Índice
Quer estudar para residência médica e garantir a aprovação? Você precisa inserir videoaulas na sua rotina de estudos. Assistir as explicações em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e uma chance de tirar dúvidas, principalmente se a videoaula for ao vivo.
Esse método de ensino tem várias vantagens. É a melhor ferramenta para você desenvolver sua própria estratégia de aprendizado. Afinal, é possível assistir mais de uma vez a aula gravada, voltar para o início e até assistir fazendo pausas.
Vale ressaltar que elas dão a possibilidade de estudar de qualquer lugar e por diferentes plataformas. Isso sem falar que a pessoa tem acesso rápido a várias opções de assunto, de metodologia de ensino e contato com professores/orientadores de todo o Brasil (e até do mundo).
Como aproveitar as videoaulas na preparação para residência médica?
Para aproveitar todas as vantagens, é importante se organizar e ter muita disciplina para estudar por videoaula.
A organização do pré-estudo é o primeiro passo. Prefira um local silencioso e iluminado e não esqueça de ter por perto todos os materiais de estudo necessários. Um caderno e canetas podem ser grandes aliados.
E não esqueça de deixar de lado o celular e qualquer outro objeto que possa desviar sua atenção.
Estudar para residência médica: veja dicas para manter o foco
As videoaulas precisam ser inseridas em um plano de estudos, porque é a frequência e a consistência que trará sua tão sonhada aprovação.
Não tem como assistir uma videoaula hoje e responder questões depois de uma semana e achar que estudou. Por isso, preste atenção nessas dicas:
- Estabeleça uma rotina de estudos, de preferência com horários fixos e um cronograma de qual conteúdo será estudado em cada dia.
- Opte por usar fone de ouvido e assistir a videoaula em tela cheia para se sentir totalmente imerso na aula.
- Foque em ter um estudo ativo. Faça anotações ao assistir as aulas e, ao final, se dedique a fazer resumos e responder questões sobre o conteúdo abordado.
- Estudos apontam que fazer anotações durante a videoaula a mão e com suas próprias palavras têm efeito muito positivo no aprendizado.
- Videoaula não é série, então nada de maratonar várias aulas sem parar. Você precisa estabelecer curtos intervalos para “aliviar as ideias” e possibilitar a memorização do conteúdo. As pausas entre uma aula gravada e outra podem ser o melhor momento para colocar em prática o que aprendeu.
- Você pode assistir de novo e até fazer isso acelerando o material para focar nos pontos que você teve dificuldade ou ficou com dúvidas.
- Após um tempo, vale revisar as anotações do material assistido para consolidar bem as coisas em sua memória.
O que fazer quando terminar o vídeo?
- Você pode tirar um tempo para complementar as anotações que fez ao longo da explanação do assunto;
- Fazer um resumo de tudo que absorveu da aula
- Responder questões relacionadas ao conteúdo.
Extra: o que fazer para não perder o foco?
Em caso de aulas longas, divida em blocos de 20 minutos e evite fazer pausas até que esse tempo termine. Preste atenção total ao que o professor exibe na tela e faça anotações rápidas. Ao terminar o primeiro bloco, releia e revise suas anotações e, se necessário, acrescente informações. Depois, assista o próximo bloco e repita a estratégia.
Posts relacionados
- Qual o melhor plano de estudo para Residência Médica?
- Como será a concorrência em residência médica este ano?
- 7 dicas para uma rotina de estudos que te leve a aprovação na residência
- Materiais de estudo: qual é a melhor opção para estudar para residência?