

Compartilhar

Carreira Médica

5 min há 211 dias

É cada vez mais comum que os estudantes de Medicina se planejem para atuar na atenção primária. Muitos médicos recém formados passam por alguma experiência em UBS ou USF. Mas você, estudante, sabe como é a rotina na atenção básica?

Primeiramente, antes de tomar a decisão de atuar em alguma unidade primária do SUS, é importante que você busque saber: o que você vai encontrar; quais serão seus deveres; e o que você pode fazer para se preparar.

Assim, confira nesse texto algumas dicas sobre a rotina na atenção básica e como atuar bem nela.

Essas informações foram retiradas do livro Manual Prático na Atenção Primária, o livro mais completo que você pode ter com foco em dicas do dia a dia na atenção básica.

Rotina na Atenção Básica: Visitas Domiciliares

rotina na atenção básica

A visita domiciliar (VD) é uma prática muito importante na atenção primária à saúde (APS). Assim, através dela, é possível diagnosticar problemas, prevenir agravos, criar vínculo com as famílias, conhecer a casa do paciente, dentre outras vantagens.

Então, é preciso valorizar a visita domiciliar como uma ferramenta que agrega elementos ao processo de cuidado do paciente que não é possível agregar da mesma forma no consultório tradicional. Além disso, a VD pode abranger visitas de cuidados paliativos, ajuste de equipamentos domésticos de alta complexidade e outras visitas esporádicas.

Confira nesse post outras informações sobre a importância da VD!

Na rotina da atenção básica, você pode se deparar com as VDs, integrando uma equipe de atenção primária à saúde. Nesse grau de atenção, as visitas costumam servir para algumas coisas mais simples, sem envolvimento de muitos equipamentos, como:

  • Ver como está a adesão a um tratamento
  • Conhecer a casa, o que há de vulnerável e quais doenças o ambiente pode gerar
  • Entender o ambiente da família do usuário e como ele afeta o seu processo de cuidado
  • Fazer cuidados de atenção básica em pacientes com dificuldade de se locomover

Dentre outras funções diversas e muito importantes para a atenção primária.

Gravidez e pré-natal

Não gosta de GO e por isso largou a matéria, mas pretende atuar na atenção primária? É melhor rever isso aí. O médico generalista atuante nas USF e UBS vai realizar e acompanhar o pré-natal das gestantes da unidade. Ou seja, pré-natal faz parte da rotina da atenção básica.

Assim, é melhor não deixar de estudar GO intensivamente durante o Ciclo Clínico e o internato, para não chegar na atenção primária despreparado e sem tato prática no pré-natal.

Dentre as funções do médico, podemos destacar desde o diagnóstico de gravidez e a primeira consulta da gestante até realizar as outras consultas, avaliar o risco da gravidez e fazer o exame físico. Uma dica para dar conta de tudo isso é investir em um bom livro de fluxos e condutas na GO.

Portanto, decore todos os exames, as queixas mais comuns, o calendário de consultas e esteja 100% pronto para fazer um bom pré-natal na atenção básica.

Diabetes e Hipertensão: As favoritas da rotina na Atenção Básica

hiperdia

Diabetes e hipertensão são doenças tão recorrentes na atenção primária que não dá pra falar em rotina no SUS sem falar delas. A importância é tanta que foi criado o programa Hiperdia, para monitorar os diagnósticos e evoluções dessas doenças.

Em relação aos hipertensos, você será responsável muitas vezes por diagnosticar, encaminhar para exames para excluir causas secundárias, acompanhar e modificar tratamento e orientar acerca de mudanças nos hábitos de vida. Então, tais ações serão comuns na rotina da atenção básica.

Os pacientes diabéticos, entretanto, terão um maior grau de complexidade, sendo necessário estar atento para alguns pontos. Por exemplo, fique atento se for preciso encaminhar o paciente, em caso de pé diabético ou outras complicações, e para a diabetes que descompensou.

Confira abaixo uma parte do conteúdo retirado do livro Manual Prático na Atenção Primária.

atenção básica

rotina na atenção básica

Quer saber mais sobre a rotina na atenção básica? Então clique aqui e conheça mais sobre o livro Manual Prático na Atenção Primária!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.