Residência Médica

Como estudar para residência médica por videoaulas sem perder o foco?

Como estudar para residência médica por videoaulas sem perder o foco?

Compartilhar

Quer estudar para residência médica e garantir a aprovação? Você precisa inserir videoaulas na sua rotina de estudos. Assistir as explicações em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e uma chance de tirar dúvidas, principalmente se a videoaula for ao vivo. 

Esse método de ensino tem várias vantagens. É a melhor ferramenta para você desenvolver sua própria estratégia de aprendizado. Afinal, é possível assistir mais de uma vez a aula gravada, voltar para o início e até assistir fazendo pausas. 

Vale ressaltar que elas dão a possibilidade de estudar de qualquer lugar e por diferentes plataformas. Isso sem falar que a pessoa tem acesso rápido a várias opções de assunto, de metodologia de ensino e contato com professores/orientadores de todo o Brasil (e até do mundo). 

Como aproveitar as videoaulas na preparação para residência médica? 

Para aproveitar todas as vantagens, é importante se organizar e ter muita disciplina para estudar por videoaula. 

A organização do pré-estudo é o primeiro passo. Prefira um local silencioso e iluminado e não esqueça de ter por perto todos os materiais de estudo necessários. Um caderno e canetas podem ser grandes aliados. 

E não esqueça de deixar de lado o celular e qualquer outro objeto que possa desviar sua atenção.

Estudar para residência médica: veja dicas para manter o foco

As videoaulas precisam ser inseridas em um plano de estudos, porque é a frequência e a consistência que trará sua tão sonhada aprovação.

Não tem como assistir uma videoaula hoje e responder questões depois de uma semana e achar que estudou. Por isso, preste atenção nessas dicas: 

  • Estabeleça uma rotina de estudos, de preferência com horários fixos e um cronograma de qual conteúdo será estudado em cada dia. 
  • Opte por usar fone de ouvido e assistir a videoaula em tela cheia para se sentir totalmente imerso na aula.
  • Foque em ter um estudo ativo. Faça anotações ao assistir as aulas e, ao final, se dedique a fazer resumos e responder questões sobre o conteúdo abordado. 
  • Estudos apontam que fazer anotações durante a videoaula a mão e com suas próprias palavras têm efeito muito positivo no aprendizado. 
  • Videoaula não é série, então nada de maratonar várias aulas sem parar. Você precisa estabelecer curtos intervalos para “aliviar as ideias” e possibilitar a memorização do conteúdo. As pausas entre uma aula gravada e outra podem ser o melhor momento para colocar em prática o que aprendeu. 
  • Você pode assistir de novo e até fazer isso acelerando o material para focar nos pontos que você teve dificuldade ou ficou com dúvidas. 
  • Após um tempo, vale revisar as anotações do material assistido para consolidar bem as coisas em sua memória. 

O que fazer quando terminar o vídeo? 

  • Você pode tirar um tempo para complementar as anotações que fez ao longo da explanação do assunto;
  • Fazer um resumo de tudo que absorveu da aula 
  • Responder questões relacionadas ao conteúdo. 

Extra: o que fazer para não perder o foco?

Em caso de aulas longas, divida em blocos de 20 minutos e evite fazer pausas até que esse tempo termine. Preste atenção total ao que o professor exibe na tela e faça anotações rápidas. Ao terminar o primeiro bloco, releia e revise suas anotações e, se necessário, acrescente informações. Depois, assista o próximo bloco e repita a estratégia. 

Posts relacionados

Compartilhe com seus amigos: